Logo Passei Direto
Buscar
Muitas vezes, o professor está acostumado a dar o mesmo tipo de aula há anos e não consegue perceber que a mesma estratégia pode não funcionar para diferentes turmas.
Nesse sentido, a constante autoavaliação do professor é extremamente importante, uma vez que:
permite uma ação imediata do professor a partir de constantes mudanças radicais.
é necessário entender que a responsabilidade pela aprendizagem dos alunos é exclusivamente do professor e este deve ter consciência de sua responsabilidade.
é um grande desafio para o professor e requer que seja feita em conjunto para que outros professores também dividam as suas dificuldades.
permite que o professor reflita sobre o que vem dando certo ou errado e adapte estratégias que atendam às necessidades dos alunos. (Alternativa correta)
User badge image
EducaFit

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

A autoavaliação constante do professor é fundamental porque permite que ele reflita sobre suas práticas pedagógicas, identifique o que está funcionando e o que não está, e adapte suas estratégias para atender melhor às necessidades dos alunos. Isso promove uma melhoria contínua no ensino e contribui para um ambiente de aprendizagem mais eficaz. Portanto, a alternativa correta é: "permite que o professor reflita sobre o que vem dando certo ou errado e adapte estratégias que atendam às necessidades dos alunos."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia a passagem abaixo: "(...) na escola se estudam muitas coisas diferentes, com intenções também distintas. Os objetivos educacionais, e portanto os tipos de conteúdos aos quais se referem, influem, e inclusive às vezes determinam, o tipo de participação dos protagonistas da situação didática, assim como as características específicas que esta participação assume." (ZABALA, 1998, p. 89-90)
De acordo com o trecho acima, é CORRETO afirmar que as relações interativas:
Centram-se no protagonismo do professor enquanto detentor do saber. (ALTERNATIVA CORRETA)
Influenciam de forma fragilizada o processo de ensino/aprendizagem.
Podem ser indiferentes aos conteúdos ofertados pela escola.
Têm nos alunos uma intermediação importante no que diz respeito ao significado dos conteúdos.

A aula expositiva se consolidou como metodologia já na Idade Média, em que o professor era a figura central, detentor de todo o saber, e suas aulas colocavam o aluno em segundo plano no processo de aprendizagem.
Entendendo isso e analisando o atual contexto escolar, uma aula expositiva não pode deixar de contemplar:
objetivos claros, a problematização acerca dos conteúdos, questões que englobem a realidade do aluno e pouca abertura para o levantamento de questionamentos.
o trabalho individual para a construção de saberes, a associação por meio de exemplos concretos, a seleção de conteúdos significativos e questões que avaliem o nível de conhecimento do aluno.
a mobilização inicial, exemplos fictícios, o uso de novas tecnologias, a memorização dos principais conceitos e a autoavaliação do aluno em relação à sua aprendizagem.
informações claras sobre o conteúdo, a associação com a realidade do aluno, a exposição de um novo repertório, a organização de conteúdos e a retomada de conteúdos não compreendidos. (ALTERNATIVA CORRETA)

As relações interativas que acontecem dentro de sala de aula são tipos de intersubjetivação primordiais para a cristalização do processo de ensino aprendizagem.
Nesse sentido, é CORRETO afirmar que NÃO estão inseridos em tal processo educacional:
Os professores.
Os pedagogos.
Os inspetores. (ALTERNATIVA CORRETA)
Os diretores.

Sobre uma das propostas de atividades a serem desenvolvidas pelos alunos que devem ser mediadas pela intervenção pedagógica do professor — e do pedagogo conforme lhe convém —, destacamos a ação de se promover a chamada atividade mental autoestruturante.
Com relação às informações trabalhadas no texto, é CORRETO afirmar que uma palavra que se associa à reflexão que o aluno faz do próprio processo educacional é:
Aprendizagem
Conhecimento.

Mais conteúdos dessa disciplina