Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa correta sobre a vida e a obra do poeta Oswald de Andrade (1890-1954).
a) Dedicou-se exclusivamente à feitura de poemas líricos ao longo de sua extensa obra literária.
b) A paródia é um recurso usado em sua poesia, como atesta o poema “Canto do regresso à pátria”.
c) Aderiu tardiamente ao movimento modernista por ter se assumido como seguidor das ressalvas ao modernismo formuladas por Monteiro Lobato.
d) Escreveu os seguintes romances de realismo social engajado: O Quinze e Vidas Secas.
e) Demonstrou em sua poesia um desinteresse pela nossa cultura e pelo português brasileiro, preferindo emular fielmente as vanguardas francesas.
User badge image
Matematicamente

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre Oswald de Andrade: a) Dedicou-se exclusivamente à feitura de poemas líricos ao longo de sua extensa obra literária. - Incorreto, pois Oswald também escreveu ensaios, peças de teatro e manifestos, além de poemas. b) A paródia é um recurso usado em sua poesia, como atesta o poema “Canto do regresso à pátria”. - Correto, Oswald de Andrade utilizou a paródia como um recurso importante em sua obra, e esse poema é um exemplo disso. c) Aderiu tardiamente ao movimento modernista por ter se assumido como seguidor das ressalvas ao modernismo formuladas por Monteiro Lobato. - Incorreto, Oswald foi um dos principais nomes do modernismo desde o início. d) Escreveu os seguintes romances de realismo social engajado: O Quinze e Vidas Secas. - Incorreto, esses romances são de outros autores, como Rachel de Queiroz e Graciliano Ramos. e) Demonstrou em sua poesia um desinteresse pela nossa cultura e pelo português brasileiro, preferindo emular fielmente as vanguardas francesas. - Incorreto, Oswald valorizou a cultura brasileira e buscou uma identidade própria em sua obra. Portanto, a alternativa correta é: b) A paródia é um recurso usado em sua poesia, como atesta o poema “Canto do regresso à pátria”.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre Libertinagem, de Manuel Bandeira, apenas é INCORRETO afirmar que
a) nos poemas aí reunidos, transparece a decisão do autor de romper com o formalismo parnasiano e simbolista, que influenciava sua produção poética anterior.
b) o temor da morte iminente que assombra o sujeito lírico é uma das temáticas em evidência no livro, ganhando destaque, por exemplo, no poema intitulado “Pensão familiar”.
c) o poema intitulado “Poética” traz uma síntese das ideias do autor sobre como deveria ser a poesia, e manifesta sua recusa ao lirismo que não seja libertação.
d) “Poema tirado de uma notícia de jornal”, como sugere o próprio título, apresenta recursos próprios à poesia lírica, assemelhando-se em alguns aspectos a uma notícia de jornal.
e) o livro, publicado na primeira metade do século XX, representa um marco da poesia modernista do Brasil.

Quando a Indesejada das gentes chegar (Não sei se dura ou caroável), Talvez eu tenha medo. Talvez sorria, ou diga: – Alô, iniludível! O meu dia foi bom, pode a noite descer. (A noite com os seus sortilégios.) Encontrará lavrado o campo, a casa limpa, A mesa posta, Com cada coisa em seu lugar.
Sobre esses versos de Manuel Bandeira, está correto o que se afirma em
a) Mostram uma dissociação entre a realidade concreta e a presumível.
b) Sintetizam o mascaramento da angústia como solução diante do inevitável.
c) Revelam a instabilidade do sujeito poético diante da transitoriedade da vida.
d) Tematizam, metafórica e eufemisticamente, a morte, que é aceita, embora não desejável.
e) Refletem a desilusão diante de um viver sem sentido, devido ao mal sem cura que o acometeu.

Manuel Bandeira é um dos nomes do Modernismo brasileiro. Analise as assertivas a seguir sob a perspectiva de sua obra e da escola a que se filia, bem como sobre os recursos expressivos do poema.
I. A repetição da palavra “vida” nos versos 5, 6 e 7 torna patente que, para aqueles homens, naquele “Momento num café”, importava a vida, não a morte.
II. O título do poema revela a sensibilidade do poeta em filtrar o lirismo latente na banalidade do cotidiano, nas coisas e cenas mais corriqueiras, uma temática valorizada na primeira fase do Modernismo brasileiro.
III. O uso de formas livres, tanto na métrica quanto na rima, como se vê no poema, caracteriza os poemas da provocadora geração de 1922.
IV. O eu lírico é mero observador a narrar, em 3ª pessoa (“saudavam”, “estavam”), uma história suspensa no tempo, em relação à qual mantém um distanciamento.
V. O poema ignora as mudanças estéticas propostas pelo Modernismo e também desvela o Bandeira que transcendeu sua época, com uma temática atemporal e universal: as inquietações humanas.
a) I, II e III.
b) I, IV e V.
c) I, II, III e V.
d) II, IV e V.
e) III e IV.

Paralelamente às obras e nascendo com o desejo de explicá-las e justificá-las, os modernistas fundavam revistas e lançavam manifestos que iam delimitando os subgrupos, de início apenas estéticos, mas logo portadores de matizes ideológicos mais ou menos precisos.
A partir dessas considerações, assinale a alternativa correta.
I. A prática da escrita de manifestos se conecta exclusivamente aos movimentos de vanguarda latino-americanos, pois as vanguardas europeias preferiram, no lugar do manifesto, o uso de longos tratados estéticos.
II. Klaxon, publicada no ano de 1922 em São Paulo, e Estética, lançada em 1924 no Rio de Janeiro, foram duas revistas que contribuíram para o debate modernista ao longo da década de 1920.
III. Os “Manifesto da poesia Pau-Brasil” e “Manifesto antropófago” contêm importantes diretrizes do grupo modernista formado ao redor da ação cultural de Oswald de Andrade e Mário de Andrade.
a) Estão corretas as afirmativas I e II.
b) Estão corretas as afirmativas I e III.
c) Estão corretas as afirmativas II e III.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) Nenhuma das afirmativas está correta.

Um espelhamento multiplicativo e fragmentário da vida moderna já está representado nos manifestos do modernismo de 22, nos quais Mário de Andrade e Oswald de Andrade defendiam, em linguagem recortada, pontos revolucionários de uma nova estética, de que é exemplo este fragmento do Manifesto Antropófago:
Sobre o manifesto, assinale a alternativa correta.
a) Não me importa a beleza: quero distrair-me com aventuras, duelos, viagens, odisseias, questões em que os bons triunfam e os malvados acabem por ser devidamente justiçados.
b) Sou pouco afeiçoado à natureza, que em mim se reduz quase que a uma paisagem moral, íntima, em dois ou três tons, só que latejante em todas as suas partículas.
c) Penso que a poesia deve propor não só um conhecimento mas ainda uma transfiguração da condição humana, elevando-nos a um plano espiritual cada vez mais alto.
d) Enfim, a poesia é revolucionária graças à sua essência cristã, essência cristã que sempre existiu mesmo nos verdadeiros poetas anteriores a Cristo.
e) As migrações. A fuga dos estados tediosos. Contra as escleroses urbanas. Contra os Conservatórios e o tédio especulativo.

O movimento de 22 se inseriu em um contexto econômico de expansão da economia cafeeira que, durante os anos 1920,
Assinale a alternativa correta.
a) contou com uma política governamental de valorização de seu preço no mercado internacional, em face dos interesses da oligarquia cafeeira.
b) sustentou-se às custas dos gastos públicos com a compra do excedente de produção, conforme resolução denominada Convênio de Taubaté, em 1926.
c) mostrou-se crescente até 1924, quando eclodiu uma revolução operária em São Paulo liderada pelos sindicatos de trabalhadores indignados com os privilégios da oligarquia cafeeira.
d) conheceu seu auge, uma vez que, durante essa década, o café atingiu seu máximo de produtividade no Vale do Paraíba, favorecida pela instalação da Estrada de Ferro Sorocabana.
e) manteve-se estável até 1929, data da quebra da bolsa de valores de Nova York, que arruinou as exportações de café e marcou o fim do prestígio político das oligarquias rurais no país.

Sobre o poema de Manuel Bandeira, Irene no céu, é INCORRETO afirmar que a relação afetiva entre o sujeito lírico e Irene
a) faz com que a descrição dela seja permeada pela visão carinhosa dele.
b) torna a linguagem mais coloquial, espelhando a ligação afetuosa dos dois.
c) é responsável pelo tratamento informal dado a uma entidade religiosa.
d) é um mero disfarce da desigualdade entre brancos e negros.
e) é, na visão dele, compartilhada até mesmo por São Pedro.

Considere as seguintes afirmacoes sobre o poema.
I. Poética é um poema que defende a concepção libertária da criação artística.
II. O poema, publicado no livro Libertinagem, de 1930, reforça o ideário modernista de inovação estética.
III. Bandeira intensifica a rigidez da forma poética, que já havia em Os sapos, do livro Carnaval, de 1919.
a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

Sobre o livro Libertinagem, de Manuel Bandeira, publicado em 1930, apenas é incorreto afirmar que:
a) Apresenta uma poesia concebida de modo lúcido e calculado, que não abre espaço a manifestações do subconsciente.
b) Confirma seu autor como um dos melhores poetas do verso livre em português.
c) Realiza uma feliz incorporação de motivos e termos prosaicos à poesia brasileira.
d) Evoca, em vários momentos, o tema da morte, que atravessa a obra do autor.
e) Sustenta, no poema-manifesto “Poética”, a defesa da plena liberdade de criação estética.

Mais conteúdos dessa disciplina