Logo Passei Direto
Buscar
O trabalho cumpre diversas funções na vida das pessoas, isso é verdade, e nem sempre o lado positivo prevalece o tempo todo. Deste modo, a psicologia tem um papel importante junto à organização.
Assinale V para verdadeiro e F para falso no que diz respeito às funções do psicólogo nas organizações de trabalho:
( ) O papel do psicólogo é cada vez mais fundamental nas organizações, pois cresce a necessidade de as pessoas conciliarem trabalho e família.
( ) O psicólogo é aquele que apesar de não ter poder decisório nas estratégias organizacionais, vai auxiliar com técnicas, as pessoas se adaptarem melhor ao trabalho a fim de trazerem mais lucratividade para os negócios da empresa.
( ) A atuação do psicólogo nas organizações não fica restrita à organização e seus processos, nem mesmo aos indivíduos em sua particularidade, mas se ocupa da reflexão sobre os impactos do trabalho na vida social.
( ) Para que um psicólogo consiga auxiliar de forma efetiva as organizações, ele necessita compreender a cultura dos gestores, os fenômenos sociais da sua época e se preocupar com questões de saúde, bem-estar, qualidade de vida de todos os membros da organização.
A F–V–F–V.
B V–V–F–F.
C V–F–V–V.
D F–F–V–V.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre as funções do psicólogo nas organizações de trabalho: ( ) O papel do psicólogo é cada vez mais fundamental nas organizações, pois cresce a necessidade de as pessoas conciliarem trabalho e família. É verdadeira (V). O psicólogo ajuda a promover um equilíbrio entre vida profissional e pessoal, o que é essencial no ambiente de trabalho atual. ( ) O psicólogo é aquele que apesar de não ter poder decisório nas estratégias organizacionais, vai auxiliar com técnicas, as pessoas se adaptarem melhor ao trabalho a fim de trazerem mais lucratividade para os negócios da empresa. É verdadeira (V). Embora o psicólogo não tenha poder decisório, ele utiliza suas técnicas para ajudar os colaboradores a se adaptarem e, consequentemente, melhorar a produtividade e lucratividade. ( ) A atuação do psicólogo nas organizações não fica restrita à organização e seus processos, nem mesmo aos indivíduos em sua particularidade, mas se ocupa da reflexão sobre os impactos do trabalho na vida social. É verdadeira (V). O psicólogo também analisa como o trabalho afeta a vida social e as relações interpessoais, indo além do ambiente organizacional. ( ) Para que um psicólogo consiga auxiliar de forma efetiva as organizações, ele necessita compreender a cultura dos gestores, os fenômenos sociais da sua época e se preocupar com questões de saúde, bem-estar, qualidade de vida de todos os membros da organização. É verdadeira (V). A compreensão da cultura organizacional e das questões sociais é fundamental para que o psicólogo atue de forma eficaz. Portanto, a sequência correta é: V - V - V - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a C) V - V - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Jacques Christophe Dejours estudou sobre as psicopatologias do trabalho e promoveu contribuições à saúde mental, principalmente ao pesquisar sobre o trabalhador e as relações trabalhistas. Para ele, a organização do trabalho exerce sobre o homem a ação específica, cujo impacto é o aparelho psíquico.
Sobre essas duas questões é correto afirmar que:
A) A primeira é uma afirmativa falsa e a segunda, uma afirmativa verdadeira.
B) As duas são verdadeiras, e estabelecem uma relação entre si.
C) As duas afirmativas são falsas.
D) A primeira é uma afirmativa verdadeira e a segunda, uma afirmativa falsa.

Muitos autores desenvolvem seus achados sobre liderança e citam o narcisismo como um componente presente na vida de muitos líderes.
Sobre isso, analise as asserções abaixo:
O lado negro da liderança é quando o narcisismo do líder, importante para a manutenção da equipe, é supervalorizado por aquele que lidera, partindo para uma liderança disfuncional.
O narcisismo significa o amor a si próprio, que todos devemos ter para nos manter na relação com o outro e com o mundo. Porém, muitas pessoas, como diria o Mito do Narciso, afogam-se com a imagem de si mesmas.
A) A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.
B) As duas afirmativas são verdadeiras, e não estabelecem uma relação entre si.
C) A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
D) As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

A comunicação ao longo da história, tendo em vista as primeiras palavras escritas até o momento atual em que a ênfase é dada às ferramentas tecnológicas, apresenta diferentes estilos, formas e proporciona às pessoas diferentes tipos de interação. Porém, independentemente de qual seja o modo como ela ocorra, a boa comunicação entre os membros da organização pode inibir muitos problemas organizacionais.
Sobre esta temática, analise as questões abaixo:
Ainda se vê uma relação bastante instrumental com a comunicação, ou seja, restrita a estratégias de.
A) As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
C) A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.
D) As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem uma relação entre si.

Atualmente valoriza-se muito trabalhos em equipe. Há empresas que disponibilizam espaços de trabalhos integrados com mesas para que mais de duas pessoas possam compartilhar ideias. Há uma enorme quantidade de informações e conhecimentos disponíveis, o ritmo de mudanças nas atividades de trabalho é grande e o intercâmbio é fundamental para a realização das atividades no ambiente organizacional.
Sobre essas duas questões é correto afirmar que:
A A primeira é uma afirmativa falsa e a segunda, verdadeira.
B As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C As duas são verdadeiras, mas não estabelecem uma relação entre si.
D As duas afirmativas são falsas.

A subjetividade é o objeto de estudo da psicologia, seja no contexto de saúde, ou no contexto organizacional. Muitos gestores não têm o conhecimento da dimensão que o psicólogo pode auxiliar à organização, e ficam restritos a contratá-lo para fins de seleção de pessoal e treinamento.
Ao ter foco na subjetividade, o psicólogo pode...
A) Propor grupos terapêuticos com aqueles colaboradores que demonstrarem alguma psicopatologia diagnosticada junto ao médico do trabalho.
B) Autorizar-se a trabalhar com intervenções frente aos transtornos mentais, oferecer mudanças, traduzindo os interesses do trabalhador e os interesses da produção numa interface possível e não adoecedora.
C) Legitimar sua função na empresa que não é a de recrutamento e seleção.
D) Ter mais liberdade de trabalho, fazendo o seu horário dentro da organização e flexibilizando alternadamente os horários de alguns colaboradores que estiverem sob efeito de estresse.

Saúde Mental no trabalho é um conceito inerente ao trabalho do psicólogo, pois uma das finalidades deste profissional é promover saúde mental na esfera do trabalho e que esta repercuta na vida familiar e social dos membros da organização.
Sobre saúde mental no trabalho é INCORRETO afirmar que:
A O excesso de burocracia e de controle nas organizações e suas fórmulas prontas impedem que a criatividade seja estimulada e a subjetividade relevada, é terreno propício ao desenvolvimento de sofrimento e, consequentemente, de falta de saúde mental no trabalho.
B Saúde mental no trabalho está ligada à natureza do trabalho, ou seja, se as atividades de trabalho são repetitivas, as pessoas, ao longo do tempo, se cansam e adoecem.
C O bem-estar nos seus tipos: bem-estar subjetivo, psicológico, social e no trabalho é componente importante da saúde mental no trabalho.
D A Saúde Mental não tem a ver com a quantidade de problemas que cada um enfrenta, mas como cada um enfrenta aquilo que o acomete.

Mais conteúdos dessa disciplina