Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
Assinale a opção correta com base nos princípios de direito penal na CF.
a) O princípio básico que orienta a construção do direito penal é o da intranscendência da pena, resumido na fórmula nullum crimen, nulla poena, sine lege.
b) Segundo a CF, é proibida a retroação de leis penais, ainda que estas sejam mais favoráveis ao acusado.
c) Nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação de perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas até os sucessores e contra eles executadas, mesmo que ultrapassem o limite do valor do patrimônio transferido.
d) O princípio da humanidade veda as penas de morte, salvo em caso de guerra declarada, bem como as de caráter perpétuo, de trabalhos forçados, de banimento e as cruéis.
User badge image
Pedagogiando

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas com base nos princípios de direito penal na Constituição Federal (CF): a) O princípio básico que orienta a construção do direito penal é o da intranscendência da pena, resumido na fórmula nullum crimen, nulla poena, sine lege. - Esta afirmação está correta, pois o princípio da intranscendência da pena estabelece que a pena não pode ultrapassar a pessoa do condenado. b) Segundo a CF, é proibida a retroação de leis penais, ainda que estas sejam mais favoráveis ao acusado. - Esta afirmação é incorreta, pois a CF permite a retroatividade da lei penal mais benéfica ao réu. c) Nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação de perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas até os sucessores e contra eles executadas, mesmo que ultrapassem o limite do valor do patrimônio transferido. - Esta afirmação é confusa e não reflete corretamente o princípio da intranscendência da pena. d) O princípio da humanidade veda as penas de morte, salvo em caso de guerra declarada, bem como as de caráter perpétuo, de trabalhos forçados, de banimento e as cruéis. - Esta afirmação é incorreta, pois a CF proíbe a pena de morte, exceto em caso de guerra, mas não menciona as penas de caráter perpétuo, de trabalhos forçados, de banimento e as cruéis. Diante da análise, a alternativa correta é: a) O princípio básico que orienta a construção do direito penal é o da intranscendência da pena, resumido na fórmula nullum crimen, nulla poena, sine lege.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ante o exposto, sendo certo que o meio de execução utilizado por Dionísio não possui expressa previsão legal para fins de caracterização do homicídio como qualificado, assinale a alternativa correta sobre interpretação e integração da lei penal.
a- a conduta de Dionísio amolda-se ao tipo penal por força de interpretação analógica, não havendo qualquer ofensa ao princípio da legalidade.
b- em decorrência do princípio da legalidade é vedado o emprego da analogia para fins de tipificação da referida conduta, razão pela qual Dionísio somente poderá ser responsabilizado pelo delito de perigo à vida ou à saúde de outrem.
c- a conduta de Dionísio amolda-se ao tipo penal por força de analogia, forma de interpretação da lei penal plenamente utilizada no Direito Penal.
d- a conduta de Dionísio amolda-se ao tipo penal por força de analogia, forma de auto integração da lei penal plenamente utilizada no Direito Penal.

Acerca dos Princípios Gerais do Direito Penal, limitadores do poder estatal, marque a resposta correta:
a- O Princípio da Culpabilidade nos diz que está reservada à lei formal a tarefa de criar normas penais incriminadoras.
b- O Princípio da Humanidade das penas significa que ninguém deve ser punido duas vezes por um mesmo fato.
c- O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana exige que o Estado dê tratamento digno para todas as pessoas humanas, incluindo-se eventuais infratores das normas penais.
d- O Princípio da Proporcionalidade determina que uma norma incriminadora somente pode ser criada por lei.
e- O Princípio da Insignificância significa que a lei penal não deve ser aplicada a condutas socialmente toleradas, ainda que formalmente típicas.

As normas penais que determinam a licitude ou a impunidade de certas condutas típicas são denominadas:
A) permissivas.
B) complementares.
C) finais.
D) incriminadoras.

O princípio da ultima ratio:
a- praticamente erradica a responsabilidade objetiva enunciando que não há crime sem culpabilidade.
b- estabelece que, a elaboração de normas incriminadoras é função exclusiva da lei.
c- estipula que a criminalização de uma conduta só se legitima se constituir meio necessário para a proteção de determinado bem jurídico.
d- constitui-se em sistema descontínuo de seleção de ilícitos não sancionando todas as condutas lesivas dos bens jurídicos, apenas as mais graves praticadas contra os bens mais relevantes.
e- implica na irretroatividade da lei penal.

Em tal situação,
a- aplica-se a lei brasileira somente se for mais favorável ao agente do que a lei japonesa.
b- somente se aplica a lei brasileira se José não tiver sido absolvido no Japão, por sentença definitiva.
c- somente se aplica a lei brasileira se José não tiver sido processado pelo mesmo fato no Japão.
d- aplica-se a lei brasileira, independentemente da existência de processo no Japão e de entrada do agente no território nacional.
e- a aplicação da lei brasileira independe da existência de processo no Japão, mas está condicionada à entrada do agente no território nacional.

O direito penal
a- tem natureza burguesa, pois se volta, exclusivamente, para a proteção daqueles que gerenciam o poder produtivo e a economia estatal.
b- admite a perquirição estatal por crimes não previstos estritamente em lei, assim como a retroação da lex gravior.
c- tem natureza minimalista, pois se ocupa, inclusive, dos bens jurídicos de valor irrisório.
d- tem natureza fragmentária, ou seja, somente protege os bens jurídicos mais importantes, pois os demais são protegidos pelos outros ramos do direito.

Com base nos estudos realizados sobre Norma Penal do Mandato em Branco e seu confronto com o Princípio da Legalidade, assinale a alternativa INCORRETA:
a- a norma penal do mandato em branco classifica-se em homogênea e heterogênea, consoante a natureza da fonte da qual emana a norma complementar. Diz-se homogênea, quando norma complementar e norma complementada provêm da mesma fonte, e heterogênea, quando provenientes de fontes diversas.
b- a incidência do princípio da retroatividade da lei mais benéfica à norma penal do mandato em branco, no caso de norma complementadora heterogênea, está condicionada à previsão legal específica.
c- o princípio da legalidade, ou reserva legal, não impede a utilização da norma penal do mandato em branco na tipificação da infração penal, desde que, seja respeitado o princípio da anterioridade no que concerne à norma complementadora.
d- compreende-se como norma penal do mandato em branco, a norma penal incriminadora, cuja descrição da conduta punível é incompleta e, portanto, necessita de outro dispositivo legal para sua integração ou complementação para fins de legitimação.

Assinale a alternativa correta. Alguém que destrói o vidro de automóvel a fim de subtrair para si uma jaqueta que lá dentro está não responderá por dois crimes: o de dano (163 do CP) e o de furto (art. 155, § 4º, I do CP).
a- Isso se deve a um conflito aparente de normas resolvido mediante a aplicação do princípio: Da Subsidiariedade.
b- Da Consunção.
c- Da Especialidade.
d- Da Ubiquidade.

Sobre os princípios norteadores do Direito Penal, assinale a opção correta:
a- O princípio da legalidade, em sua compreensão atual, constitui-se também em alerta ao legislador contra o abuso de expressões imprecisas e obscuras, naquilo que se convencionou denominar de princípio ou postulado da taxatividade.
b- o princípio da legalidade admite, por exceção, a revogação da lei pelo direito consuetudinário.
c- Os tipos penais são criados pelo legislador, excepcionalmente, entretanto, o juiz pode, usando analogia, criar tipos penais.
d- Compete ao direito penal atender os anseios sociais de punição para pacificar todos os conflitos sociais.

Mais conteúdos dessa disciplina