Logo Passei Direto
Buscar
Levando em conta as relações de coesão estabelecidas pelas palavras destacadas nas alternativas abaixo, assinale a afirmativa incorreta:
A) “isso” refere-se, anaforicamente, ao termo “virarmos nobres”.
B) “(l)o” recupera, anaforicamente, o termo “cargo público”.
C) “nós” refere-se, cataforicamente, ao termo “cidadãos comuns”.
D) “que” retoma, anaforicamente, o termo “cidadãos comuns”.
E) “suas” remete, cataforicamente, ao termo “regras opostas”.
User badge image
AdmComigo

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para identificar a afirmativa incorreta, vamos analisar cada uma das opções em relação às relações de coesão: A) “isso” refere-se, anaforicamente, ao termo “virarmos nobres”. - Correto, pois "isso" pode se referir a uma ideia mencionada anteriormente. B) “(l)o” recupera, anaforicamente, o termo “cargo público”. - Correto, já que "lo" pode se referir a algo que foi mencionado antes. C) “nós” refere-se, cataforicamente, ao termo “cidadãos comuns”. - Incorreto, pois "nós" normalmente é usado de forma anafórica, referindo-se a algo que já foi mencionado, e não cataforicamente, que se refere a algo que será mencionado depois. D) “que” retoma, anaforicamente, o termo “cidadãos comuns”. - Correto, "que" pode retomar um termo já mencionado. E) “suas” remete, cataforicamente, ao termo “regras opostas”. - Correto, pois "suas" pode se referir a algo que será mencionado posteriormente. Portanto, a afirmativa incorreta é a opção C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir das reflexões do texto apresentado, assinale a opção correta a respeito da interação texto-leitor, elemento que permeia os fatores de coerência.
A aproximação, no texto, entre o que sabia Sócrates e o que sabe o artista de rua, é incoerente porque os respectivos horizontes de expectativa são diferentes.
a. A aproximação, no texto, entre o que sabia Sócrates e o que sabe o artista de rua, é incoerente porque os respectivos horizontes de expectativa são diferentes.
b. A interação texto-leitor deve ser evitada, por fugir ao controle do autor e favorecer uma espécie de “vale-tudo interpretativo”.
c. A perspectiva apontada no texto favorece a vivência da leitura como autoconhecimento, em detrimento da leitura como identificação da expressão do outro.
d. Para a leitura como descobrimento ser efetiva, é necessária a troca de ideias sobre a leitura; ler com o outro para nos conhecermos.
e. A leitura como descobrimento pressupõe uma postura pedagógica que reforça a tradição de leitura como confirmação da fala de uma autoridade.

Mais conteúdos dessa disciplina