Logo Passei Direto
Buscar
Considere que você trabalhe em uma empresa de desenvolvimento de software e que a empresa tenha decidido desenvolver um novo editor de texto para colocar no mercado. Esse editor deve ser um software que forneça recursos adicionais de apoio à autoria, embasado no estilo de escrita do usuário, o que o torna um software de funcionalidade mais complexa. Considere que a empresa deseje disponibilizar o produto no mercado em versões que agreguem esse suporte de forma gradativa, fazendo análise de risco para avaliar a viabilidade de desenvolvimento de uma nova versão. Tendo de escolher um modelo de processo para desenvolver esse editor, e conhecendo as características dos modelos existentes, entre os modelos abaixo, qual é o modelo apropriado para esse caso?
cascata.
espiral.
RAD (rapid application development).
prototipação.
cleanroom.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para escolher o modelo de processo mais apropriado para o desenvolvimento do editor de texto descrito, vamos analisar as características de cada modelo mencionado: 1. Cascata: Este modelo é linear e sequencial, onde cada fase deve ser concluída antes de passar para a próxima. Não é ideal para projetos que requerem flexibilidade e iterações. 2. Espiral: Este modelo combina elementos de design e prototipagem em estágios, permitindo a análise de risco e a adaptação ao longo do desenvolvimento. É adequado para projetos complexos e que exigem feedback contínuo. 3. RAD (Rapid Application Development): Foca na rápida prototipagem e na entrega de versões funcionais em um curto espaço de tempo. É útil para projetos que precisam de desenvolvimento rápido, mas pode não ser tão focado na análise de risco. 4. Prototipação: Este modelo envolve a criação de protótipos para entender melhor os requisitos do usuário. É útil para projetos onde os requisitos não estão totalmente claros desde o início. 5. Cleanroom: Este modelo é focado em desenvolvimento de software de alta qualidade, com ênfase em prevenção de defeitos, mas não é tão comum para desenvolvimento iterativo e incremental. Dado que o projeto envolve a criação de um software complexo com funcionalidades que serão adicionadas gradativamente e que requer análise de risco, o modelo espiral é o mais apropriado. Ele permite a avaliação contínua dos riscos e a adaptação do desenvolvimento conforme necessário. Portanto, a resposta correta é: espiral.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os Objetivos do Gerenciamento de Riscos incluem aumentar a probabilidade e o impacto de eventos positivos (oportunidades) e diminuir a probabilidade e o impacto dos eventos adversos (ameaças). Neste contexto, avalie se as afirmativas a seguir são Falsas ou Verdadeiras:
[____] As potenciais fontes de riscos para o projeto podem ser apresentadas dentro de uma Estrutura Analítica do Risco (EAR) hierárquica. [____] A análise quantitativa permite priorizar os riscos que mereçam maior cuidado, a fim de identificar as piores ameaças e as melhores oportunidades. [____] A análise qualitativa define para cada risco a sua probabilidade e impacto. Assinale a opção correta:
[____] As potenciais fontes de riscos para o projeto podem ser apresentadas dentro de uma Estrutura Analítica do Risco (EAR) hierárquica.
[____] A análise quantitativa permite priorizar os riscos que mereçam maior cuidado, a fim de identificar as piores ameaças e as melhores oportunidades.
[____] A análise qualitativa define para cada risco a sua probabilidade e impacto.
[V] - [F] - [F]
[V] - [F] - [V]
[V] - [V] - [V]
[F] - [V] - [V]
[V] - [V] - [F]

Na etapa de projeto orientado a objetos, no contexto de um processo de desenvolvimento de software, são desenvolvidas as atividades de:
definição da arquitetura do sistema e conversão das bases de dados do sistema.
conversão das bases de dados do sistema e teste de integração do sistema.
análise de requisitos do sistema e definição da arquitetura do sistema.
teste de integração do sistema e análise de requisitos do sistema.
identificação dos objetos do sistema e definição da arquitetura do sistema.

O processo unificado (RUP) reúne boas práticas de especificação e de projeto de sistemas, sendo um modelo genérico de processo organizado em fases que podem gerar um conjunto de produtos de trabalho. Considerando isso, assinale a opção que identifica a fase do RUP na qual devem estar incluídos o refinamento e a expansão dos casos de uso preliminares, dos requisitos não funcionais e da descrição da arquitetura do software.
produção
concepção
construção
elaboração
transição

O guia PMBOK 4° edição tem uma área dedicada ao Gerenciamento da Qualidade do Projeto − GQP.
De acordo com o guia, é INCORRETO afirmar que:
uma métrica relacionada com o objetivo de qualidade de ficar dentro do orçamento aprovado em ±± 10% poderia ser medir o custo de cada entrega e determinar a variação percentual do orçamento aprovado para essa entrega.
uma métrica da qualidade é uma definição operacional que descreve, em termos bem específicos, um atributo do projeto ou do produto e como o processo de controle da qualidade irá medi-lo.
as métricas da qualidade são usadas nos processos de garantia da qualidade e de controle da qualidade. A tolerância define as variações aceitáveis nas métricas.
o GQP engloba o gerenciamento do projeto e o produto do projeto, e é a única área do PMBOK que se aplica exclusivamente a projetos de software.
alguns exemplos de métricas da qualidade incluem desempenho dentro do prazo, controle do orçamento, frequência de defeitos, taxa de falha, disponibilidade, confiabilidade e cobertura de testes.

O conjunto de atividades destinadas a gerenciar as alterações de software, identificando os artefatos que precisam ser alterados, estabelecendo relações entre eles, definindo mecanismos para gerenciar diferentes versões desses artefatos, controlando as alterações impostas e relatando as alterações feitas, caracteriza a gestão de:
recursos de produto.
recursos humanos.
configuração de software.
qualidade de software.
processos de negócio.

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta em relação ao gerenciamento de configuração e mudança.
O gerenciamento de configuração de software é um conjunto de ______________ que foi desenvolvido para administrar as mudanças em todo o ciclo de vida do software. Tais atividades são utilizadas para _____________ a mudança, controlar a mudança, garantir que a mudança esteja sendo adequadamente implementada e relatar a mudança a outras pessoas que possam ter interesse nela.
ferramentas / agilizar
rotinas / manter
atividades / conduzir
etapas / corrigir
atividades / identificar

Mais conteúdos dessa disciplina