Logo Passei Direto
Buscar
Os acontecimentos aleatórios e indeterminados, isto é, imprevisíveis no tempo (as to time) e imprevisíveis em sua natureza (as to nature) impõem intervenções qualificadas sobre o processo de trabalho. Por isso: 1.º) os trabalhadores devem ter um grande repertório de respostas, pois a natureza das intervenções necessárias não é conhecida; 2.º) não podem depender da hierarquia (supervisors) pois devem responder imediatamente aos acontecimentos que intervêm de modo irregular e repentino; 3.º) devem ser autorizados a efetuar as tarefas necessárias com sua própria iniciativa (DAVIES, apud CORIAT, p.115).
Verdadeiro
Falso
User badge image
Tópicos de Terapia Ocupacional

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A afirmação apresentada discute a necessidade de que os trabalhadores tenham um repertório amplo de respostas e autonomia para lidar com acontecimentos aleatórios e indeterminados no processo de trabalho. Isso está alinhado com a ideia de que, em situações imprevisíveis, a capacidade de resposta rápida e a iniciativa dos trabalhadores são essenciais. Dessa forma, a afirmação é verdadeira, pois reflete a necessidade de intervenções qualificadas e a autonomia dos trabalhadores em face da imprevisibilidade. Portanto, a resposta correta é: Verdadeiro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

ATIVIDADES DE ANALISE SOCIAL
Marque a alternativa que não corresponde a Revolução Industrial.
a. A criminalidade e a violência urbana, o alcoolismo, a prostituição, o suicídio constituíam o quadro de deterioração da vida social, aprofundado pela enorme desigualdade social.
b. Em primeiro lugar, provocou o êxodo rural de enormes contingentes de trabalhadores entusiasmados com as perspectivas de melhoria de suas condições de vida.
c. A consequência inevitável, porém, foi o desenvolvimento acelerado da urbanização não planejada, cujo resultado se expressava nas péssimas condições habitacionais dos trabalhadores, na imundície das cidades industrializadas, na falta de fornecimento de água, nas epidemias de cólera e de tifo que se espalharam por todo o continente, dizimando milhares de pessoas.
d. Os economistas contribuíram com a crítica ao mercantilismo que impunha severas restrições à atividade econômica com sua política de amplo controle estatal sobre o comércio, favorecendo as exportações e restringindo as importações para manter uma balança comercial que garantisse o enriquecimento do tesouro do país, e amplo controle da produção doméstica, com leis que regulamentavam os salários, as condições de emprego, a qualidade dos produtos etc.

Texto da questão A análise científica da vida social data do século XVIII e deve ser considerada como o produto intelectual mais importante das transformações econômicas, políticas, sociais e culturais em curso desde o Renascimento e que se cristalizaram no Ocidente com a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, marcos do surgimento do mundo moderno, isto é, da consolidação da ordem social capitalista.
Assinale a alternativa correta referente o racionalismo:
( ) Por essa razão, o racionalismo não pode ser lembrada apenas como revolução econômica, devendo ser considerada uma verdadeira revolução da estrutura social que precipitou as transformações políticas, jurídicas e ideológicas consumadas pela Revolução Francesa.
Verdadeiro
Falso

Texto da questão Principais problemas e perspectivas das ciências sociais brasileiras, de acordo com Fabio W. Reis.
Escolha uma opção:
a. Quando nossos conceitos fundantes não cumprem mais o papel de estruturar nosso pensamento, ou quando só ainda o fazem de forma muito segmentada, é sinal de que a confusão está instalada. Perceber essa confusão de forma positiva ou negativa é, em grande parte, uma opção epistemológica.
b. Acredito que estejamos passando por uma séria crise nas ciências sociais. Essa crise está relacionada à política nacional, de forma mais geral, em termos da concepção do que seja uma estabilidade econômica e de uma visão da função do Estado.
c. É certo que construímos muita coisa. Hoje existem programas que representam realizações importantes. Mas os resultados com frequência ainda deixam a desejar.
d. nenhuma das alternativas.

Texto da questão A filosofia da ciência positivista caracteriza-se por um conjunto de ideias inter-relacionadas, entre as quais temos as seguintes alegações:
Escolha uma opção:
a. As origens sociais e psicológicas da ciência e as influências dessa ordem são irrelevantes para avaliar e entender a ciência, exceto nos casos de distorção e ciência malsucedida.
b. A ciência diz respeito à produção de teorias, e as teorias são conjuntos axiomatizados de leis.
c. filosofia da ciência analisa a lógica dos conceitos científicos. A lógica é uma atividade a priori e, assim, a filosofia da ciência pode, idealmente, indicar por meio da análise conceitual em que consiste a boa ciência.
d. todas as alternativas corretas.

Texto da questão É a ciência das relações sociais norteadas pelas instituições, ou padrões de comportamento, que expressam os valores, crenças, ideias, sentimentos, compartilhados pelos membros de uma sociedade, e princípios sobre os quais se assenta a organização da vida social em todas as suas dimensões: econômica, política, social, cultural, determinando-lhe a estrutura e assegurando-lhe uma ordem.
( ) muitos autores se referem à Sociologia como a ciência que procura descobrir, descrever, explicar e compreender a ordem que caracteriza a vida social, ou seja, os padrões de comportamento que a caracterizam e que “permitem a corrente rotineira da vida social” (Inkeles, 1964, p. 47), permitindo, portanto, prever-se o seu curso e, ao mesmo tempo, indicar as manifestações de desordem, de conflito e de mudança, pois a realidade social é processo.
Verdadeiro
Falso

No Manifesto do Partido Comunista, de 1848, Marx e Engels (este colaborador de Marx) afirmam que: Escolha uma opção: a. todas as alternativas incorretas. b. O trabalhador trabalha sob o controle do capitalista, a quem pertence seu trabalho. O capitalista cuida em que o trabalho se realize de maneira apropriada e em que se apliquem adequadamente os meios de produção, não se desperdiçando matéria-prima e poupando-se o instrumental de trabalho, de modo que só se gaste deles o que for imprescindível à execução do trabalho. c. A classe que dispõe dos meios de produção material dispõe igualmente dos meios de produção intelectual, de tal modo que o pensamento daqueles a quem são recusados os meios de produção intelectual está submetido igualmente à classe dominante. d. [...] a sociedade não é simples soma de indivíduos, e sim sistema formado pela sua associação, que representa uma realidade específica com seus caracteres próprios. Sem dúvida, nada se pode produzir de coletivo se consciências particulares não existirem; mas esta condição necessária não é suficiente. e. A história de toda sociedade existente até hoje tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra, o opressor e o oprimido permaneceram em constante oposição um ao outro, levada a efeito numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou, cada vez, ou pela reconstituição revolucionária de toda a sociedade ou pela destruição das classes em conflito.

Texto da questão Os princípios norteadores das relações sociais e da organização das diferentes dimensões da vida social, definidores das especificidades das sociedades industriais capitalistas, podem ser assim apresentados:
Escolha uma opção:
a. todas as alternativas corretas.
b. divisão racional do trabalho, cujo critério único é a competência profissional, a capacitação técnica dos trabalhadores; e divisão tecnológica do trabalho no interior das empresas.
c. técnica racional para a mecanização/ automatização/ informatização da produção e da prestação de serviços, isto é, industrialização, para a produção em larga escala de todas as mercadorias, característica das sociedades industriais.
d. trabalho livre, decorrente do primeiro artigo da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, segundo o qual todos os homens nascem livres e iguais perante a lei, condição necessária para a existência do mercado livre de trabalho e para a transformação da força de trabalho em mercadoria, isto é, trabalho assalariado.

Texto da questão Para Weber (1980, p. 123), a vida social só é possível porque existe uma consciência coletiva, ou seja, um conjunto de crenças e sentimentos comuns ao comum dos membros de uma determinada sociedade que forma um sistema determinado com vida própria.
( ) [...] a sociedade não é simples soma de indivíduos, e sim sistema formado pela sua associação, que representa uma realidade específica com seus caracteres próprios. Sem dúvida, nada se pode produzir de coletivo se consciências particulares não existirem; mas esta condição necessária não é suficiente. É preciso ainda que as consciências estejam associadas, combinadas, e combinadas de determinada maneira; é desta combinação que resulta a vida social, e, por conseguinte, é esta combinação que a explica.
Verdadeiro
Falso

Texto da questão Para Durkheim: ( ) a característica principal das sociedades modernas é a divisão do trabalho social. Ao promover a interdependência das funções profissionais especializadas, a divisão do trabalho social, cuja origem é o aumento da população, gera a solidariedade orgânica, isto é, um novo tipo de coesão ou integração social que nasce do reconhecimento coletivo da complementariedade das atividades individuais diferenciadas, assegurando a existência e o funcionamento da sociedade por assegurar a satisfação das necessidades individuais de um maior número de pessoas.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso

Texto da questão Para Max Weber, marque (V) Verdadeiro ou (F) Falso:
( ) “O capitalismo existe onde quer que se realize a satisfação de necessidades de um grupo humano, com caráter lucrativo e por meio de empresas, qualquer que seja a necessidade de que se trate.”
a. V, V, V, V.
b. V, V, F, V.
c. V, F, V, V.
d. V, F, F, V.
e. F, V, V, V.

Mais conteúdos dessa disciplina