Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Após ler e analisar a afirmação, assinale se ela é verdadeira ou falsa: A exposição diz respeito a pessoas, propriedades, infraestruturas e outros elementos ou sistemas localizados em áreas sujeitas a ocorrências de ameaças. Essas situações podem referir-se ao número de pessoas ou variar em função do tipo de infraestrutura e edificações expostas. Pode ser combinada com a vulnerabilidade e a capacidade dos elementos frente a uma ameaça para avaliar o seu impacto nas pessoas ou na economia, por exemplo, e suas consequências futuras (UNDRR, 2022).
Verdadeiro
Falso
User badge image
Progresso com Exercícios

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

A afirmação apresentada é verdadeira. A exposição realmente se refere a pessoas, propriedades, infraestruturas e outros elementos localizados em áreas sujeitas a ameaças. Ela pode ser combinada com a vulnerabilidade e a capacidade dos elementos para avaliar o impacto de ameaças nas pessoas ou na economia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

De acordo com os seus estudos, você viu alguns dos principais conceitos básicos utilizados em P&DC.
Relacione-os de acordo com os seus significados.
a) Circunstância potencial de ocorrência de um evento adverso sob um cenário vulnerável, sendo três os fatores que, combinados, influenciam na concretização dessa possibilidade: ameaça, exposição e vulnerabilidade.
b) Medidas destinadas a otimizar as ações de resposta e minimizar os danos e as perdas decorrentes do desastre.
c) Processo, fenômeno ou atividade humana que possa causar perdas de vidas, lesões ou outros impactos à saúde, danos materiais, perturbação social e econômica ou degradação ambiental.
d) Resultado de evento adverso decorrente de ação natural ou antrópica sobre cenário vulnerável que cause danos humanos, materiais ou ambientais e prejuízos econômicos e sociais.
e) Medidas de caráter emergencial, executadas durante ou após a ocorrência do desastre, destinadas a socorrer e assistir a população atingida e restabelecer os serviços essenciais.

Os sistemas de monitoramento, alerta e alarme correspondem aos processos destinados a reduzir o impacto de riscos, fornecendo informações prévias, oportunas e relevantes, de forma sistemática e continuada (UNPD, EWS, 2018). De forma didática, esses sistemas podem ser organizados em quatro eixos: conhecimento do risco, estrutura do sistema de monitoramento, comunicação de risco e preparação para resposta.
Relacione as colunas indicando a correspondência entre cada um deles:
a) Identificação e compreensão dos riscos.
b) Ações de preparação e efetivação da capacidade de resposta.
c) Serviços permanentes de monitoramento de riscos.
d) Adequada divulgação de alertas públicos.

Nos seus estudos sobre as condutas de monitoramento, alerta e alarme, você conheceu a atuação do Cenad como exemplo de padronização federal do fluxo de comunicação, que, resumidamente, consiste no recebimento de informações de diversos órgãos do Governo Federal (via alertas, avisos e boletins), que avalia e processa os dados e depois encaminha os alertas públicos para os órgãos de P&DC municipais e estaduais.
Leia as afirmativas sobre essa temática e analise se são verdadeiras ou falsas.
( ) Um alerta por definição constitui um instrumento que alerta sobre a possibilidade da ocorrência de uma situação de risco de desastre em curto prazo. Trata-se de um instrumento conceitualmente mais completo, que é gerado pelas instituições de monitoramento e alerta.
( ) Cada município deve padronizar suas condutas de monitoramento, alerta e alarme, fortalecendo, assim, suas ações de preparação e resposta a desastres de acordo com a realidade local.
( ) O aviso é um instrumento relacionado ao estudo de dados e informações que apontem qualquer situação anormal num determinado intervalo de análise.
( ) O boletim é um documento que comunica sobre uma situação meteorológica, hidrológica ou geológica com potencial para tornar-se perigosa, e tem como base a análise técnica da previsão de situação anormal para um período futuro.
a. V, F, F, F.
b. F, V, F, V.
c. F, V, V, V.
d. V, V, F, F.

De acordo com o exemplo do Governo Federal, que realiza o monitoramento ampliado, relacione as comunicações enviadas pelo Cenad com os padrões obedecidos.
a) As condições são de iminência de ocorrência de eventos extremos e inicia-se a fase de execução para resposta aos desastres.
b) Probabilidade muito alta de ocorrência do fenômeno alertado, com potencial de causar grande impacto à população.
c) Probabilidade de ocorrência do desastre é alta, assim como seu impacto potencial para a população.
d) Dá-se início aos processos de planejamento da preparação, que envolvem o desenvolvimento de capacidades, instrumentos e mecanismos que permitam assegurar antecipadamente uma resposta adequada e efetiva aos desastres.
e) Não há possibilidade de ocorrências e o órgão de P&DC segue com as rotinas operacionais.

Você conheceu algumas recomendações importantes que poderão ser utilizadas pelo órgão municipal ou estadual de P&DC para a preparação das ações de resposta a partir dos alertas recebidos e de seus planos de contingência locais. Relacione o nível de comunicação (severidade x probabilidade) com o tipo de ação.
a) Manter plantão permanente de monitoramento, com mobilização da equipe técnica interna da defesa civil municipal.
b) Mobilizar os órgãos com ações previstas no Plancon, estimular e auxiliar a saída preventiva de moradores de áreas de risco, com preparação de abrigos e postos de comando.
c) Manter plantão permanente de monitoramento, com mobilização da equipe técnica interna da defesa civil municipal.
d) Acionar os órgãos de resposta do Plancon, emitir alerta para evacuação imediata de moradores de áreas de risco, providenciar socorro e atendimento à população afetada.
e) Realizar a prevenção de riscos futuros simultaneamente com políticas e ações que minimizem os fatores de riscos já existentes.

Mais conteúdos dessa disciplina