Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Dentre as diversas atividades relacionadas com as ações de preparação para emergências e desastres destaca-se o estabelecimento de acordos e diretrizes de ação integradas, normalmente chamadas de protocolos e procedimentos. Um protocolo é:
a. um documento que estabelece, de forma ordenada, uma série de responsabilidades e atribuições que precisam ser discutidas e acordadas previamente e que regulamentam a forma de agir (o que fazer) dos órgãos de P&DC, bem como dos demais parceiros que compõem o Sinpdec em nível municipal, regional, estadual e federal.
b. um documento mais detalhado, que descreve o passo a passo de atividades administrativas ou operacionais (como fazer algo), definindo tarefas, responsáveis, fluxos processuais na estrutura organizacional, modelos de documentos, prazos etc.
User badge image
Desvendando com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as duas alternativas apresentadas sobre o que é um protocolo. a) Esta opção descreve um protocolo como um documento que estabelece responsabilidades e atribuições que precisam ser discutidas e acordadas previamente, regulamentando a forma de agir dos órgãos e parceiros envolvidos. Isso está alinhado com a definição de um protocolo, que visa garantir uma ação coordenada em situações de emergência. b) Esta opção descreve um documento mais detalhado que descreve o passo a passo de atividades administrativas ou operacionais, focando em como fazer algo. Isso se refere mais a procedimentos do que a protocolos. Diante dessa análise, a alternativa que melhor define um protocolo, conforme o contexto apresentado, é a) um documento que estabelece, de forma ordenada, uma série de responsabilidades e atribuições que precisam ser discutidas e acordadas previamente e que regulamentam a forma de agir.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os órgãos de P&DC devem estabelecer canais de comunicação com a população para facilitar e ampliar a difusão de notificações sobre as condições do tempo, riscos de desastres e demais orientações, quando necessário, por meio de um sistema de monitoramento, alerta e alarme.
Um dos papéis do órgão municipal de P&DC no processo de monitoramento é:
a. Acompanhar as informações do órgão especializado, de maneira a gerar informações úteis ao adequado gerenciamento de ações de preparação e resposta aos desastres.
b. Acompanhar os alertas dos órgãos especializados e garantir que a população, quando tenha acesso direto aos alertas, saiba compreender as informações repassadas.
c. Preparar a população para compreender as informações dos alertas e identificar as providências a serem tomadas em cada caso.

De acordo com os protocolos técnicos celebrados entre o Cenad e o Cemaden, os avisos de alerta emitidos diariamente pelo Centro são estruturados em diferentes níveis, variando entre: observação, moderado, alto e muito alto.
O Cenad obedece a alguns padrões de comunicação ao emitir os avisos. Entre as comunicações apresentadas nas afirmativas, qual está atrelada à emissão do “nível alerta”?
a. Probabilidade de ocorrência do desastre é alta, assim como seu impacto potencial para a população.
b. As condições são de iminência de ocorrência de eventos extremos e, inicia-se a fase de execução para resposta aos desastres.
c. Probabilidade muito alta de ocorrência do fenômeno alertado, com potencial de causar grande impacto na população.

Mais conteúdos dessa disciplina