Logo Passei Direto
Buscar
Em “Qualidade em Educação Infantil”, Miguel Zabalza destaca que o conceito de criança sobre o qual são assentados os parâmetros curriculares da Reforma educativa espanhola, constitui um interessante eixo de projeção de novas expectativas sobre o que significa trabalhar com crianças pequenas na escola. Em relação a este ponto poderiam ser citadas duas ideias básicas, mas que não representam nenhuma novidade: a criança como sujeito de ______________ e a criança ______________ . O preenchimento correto das lacunas é respectivamente, direitos – competente. (a) atenção – assistida. (b) aprendizagens – cuidado. (c) referência – atendida. (d) cuidados – capaz. (e)

a) direitos – competente.
b) atenção – assistida.
c) aprendizagens – cuidado.
d) referência – atendida.
e) cuidados – capaz.
User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para preencher as lacunas corretamente, precisamos entender o contexto do que Miguel Zabalza discute sobre a criança na educação infantil. Ele enfatiza a criança como um sujeito ativo, com direitos e competências. Analisando as opções: a) direitos – competente. - Esta opção se alinha com a ideia de que a criança tem direitos e é competente, o que faz sentido no contexto da educação infantil. b) atenção – assistida. - Essa opção não reflete a ideia de empoderamento da criança. c) aprendizagens – cuidado. - Embora a aprendizagem seja importante, não captura a ideia de direitos. d) referência – atendida. - Essa opção não se encaixa bem no contexto. e) cuidados – capaz. - Embora "capaz" seja uma boa palavra, "cuidados" não se relaciona diretamente com o conceito de direitos. Portanto, a opção que melhor preenche as lacunas e reflete o pensamento de Zabalza é: a) direitos – competente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na obra “Pedagogia(s) da Infância: dialogando com o passado: construindo o futuro” no capítulo 4 - de autoria de Maristela Angotti - apresenta um resgate da história de vida, das ideias e das propostas de Maria Montessori. Considere as afirmativas. Revela-se na vida de Maria Montessori o I) interesse, a preocupação e o crédito de necessário investimento na formação de professores, a quem sempre dedicou atenção especial na definição do papel que deveriam assumir frente às crianças, fossem elas (crianças) normais ou não. As classes montadas com base na proposta II) pedagógica de Montessori são identificadas pela convivência entre crianças da mesma idade e pela possibilidade do trabalho coletivo garantido. A perspectiva educacional construída por III) Montessori sustenta-se na pedagogia científica, fundamentada na educação sensorial e implementada sob os princípios do método experimental. O pressuposto básico da pedagogia de IV) Montessori assenta-se na tese de que entre crianças deficientes e as normais existiria uma correspondência de comportamentos, respostas que ocorreriam apenas em momentos e ritmos diferentes, ou seja, nos deficientes o ritmo e os tempos seriam mais lentos do que nas crianças normais. Estão corretas, II e III, apenas. (a) II, III e IV, apenas. (b) I, III e IV, apenas. (c) I e IV, apenas. (d) I e II, apenas. (e)

a) II e III, apenas.
b) II, III e IV, apenas.
c) I, III e IV, apenas.
d) I e IV, apenas.
e) I e II, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina