Logo Passei Direto
Buscar

Design

Colégio Objetivo
De acordo com Dondis (1997, p. 117), a harmonia é um método útil e quase infalível para a solução de problemas compositivos [...]. As regras a serem observadas são extremamente simples e claras, e, se forem seguidas com rigor, sem dúvida os resultados obtidos serão atraentes. Simplesmente não há como equivocar-se. I. O princípio da harmonia é muito parecido com o equilíbrio, com a diferença que ele trabalha com a disposição dos elementos que constituem um todo. PORQUE II. A harmonia causa uma sensação de unificação, isto é, todas as peças de um look, ou partes de um ambiente, se unem e formam um todo bem definido. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
Estudando com Questões

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar as asserções: I. O princípio da harmonia é muito parecido com o equilíbrio, com a diferença que ele trabalha com a disposição dos elementos que constituem um todo. Essa afirmação é verdadeira, pois a harmonia realmente se relaciona com a disposição dos elementos em um design, enquanto o equilíbrio se refere à distribuição visual desses elementos. II. A harmonia causa uma sensação de unificação, isto é, todas as peças de um look, ou partes de um ambiente, se unem e formam um todo bem definido. Essa afirmação também é verdadeira, pois a harmonia realmente promove a unificação dos elementos, criando um todo coeso. Agora, vamos verificar se a II justifica a I. A II explica o efeito da harmonia, mas não justifica diretamente a afirmação sobre a diferença entre harmonia e equilíbrio. Portanto, a II não é uma justificativa correta da I. Com base nessa análise, temos que: - A asserção I é verdadeira. - A asserção II é verdadeira, mas não justifica a I. Assim, a alternativa correta é: b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Destacam-se dois períodos no início das civilizações, o primeiro, quando se faziam pinturas nas paredes das cavernas, como maneira de se comunicar. O homem deste período, antes de começar a marcar sua experiência nas paredes das cavernas, era um andarilho que vagava de um local para o outro, consumindo todos os recursos dos locais que passava. No segundo período, o homem desenvolveu a técnica de produzir suas ferramentas para caça e pesca através do atrito de pedra. Não precisando mais vagar de um local para o outro, agora com o desenvolvimento das ferramentas já pode criar seu espaço de moradia.

    O homem desses períodos demonstrou uma grande capacidade de dominar seu meio de subsistência ao criar recursos para caçar, pescar, plantar ou expressar sua história e aprendizado. Nestas ações, temos rastros de um processo de design que se desenvolve para melhorar a vida dos indivíduos. Considerando os períodos que se destacam no início das civilizações, assinale as alternativas corretas:
                                     I.        Idade Média;

                                    II.        Idade Contemporânea;

                                  III.        período paleolítico;

                                  IV.        Idade Antiga;

                                   V.        período neolítico.


a. I, apenas
b. I, II e III
c. III e V, apenas
d. II e III
e. III, apenas

Texto da questão: Os artistas sempre procuraram retratar o movimento dos corpos e a passagem do tempo no espaço estático e bidimensional. Numa composição visual, ele não é nada além de um conceito, uma representação. O movimento existe somente no mundo real. Para Lupton e Phillips (2008, p. 215), “o movimento é um tipo de mudança” e como tal pode ser subentendido ou literal. Qualquer imagem estática detém um movimento implícito. Com base nesta informação analise as asserções abaixo e a relação entre elas: I. Aplicando o elemento movimento no Design de moda, interiores e produto, o mesmo pode ser representado pelas linhas curvas e sinuosas e pelas linhas diagonais. Essas formas dão dinamismo para ambientes, produção de looks e produtos em geral. PORQUE II. O movimento numa composição só existe por causa dos elementos compositivos empregados e pelo modo como foram aplicados. Cortar uma forma pode proporcionar movimento, assim como uma linha sinuosa ou uma forma pontuda e triangular e composições diagonais sugerem movimento, em contrapartida, as disposições retilíneas aparentam estáticas. A respeito dessas asserções, indique a opção correta:

a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Texto da questão: O estilo deve apresentar algo a mais a fim de despertar o interesse dos usuários, e é uma forma de agregar valor ao produto, já que ele trabalha com linhas, formas, cores, texturas e demais elementos que garantem um senso estético ao produto ligado a aparência. Neste sentido, Gomes Filho (2006, p.99) relata que o estilo pode ser definido como uma qualidade intrínseca do produto e, preferencialmente, deve conter um algo a mais que concorra para provocar uma atração agradável e admiração imediata, chamando atenção para sua aparência. Considerando o texto, assinale as alternativas corretas: I. O processo de criação do designer deve considerar alguns elementos que circundam o universo do usuário e que integram a relação entre design-produto-usuário; II. O design fica de responsabilidade do designer projetar considerando o universo do usuário, o contexto na qual ele está inserido que compreende sua bagagem cultural, os fatores comerciais, socioculturais e perceptivos que farão parte da mensagem que irá constituir os produtos; III. A bagagem cultural está vinculada ao sistema de crenças, hábitos e comportamentos que os usuários carregam consigo. A cultura define nosso gosto por determinados objetos e, também, nosso comportamento; IV. Ao projetar o designer deve considerar onde os usuários se encontram e quais são seus hábitos culturais. Além disso, no projeto também estão expressos a bagagem cultural do designer e sua visão de mundo.

a. Apenas II, III e IV estão corretas
b. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
c. Apenas I está correta
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina