Analisando o caso concreto apresentado, esclareça: a) se esta norma coletiva se caracteriza como fonte material ou formal do direito do trabalho? b) Esclareça ainda, a diferença entre fontes autônomas e heterônomas. c) esclareça se em caso de divergência entre disposto em acordo coletivo ou convenção coletiva para membros da mesma categoria profissional, qual norma irá prevalecer?
Para proteção ao trabalho da mulher, a lei prevê que a empregada grávida tem estabilidade no emprego a) da concepção até cento e vinte dias após o parto. b) da confirmação da gravidez até cento e oitenta dias após o parto. c) da confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. (correta) d) da comunicação da gravidez ao empregador até sete meses após o parto. e) de treze meses, considerada a licença de cento e vinte dias somada com nove meses de gestação.
Considerando a jurisprudência consolidada do Tribunal Superior do Trabalho e a legislação trabalhista, analise as seguintes assertivas: I - Os estabelecimentos em que trabalharem pelo menos 30 mulheres com mais de 16 anos de idade terão local apropriado onde seja permitido às empregadas guardar sob vigilância e assistência os seus filhos no período da amamentação. II - O desconhecimento do estado gravídico pelo empregador não afasta o direito ao pagamento de indenização decorrente da estabilidade provisória. III - Não há direito da empregada gestante à estabilidade provisória na hipótese de admissão mediante contrato por tempo determinado, visto que a extinção da relação de emprego, em face do término do prazo, não constitui dispensa arbitrária ou sem justa causa. IV - A confirmação do estado da gravidez advindo no curso do contrato de trabalho, ainda que durante o prazo do aviso prévio, garante à empregada gestante a estabilidade provisória. a) Todas as assertivas estão corretas. b) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas. c) Apenas as assertivas I e III estão corretas. d) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas. e) Não respondida.
Empregado e empregador são os sujeitos do contrato de emprego. Analisados isoladamente, o conceito de empregado demanda a presença de:
A) pessoa física, pessoalidade, não eventualidade, dependência e onerosidade. B) pessoa jurídica, pessoalidade, não eventualidade, dependência e onerosidade. C) pessoa jurídica, impessoalidade, não eventualidade, independência e onerosidade. D) pessoa física, pessoalidade, eventualidade, independência e onerosidade. E) N.D.A