Logo Passei Direto
Buscar
Preocupado com a necessidade de fazer a manutenção preventiva de duas máquinas do departamento de embalagem, Marcos Alcântara resolveu, muito a contragosto do sócio da empresa, Sr. Waldemar, realizar um adiantamento para a única empresa prestadora desse serviço na cidade e garantir que a manutenção seja realizada por pessoas que já conhecem as máquinas. Como os técnicos dessa empresa são muito ocupados, a alternativa seria a contratação de uma outra empresa, em que os técnicos teriam que se locomover de avião e ficar hospedados na cidade, além de não conhecerem as máquinas. Assumindo o risco, Marcos realizou o pagamento à vista, por meio de transferência bancária. Sabe-se que há um procedimento especial a ser realizado nessas ocasiões, mas que lançamento contábil deve ser feito?

A. D - Adiantamentos a fornecedores e C - Caixa e equivalentes de caixa.
B. D - Investimentos e C - Caixa e equivalentes de caixa.
C. D - Despesas com manutenção industrial e C - Caixa e equivalentes de caixa.
D. D - Caixa e equivalentes de caixa e C - Adiantamentos a fornecedores.
E. D - Despesas com manutenção industrial e C - Fornecedores.
User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para determinar o lançamento contábil correto, precisamos analisar a situação apresentada. Marcos fez um adiantamento para a empresa prestadora de serviços de manutenção, o que significa que ele pagou antecipadamente por um serviço que será prestado no futuro. O lançamento contábil deve refletir que houve um adiantamento a um fornecedor, e isso é registrado como um ativo, pois representa um valor que a empresa tem a receber (o serviço de manutenção que será realizado). Vamos analisar as alternativas: A. D - Adiantamentos a fornecedores e C - Caixa e equivalentes de caixa. Correta: Este lançamento reflete que a empresa fez um adiantamento (D - Adiantamentos a fornecedores) e reduziu seu caixa (C - Caixa e equivalentes de caixa). B. D - Investimentos e C - Caixa e equivalentes de caixa. Incorreta: Não se trata de um investimento, mas sim de um adiantamento. C. D - Despesas com manutenção industrial e C - Caixa e equivalentes de caixa. Incorreta: Não é uma despesa, pois o serviço ainda não foi prestado. D. D - Caixa e equivalentes de caixa e C - Adiantamentos a fornecedores. Incorreta: A conta de caixa não deve ser debitada, pois o pagamento foi feito. E. D - Despesas com manutenção industrial e C - Fornecedores. Incorreta: Novamente, não é uma despesa, pois o serviço ainda não foi realizado. Portanto, a alternativa correta é: A. D - Adiantamentos a fornecedores e C - Caixa e equivalentes de caixa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Identifique a ordem que os grupos de contas devem ser apresentadas na demonstração do resultado simplificada, considerando a estrutura prevista na Lei 6.404/76, Lei 11.638/07 e Lei 11.941/09, e escolha a alternativa que traz a resposta correta, considerando a sequência de cima para baixo.


D. Receita Bruta – Deduções = Receita líquida – Custo da mercadoria vendida = Lucro bruto – Despesas operacionais = Lucro ou prejuízo operacional + outras receitas e – outras despesas = Resultado antes da apuração do IR e CSLL – impostos e participações = Lucro ou Prejuízo líquido do período.