Logo Passei Direto
Buscar
A Legislação Tributária é entendida como o conjunto das normas que tratam da relação jurídica entre o contribuinte e a administração pública, formada por um complexo de leis, decretos, atos administrativos de cunho normativo. Inserido no texto da Constituição Federal encontra-se o Sistema Tributário Nacional que tem como suporte estrutural auxiliar o Código Tributário Nacional (CTN), trazendo um conjunto de normas que devem ser observadas pelos contribuintes e/ou responsáveis tributários. Com relação à legislação tributária, analise as questões abaixo e assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas quanto aos conceitos:
Para garantir a prestação dos serviços públicos essenciais à população, como, saúde, educação, saneamento, segurança, entre outros, a administração pública necessita de recursos financeiros para suprir os custos de implantação e prestação contínua dos serviços. Esses recursos são obtidos por meio de seu próprio patrimônio e do patrimônio alheio;
Direito Tributário pode ser definido como uma ramificação do Direito Financeiro, cujo objeto é determinado pelas relações jurídicas existentes entre a administração pública e os contribuintes;
Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito;
Imposto é um tributo não vinculado, podendo ser utilizado para custeio das despesas gerais da administração pública.
V, V, V, V
V, F, V, F
F, F, V, V
F, V, V, F
F, V, F, F
User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a legislação tributária: 1. Para garantir a prestação dos serviços públicos essenciais à população, como saúde, educação, saneamento, segurança, entre outros, a administração pública necessita de recursos financeiros para suprir os custos de implantação e prestação contínua dos serviços. Esses recursos são obtidos por meio de seu próprio patrimônio e do patrimônio alheio. - Essa afirmação é falsa. A administração pública obtém recursos principalmente por meio da arrecadação de tributos, e não apenas do seu próprio patrimônio ou do patrimônio alheio. 2. Direito Tributário pode ser definido como uma ramificação do Direito Financeiro, cujo objeto é determinado pelas relações jurídicas existentes entre a administração pública e os contribuintes. - Essa afirmação é verdadeira. O Direito Tributário é, de fato, uma parte do Direito Financeiro e trata das relações entre a administração pública e os contribuintes. 3. Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito. - Essa afirmação é verdadeira. A definição de tributo está correta, pois trata-se de uma obrigação financeira imposta pelo Estado. 4. Imposto é um tributo não vinculado, podendo ser utilizado para custeio das despesas gerais da administração pública. - Essa afirmação é verdadeira. Os impostos são tributos que não têm uma destinação específica e podem ser utilizados para diversas despesas públicas. Agora, organizando as respostas: 1. F 2. V 3. V 4. V Portanto, a sequência correta é: F, V, V, V. A alternativa que apresenta essa sequência é: F, V, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O regime tributário denominado Simples Nacional refere-se a recolhimento mensal, mediante documento único de arrecadação, de tributos devidos pelas microempresas ou empresas de pequeno porte. Assinale a alternativa que apresente quais tributos são recolhidos por meio do Simples Nacional.


FGTS e INSS.


IPTU e DPVAT.


INSS e CONFAZ. .


CONFAZ e FGTS. .


COFINS e PIS/PASEP.

Em geral, quando se houve falar em 'paraísos fiscais' temos a ideia de algo ilícito, porém a sua utilização como planejamento tributário pode ocorrer de forma legal. Assinale a alternativa que define corretamente o que é 'paraíso fiscal'?

É uma instituição financeira onde os encargos e obrigações tributárias não existem, exceto em relação ao local de origem, e tem como objetivo o estímulo aos investimentos estrangeiros em troca de juros altíssimos.
É uma instituição financeira onde os encargos e obrigações tributárias são reduzidos ou até inexistentes, principalmente em relação ao local de origem, e tem como objetivo o estímulo aos ingresso de capital e divisas estrangeiras, em troca de incentivos e sigilo.
É o local geopolítico onde os encargos e obrigações tributárias são reduzidos ou até inexistentes, principalmente em relação ao local de origem, e tem como objetivo o estímulo aos ingresso de capital e divisas estrangeiras, em troca de incentivos, estabilidade e sigilo.

Mais conteúdos dessa disciplina