A cinomose canina é uma doença altamente contagiosa de cães que apresenta distribuição mundial, caracterizada por uma infecção generalizada que envolve vários sistemas e órgãos.
Considerando o vírus da cinomose canina, é correto afirmar que:
A) A confirmação laboratorial é realizada somente por meio do isolamento viral e o teste de inibição da hemoaglutinação, usando antissoro específico, confirmando a presença de cinomose.
B) O Morbilivírus causa uma infecção grave no trato respiratório superior dos cães, com coriza e inchaço dos seios, sendo a doença conhecida como síndrome da cabeça inchada.
C) A doença foi descrita pela primeira vez em 1926, quando surtos graves foram relatados na Inglaterra e no Oriente Médio, não sendo hoje mais tão problemática entre em cães.
D) Em populações urbanas de cães, o vírus é mantido pela infecção em animais suscetíveis, dissemina-se rápido entre cães jovens, normalmente de três a seis meses, idade em que a imunidade materna declina
E) O vírus da cinomose canina é um vírus do gênero Morbilivírus e subfamília Pneumovirinae que produz uma infecção multisistêmica e mortalidade variável.
Ed
ano passado
Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre a cinomose canina: A) A confirmação laboratorial é realizada somente por meio do isolamento viral e o teste de inibição da hemoaglutinação, usando antissoro específico, confirmando a presença de cinomose. - Embora o isolamento viral e o teste de inibição da hemoaglutinação sejam métodos de confirmação, a afirmação de que é "somente" por esses métodos é imprecisa, pois existem outros testes disponíveis. B) O Morbilivírus causa uma infecção grave no trato respiratório superior dos cães, com coriza e inchaço dos seios, sendo a doença conhecida como síndrome da cabeça inchada. - Essa descrição não é precisa, pois a cinomose canina não é conhecida como síndrome da cabeça inchada, e o Morbilivírus causa uma infecção mais ampla. C) A doença foi descrita pela primeira vez em 1926, quando surtos graves foram relatados na Inglaterra e no Oriente Médio, não sendo hoje mais tão problemática entre em cães. - Essa afirmação é incorreta, pois a cinomose ainda é uma preocupação significativa na medicina veterinária. D) Em populações urbanas de cães, o vírus é mantido pela infecção em animais suscetíveis, dissemina-se rápido entre cães jovens, normalmente de três a seis meses, idade em que a imunidade materna declina. - Esta afirmação é correta, pois reflete a dinâmica de transmissão do vírus em populações de cães. E) O vírus da cinomose canina é um vírus do gênero Morbilivírus e subfamília Pneumovirinae que produz uma infecção multisistêmica e mortalidade variável. - Embora o vírus da cinomose canina seja do gênero Morbilivírus, ele pertence à subfamília Paramyxovirinae, não Pneumovirinae, tornando essa afirmação incorreta. Portanto, a alternativa correta é: D) Em populações urbanas de cães, o vírus é mantido pela infecção em animais suscetíveis, dissemina-se rápido entre cães jovens, normalmente de três a seis meses, idade em que a imunidade materna declina.