Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
A pujança econômica da China, nos dias atuais, decorreu de um longo processo histórico, que se caracterizou pela

A) inexistência de ações dos países imperialistas europeus, no século XIX, na China, interessados no processo de dominação e colonização do continente africano.
B) Revolução Meiji, que modernizou a economia chinesa, transformando as propriedades rurais feudais em grandes áreas de produção capitalista, associada à manutenção das tradições culturais.
C) aliança sino-japonesa, na Segunda Guerra Mundial, que possibilitou maciços investimentos japoneses na China em troca da participação chinesa contra os invasores franco-britânicos.
D) Revolução Cultural, que democratizou as instituições políticas chinesas, concedendo maior autonomia e poder de decisão aos comitês de fábricas, possibilitando a modernização da produção industrial.
E) abertura da economia chinesa ao capital estrangeiro, após a morte de Mao Tsé-tung, contribuindo para o rápido crescimento econômico, associado à manutenção do monolitismo político.
User badge image
Estudo Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a correta: A) Inexistência de ações dos países imperialistas europeus, no século XIX, na China, interessados no processo de dominação e colonização do continente africano. - Esta afirmação é incorreta, pois a China sofreu sim com a intervenção imperialista europeia no século XIX. B) Revolução Meiji, que modernizou a economia chinesa, transformando as propriedades rurais feudais em grandes áreas de produção capitalista, associada à manutenção das tradições culturais. - A Revolução Meiji foi um processo japonês, não chinês, portanto, essa alternativa está errada. C) Aliança sino-japonesa, na Segunda Guerra Mundial, que possibilitou maciços investimentos japoneses na China em troca da participação chinesa contra os invasores franco-britânicos. - Essa afirmação não é precisa, pois a relação entre China e Japão durante a Segunda Guerra foi complexa e marcada por conflitos, não por uma aliança. D) Revolução Cultural, que democratizou as instituições políticas chinesas, concedendo maior autonomia e poder de decisão aos comitês de fábricas, possibilitando a modernização da produção industrial. - A Revolução Cultural, na verdade, teve um efeito oposto, causando desorganização e repressão, não democratização. E) Abertura da economia chinesa ao capital estrangeiro, após a morte de Mao Tsé-tung, contribuindo para o rápido crescimento econômico, associado à manutenção do monolitismo político. - Esta alternativa é correta, pois a abertura econômica iniciada por Deng Xiaoping após a morte de Mao foi um fator crucial para o crescimento econômico da China. Portanto, a alternativa correta é: E) abertura da economia chinesa ao capital estrangeiro, após a morte de Mao Tsé-tung, contribuindo para o rápido crescimento econômico, associado à manutenção do monolitismo político.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito do atentado terrorista, ocorrido em 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, e as consequências desse episódio para as relações geopolíticas internacionais no século XXI, é correto afirmar que

A) foi mais uma ação liderada pelos grupos extremistas Hamas e do Hezbollah, contra a política norte-americana no Oriente Médio, utilizando, para tais ações suicidas, somente jovens de baixa renda e de pouca instrução, que acreditavam que tais atos lhes garantiriam o direito de ingressar no paraíso celestial.
B) a resposta americana ao ataque de 11 de setembro foi a perseguição sistemática ao milionário saudita Osama Bin Laden, que, em transmissões realizadas pela mídia na época, assumiu publicamente a autoria do atentado, provocando o aumento do sentimento xenofobista do povo norte-americano aos imigrantes de origem árabe residentes no país.
C) formou-se uma coalização internacional contando, principalmente, com o apoio da Inglaterra junto aos Estados Unidos, a fim de combater os focos terroristas no Oriente Médio, dando início à Guerra do Golfo e a um esforço, perante as agências internacionais de notícia, de combater o islamismo fundamentalista.
D) o ataque sofrido pelos EUA em 2001 tem relação direta com a atuação política norte-americana no Oriente Médio, que sempre visou atender aos interesses econômicos americanos na região, e resultou no aumento da insegurança junto à sociedade americana, jamais atacada anteriormente em seu próprio território.
E) a partir desse episódio, os EUA cortaram relações diplomáticas com o Paquistão, pois houve relutância, por parte da liderança religiosa paquistanesa, em indicar o local exato do esconderijo de Bin Laden, o que possibilitaria a sua prisão imediatamente após o atentado de 11 de setembro.

A que se pode atribuir a contradição intrínseca entre o que propõe a bandeira da Europa e o cotidiano vivenciado pelas nações integrantes da União Europeia?

a) Ao contexto da década de 1930, no qual a bandeira foi forjada e em que se pretendia a fraternidade entre os povos traumatizados pela Primeira Guerra Mundial.
b) Ao fato de que o ideal de equilíbrio implícito na bandeira nem sempre se coaduna com os conflitos e rivalidades regionais tradicionais.
c) Ao fato de que Alemanha e Itália ainda são vistas com desconfiança por Inglaterra e França mesmo após décadas do final da Segunda Guerra Mundial.
d) Ao fato de que a bandeira foi concebida por portugueses e espanhóis, que possuem uma convivência mais harmônica do que as demais nações europeias.
e) Ao fato de que a bandeira representa as aspirações religiosas dos países de vocação católica, contrapondo-se ao cotidiano das nações protestantes.

Mais conteúdos dessa disciplina