Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Humanas / Sociais
De acordo com o texto, qual é o papel do professor em relação à avaliação durante o processo de alfabetização? a) Apenas medir os resultados obtidos pelos alunos. b) Avaliar continuamente as aprendizagens dos alunos e o próprio trabalho pedagógico. c) Focar exclusivamente na avaliação das habilidades matemáticas. d) Realizar avaliações somente ao final de cada semestre.
User badge image
EDNA MACARIO PASQUALINOTTO

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta sobre o papel do professor em relação à avaliação durante o processo de alfabetização, vamos analisar as alternativas: a) Apenas medir os resultados obtidos pelos alunos. - Essa opção é limitada, pois a avaliação deve ser mais do que apenas medir resultados. b) Avaliar continuamente as aprendizagens dos alunos e o próprio trabalho pedagógico. - Esta opção reflete uma abordagem mais abrangente e contínua, que é fundamental no processo de alfabetização. c) Focar exclusivamente na avaliação das habilidades matemáticas. - Essa opção é restritiva, pois a alfabetização envolve mais do que apenas habilidades matemáticas. d) Realizar avaliações somente ao final de cada semestre. - Essa abordagem não é adequada, pois a avaliação deve ser contínua para acompanhar o progresso dos alunos. A alternativa que melhor representa o papel do professor em relação à avaliação durante o processo de alfabetização é: b) Avaliar continuamente as aprendizagens dos alunos e o próprio trabalho pedagógico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A questão sobre qual é o melhor método para se alfabetizar não é uma discussão atual, porém, conhecer a história da alfabetização no Brasil, seus métodos e os resultados alcançados, ajudam o professor alfabetizador a construir sua práxis de forma intencional e eficiente. Leia os enunciados abaixo e assinale a alternativa que apresenta informações corretas a respeito dos métodos de alfabetização.
a) Os primeiros métodos de alfabetização foram os chamados de Sintéticos, por iniciarem o processo de aprendizagem das menores unidades textuais para as maiores. Os métodos Analíticos, que vieram depois, acreditam que a criança percebe primeiro o contexto, para depois buscar entender palavras, sílabas e sons.
b) Os métodos de soletração, silábico e fônico são considerados métodos de alfabetização analíticos, quando o todo precede as partes, ou seja, o ensino da leitura começa com o sentido da totalidade da palavra para depois analisar as partes que a constituem.
c) Os métodos da palavração; da sentenciação; e global (de contos) são chamados de métodos sintéticos, pois partem da unidade linguística em direção à totalidade da palavra, ou seja, após reunir as letras ou os sons em sílabas é que se passa ao ensino da leitura de palavras, formadas por esses sons, letras e sílabas.
d) O pesquisador Paulo Freire, reconhecido mundialmente como um grande alfabetizador brasileiro, trabalhou pela alfabetização de adultos no nordeste do país a partir do método criado por ele, denominado palavras geradoras.

Novidades importantes trazidas pela BNCC, os campos de atuação representam, na organização do documento, papel de eixo estruturante tanto quanto as práticas de linguagem.
Para os anos iniciais, são quatro campos: vida cotidiana, artístico-literário, práticas de estudo e pesquisa e vida pública. Assinale a alternativa que traz o campo de atuação conforme descrito na BNCC.
a) Vida Cotidiana: Refere-se à participação em situações de leitura e escrita em que o contexto são atividades vivenciadas no dia a dia de crianças nos ambientes domésticos e escolares. Os gêneros, nos anos iniciais, precisam ser mais elaborados, para dar aos estudantes a dimensão da complexidade da escrita.
b) Artístico-literário: Relativo a situações de leitura, fruição e produção de textos literários e artísticos. Exemplos: contos, poemas e outros textos em verso, poemas visuais, tirinhas, quadrinhos e fábulas, dentre outros. Especial importância para os gêneros ligados a brincadeiras infantis, como lenga-lengas, parlendas, cantigas de roda etc.
c) Estudo e pesquisa: Envolve situações de leitura e escrita que proporcionem ao aluno conhecer textos informativos e narrativos. Exemplos: enunciados de tarefas escolares, diagramas, relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, enquetes, registros de experimentações e infográficos.
d) Vida pública: Prevê a participação em situações de leitura e escrita, especialmente de textos da esfera literária, contemplando temas que impactam a cidadania e o exercício de direitos. Exemplos: fotolegendas, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, cartazes informativos, avisos e folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, comentários em sites para crianças.

Mais conteúdos dessa disciplina