Logo Passei Direto
Buscar
Com base na Lei n.º 13.655/2018, que incluiu, na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, disposições acerca da segurança jurídica e eficiência na criação e na aplicação do direito público, assinale a opção correta.

A Para eliminar irregularidade, incerteza jurídica ou situação contenciosa na aplicação do direito público, a autoridade administrativa poderá, após oitiva do órgão jurídico, desde que presentes razões de relevante interesse geral, celebrar compromisso com os interessados, que poderá envolver transação quanto a sanções e créditos relativos ao passado e, ainda, o estabelecimento de regime de transição.
B Não mais se admitem, nas esferas administrativa, controladora e judicial, decisões baseadas em valores jurídicos abstratos.
C Na aplicação de sanções, serão considerados a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos dela provenientes para a administração pública, as circunstâncias, o comportamento da vítima, a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente.
D A decisão administrativa, controladora ou judicial que estabelecer interpretação ou orientação nova sobre norma de conteúdo indeterminado, impondo novo dever ou novo condicionamento de direito, deverá prever regime de transição quando este for indispensável para que o novo dever ou condicionamento de direito seja cumprido de modo proporcional, equânime e eficiente e sem prejuízo aos interesses gerais.
E Quando necessário por razões de segurança jurídica de interesse geral, o ente poderá propor ação declaratória de validade de ato, contrato, ajuste, processo ou norma administrativa, cuja sentença fará coisa julgada com eficácia erga omnes.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas com base na Lei n.º 13.655/2018 e suas disposições sobre segurança jurídica e eficiência na aplicação do direito público: A) Esta alternativa menciona a possibilidade de a autoridade administrativa celebrar compromisso com os interessados, o que está alinhado com a ideia de resolver irregularidades e incertezas. Essa opção parece correta. B) A afirmação de que não se admitem decisões baseadas em valores jurídicos abstratos não é precisa, pois a interpretação do direito pode envolver valores abstratos, desde que fundamentados. C) A descrição sobre a aplicação de sanções está correta, mas não é uma novidade trazida pela Lei n.º 13.655/2018, pois já era uma prática comum. D) A alternativa fala sobre a necessidade de prever regime de transição em novas interpretações normativas, o que está de acordo com a lei, mas não é a única opção correta. E) A proposta de ação declaratória de validade de ato, contrato, etc., é uma possibilidade, mas não é uma das principais inovações da lei. Após essa análise, a alternativa que melhor reflete as disposições da Lei n.º 13.655/2018, especialmente no que diz respeito à segurança jurídica e à eficiência, é a A. Portanto, a resposta correta é: A Para eliminar irregularidade, incerteza jurídica ou situação contenciosa na aplicação do direito público, a autoridade administrativa poderá, após oitiva do órgão jurídico, desde que presentes razões de relevante interesse geral, celebrar compromisso com os interessados, que poderá envolver transação quanto a sanções e créditos relativos ao passado e, ainda, o estabelecimento de regime de transição.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina