Ed
ano passado
Você precisa criar uma nova pergunta.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Lorena
há 7 meses
Escolha a opcao correta:
"O exato valor conceitual do mito freudiano foi o de ter estabelecido a noção psicanalítica do pai como vetor de passagem do homem da natureza à cultura. O pai freudiano assegura as condições de reprodução da espécie falante, quer dizer, a produção, no ser biológico, da subjetividade de uma geração à outra [...] Metáfora paterna é o termo que cunhou para designar o conjunto das funções do pai, na história do sujeito e da cultura, todas elas ligadas ao que Freud denominou de complexo de castração: fazer valer a proibição do incesto e do assassinato; ser portador da lei significante que submete os homens à linguagem e aos processos de simbolização na cultura."
(Fonte: FUKS, B. B. Freud e a cultura. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 28-29.)
Com base no texto apresentado, marque a alternativa que demonstra o entendimento de Freud sobre o tabu da cultura e a lei que introduz o sujeito na civilização.
A
A psicanálise demonstra que o recalque quanto ao desejo incestuoso e assassino é a base do direito do indivíduo à filiação simbólica.
B
A base do tabu, diz Freud em Totem e Tabu, "é uma ação permitida, para cuja realização existe forte inclinação consciente".
C
A psicanálise postula a perda dos tabus para que se dê o crescimento da civilização.
D
A lei social de proibição ao incesto é efeito do ato de permitir a satisfação irrestrita de apetites sexuais do homem.
E
A psicanálise busca demonstrar como a questão do recalque está ultrapassada e não está relacionada à filiação simbólica.