Logo Passei Direto
Buscar
Pela experiência cotidiana, sabe-se que o movimento representa uma mudança contínua na posição de um corpo em relação a um dado referencial. A posição de uma partícula movendo-se ao longo do eixo z varia no tempo, de acordo com a expressão z(t) = 5 t3 – 3 t, em que z está em metros e t, em segundos. Com base nessas informações, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas. ( ) O movimento da partícula é retilíneo e uniformemente acelerado. ( ) A partícula apresenta um movimento progressivo em toda sua trajetória. ( ) A velocidade média da partícula entre os instantes t = 1,0 s e t = 2,0 s é igual a 32,0 m/s. ( ) Em t = 0s e em, aproximadamente, t = 0,77 s, a partícula passa pela origem da sua trajetória. A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

a) F V V F
b) F V F V
c) F F V V
d) V V F F
e) V F F V
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre o movimento da partícula descrito pela função z(t) = 5t³ - 3t: ( ) O movimento da partícula é retilíneo e uniformemente acelerado. É falsa (F). O movimento é retilíneo, mas não é uniformemente acelerado, pois a aceleração varia com o tempo, já que a função é cúbica. ( ) A partícula apresenta um movimento progressivo em toda sua trajetória. É falsa (F). Para determinar se o movimento é progressivo, precisamos analisar a velocidade. A velocidade é dada pela derivada da posição em relação ao tempo: v(t) = dz/dt = 15t² - 3. Essa velocidade pode ser negativa em determinados intervalos de tempo, indicando que a partícula pode se mover para trás em alguns momentos. ( ) A velocidade média da partícula entre os instantes t = 1,0 s e t = 2,0 s é igual a 32,0 m/s. É verdadeira (V). A velocidade média é calculada pela variação da posição dividida pela variação do tempo. Calculando z(1) e z(2): - z(1) = 5(1)³ - 3(1) = 5 - 3 = 2 m - z(2) = 5(2)³ - 3(2) = 5(8) - 6 = 40 - 6 = 34 m A variação da posição é 34 m - 2 m = 32 m, e a variação do tempo é 2 s - 1 s = 1 s. Portanto, a velocidade média é 32 m / 1 s = 32 m/s. ( ) Em t = 0s e em, aproximadamente, t = 0,77 s, a partícula passa pela origem da sua trajetória. É verdadeira (V). Para encontrar os momentos em que a partícula passa pela origem, devemos resolver z(t) = 0. A equação 5t³ - 3t = 0 pode ser fatorada como t(5t² - 3) = 0, resultando em t = 0 e t ≈ 0,77 s (resolvendo 5t² - 3 = 0). Portanto, a sequência correta é: F - F - V - V. A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é: c) F F V V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qualquer substância pode ser encontrada nos estados (ou fases) sólido (S), líquido (L) ou gasoso (G), dependendo das condições de pressão (p) e temperatura (T) a que está sujeita. Esses estados podem ser representados em um gráfico p x T, conhecido como diagrama de fases, como o mostrado na figura abaixo, para uma substância qualquer. As regiões de existência de cada fase estão identificadas por (S), (L) e (G), e os pontos a, b, c e d indicam quatro estados distintos de (p,T). Considere as seguintes afirmações. I - A substância não pode sublimar, se submetida a pressões constantes maiores do que pa. II - A substância, se estiver no estado b, pode ser vaporizada por transformações isotérmicas ou isobáricas. III - A mudança de estado c  d é isobárica e conhecida como solidificação. Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina