Os princípios constitucionais podem ser compreendidos como o conjunto de normas que revelam a ideologia da Constituição, seus postulados básicos e seus objetivos. No campo tributário existe uma série de princípios e normas que visam garantir o respeito aos direitos do cidadão, de forma que o Estado não venha exceder seu direito de instituir e cobrar tributos. Em relação a esse assunto, assinale a opção que corresponde a correta aplicação do princípio constitucional indicado. I. Apenas a União poderá instituir impostos. II. Os estados não poderão instituir contribuição de melhoria decorrente de obras. III. Os estados poderão instituir taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos à sua disposição. IV. A taxa é a espécie de tributo cuja obrigação tributária tem por fato gerador uma situação que depende de vinculação entre atividade estatal específica e o contribuinte. A - I e IV B - II e III C - I e II D - III e IV E - II e IV
A competência tributária é a aptidão de criar tributos, facultada a cada um dos entes federativos. O texto constitucional não é omisso e define regras relativas à competência tributária dos entes federativos. De acordo com essas regras: A tributação das empresas com relação ao Programa de Integração Social (PIS) e à Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS) é feita em dois regimes: o regime cumulativo e o regime não cumulativo. Em relação aos dois regimes, considere: I. Em regra geral, as alíquotas do PIS e da Cofins, no regime não cumulativo são de 1,65% para o PIS e 7,6% para a Cofins. II. As empresas optantes pelo Lucro Presumido, sujeitas ao regime cumulativo, as alíquotas do PIS e Cofins adotadas, são 0,65% e 3%, respectivamente. III. O regime cumulativo permite a apropriação de créditos pela empresa. IV. Em regra geral, as alíquotas do PIS e da Cofins, no regime cumulativo são de 0,65% para o PIS e 3% para a Cofins. A - II e IV B - I e IV C - I e II D - III e IV E - III e II
O Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA), de competência dos Estados e Distrito Federal, é uma fonte de receita não vinculada e os valores arrecadados com a cobrança desse imposto poderão ser utilizados pelos entes federados para custeio de qualquer política pública (e não apenas aquelas relacionadas ao transporte). Sobre a repartição da receita obtida na arrecadação do IPVA, assinale a afirmativa correta. A - Pertence ao município, 30% do valor do IPVA arrecadado sobre a propriedade de veículo registrado. B - Pertence ao Estado, 100% do valor do IPVA arrecadado sobre a propriedade de veículo registrado. C - Pertence à União 10% do valor do IPVA arrecadado sobre a propriedade de veículo registrado. D - Pertence ao município, 50% do valor do IPVA arrecadado sobre a propriedade de veículo registrado. E - Pertence ao município, 60% do valor do IPVA arrecadado sobre a propriedade de veículo registrado.
O Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural tem apuração anual e tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de imóvel por natureza, localizado fora da zona urbana do município. Assinale a alternativa que preencha as lacunas abaixo com dados de um dos itens abaixo, tornando o enunciado verdadeiro: O ______________, de apuração ____________, tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de imóvel por natureza, localizado fora da zona urbana do município. O ____________do __________ é o proprietário de imóvel rural, o titular de seu domínio útil ou o seu possuidor a qualquer título. A - Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural; anual; sujeito passivo; ITR. B - Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural; mensal; sujeito ativo; ITR. C - Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana; anual; sujeito passivo; IPTU. D - Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana; anual; sujeito ativo; IPTU. E - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores; anual; sujeito ativo; IPVA.
Quais das seguintes opções é um tipo de lançamento tributário? A Lançamento por fato gerador. B Lançamento ilicito. C Lançamento por declaração. D Lançamento por base de calculo. E Lançamento por impugnação.