Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
24. (UFLA) Considerando a classificação e as características dos fungos, relacione a Coluna I (divisão e exemplo) com a Coluna II (característica e importância). Coluna I Coluna II (I) Deuteromicetos; Trycophyton sp. a) Reproduzem-se sexuadamente; são usados comercialmente para produção de molho de soja e medicamentos. (II) Zigomicetos; mofo-negro-do-pão b) Apresentam esporos agrupados em corpo de frutificação; produzem aflatoxinas, que são substâncias tóxicas ao ser humano. (III) Basidiomicetos; Amanita muscaria c) Também denominados fungos imperfeitos por não terem reprodução sexuada conhecida; alguns causam micoses nos pés por crescerem em ambientes com umidade e temperatura elevadas. (IV) Ascomicetos; Aspergillus flavus d) O corpo frutífero tem a forma de chapéu; são altamente tóxicos. Assinale a alternativa que apresenta a relação CORRETA entre as duas colunas.

a) I c; II a; III d; IV b.
b) I a; II c; III b; IV d.
c) I d; II b; III a; IV c.
d) I b; II d; III c; IV a.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada item da Coluna I e relacioná-los com as características da Coluna II: (I) Deuteromicetos; Trycophyton sp. - Deuteromicetos são conhecidos como fungos imperfeitos, pois não têm reprodução sexuada conhecida. Alguns causam micoses nos pés. Portanto, a relação correta é: c). (II) Zigomicetos; mofo-negro-do-pão - Zigomicetos se reproduzem sexuadamente e são usados comercialmente para a produção de molho de soja e medicamentos. Portanto, a relação correta é: a). (III) Basidiomicetos; Amanita muscaria - Basidiomicetos têm um corpo frutífero em forma de chapéu e algumas espécies, como a Amanita muscaria, são altamente tóxicas. Portanto, a relação correta é: d). (IV) Ascomicetos; Aspergillus flavus - Ascomicetos apresentam esporos agrupados em corpo de frutificação e produzem aflatoxinas, que são substâncias tóxicas ao ser humano. Portanto, a relação correta é: b). Agora, vamos juntar as relações: - I c (Deuteromicetos - fungos imperfeitos) - II a (Zigomicetos - reprodução sexuada) - III d (Basidiomicetos - corpo em forma de chapéu e tóxicos) - IV b (Ascomicetos - esporos agrupados e aflatoxinas) A alternativa que apresenta a relação correta entre as duas colunas é: a) I c; II a; III d; IV b.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

4. (UEMG) Doenças provocadas por fungos destroem cada vez mais culturas. Cientistas estudaram o aumento do número e a gravidade das infecções por fungos sobre a fauna e a flora a partir de meados do século XX. De acordo com o artigo, o aumento das doenças provocadas por fungos nas plantas e nos animais ameaça a segurança alimentar e a estabilidade dos ecossistemas naturais. As infecções por fungos destroem anualmente 125 milhões de toneladas das cinco principais culturas – arroz, trigo, milho, batata e soja – que proporcionam a maior parte das calorias consumidas. As infecções por fungos ameaçam também espécies como abelhas, tartarugas marinhas, corais, anfíbios e morcegos. Nature. Emerging fungal threats to animal, plant and ecosystem health.12/4/2012. Adaptado. Além do que já foi apresentado, os fungos, ao eliminarem muitas espécies de anfíbios, têm contribuído para o aumento da incidência de viroses no homem, como a dengue e a febre amarela, transmitidas por mosquitos. Assinale a alternativa que contém uma explicação ADEQUADA para esse fato:

a) Os anfíbios são também hospedeiros dos vírus causadores dessas doenças. Desde que foram eliminados, os vírus se readaptaram e, com isso, passaram em seguida a parasitar o homem.
b) As larvas de anfíbios são aquáticas e predam as larvas dos mosquitos, que também são aquáticas. Assim, com a eliminação dos anfíbios, ocorre um grande aumento da população desses mosquitos.
c) Os mosquitos transmissores dessas viroses são competidores dos fungos, também parasitando os anfíbios. Com a eliminação dos anfíbios, passaram em seguida a parasitar o ser humano.
d) Mosquitos, ao sugarem o sangue de anfíbios parasitados por esses fungos, desenvolvem mais resistência e proliferam mais rapidamente, o que favorece o aumento da incidência dessas doenças no homem.

Em relação aos fungos é correto afirmar.
a. São procariontes e realizam sua nutrição por quimiossíntese.
b. Não possuem organelas celulares, pois a estrutura deles é constituída de capsídeo.
c. São classificados em quatro classes: Sarcodínea, Ciliophora, Flagellata e Sporozoa.
d. São nocivos à saúde, pois todas as espécies causam micoses ao homem.
e. São eucariontes e a maioria deles possui sua estrutura composta por um emaranhado de filamentos designados hifas, cujo conjunto se chama micélio. Também existem formas unicelulares.

Frequentemente, os fungos são estudados juntamente com as plantas, na área da Botânica. Em termos biológicos, é correto afirmar que essa aproximação
a) não se justifica, pois a organização dos tecidos nos fungos assemelha-se muito mais à dos animais que à das plantas.
b) se justifica, pois as células dos fungos têm o mesmo tipo de revestimento que as células vegetais.
c) não se justifica, pois a forma de obtenção e armazenamento de energia nos fungos é diferente da encontrada nas plantas.
d) se justifica, pois os fungos possuem as mesmas organelas celulares que as plantas.
e) se justifica, pois os fungos e as algas verdes têm o mesmo mecanismo de reprodução.

Mais conteúdos dessa disciplina