Logo Passei Direto
Buscar
Ao fazer uma aproximação da Psicologia Social Escolar com estudos e pesquisas sobre vulnerabilidades, racismo, intolerâncias e exclusão social é um modo de assegurar o compromisso ético e político da profissão com a população brasileira. A respeito deste compromisso marque a alternativa correta: A Deve ser balizado pela crítica à suposta neutralidade das práticas psicológicas, pelo pluralismo teórico e apropriação de saberes que produzam transformações sociais. B É oportunizado às populações na medida em que são ofertadas práticas de atendimento clínico individual balizado pelas principais vertentes teóricas. C Se caracteriza pela aposta na neutralidade e abstração da intervenção em psicologia, assim como pela exclusão e marginalização daquele que já é considerado diferente. A atuação é individual, abstrata, universal e não histórica e deste modo visa assegurar D transformações sociais. O psicólogo social escolar deverá identificar somente os casos mais graves e encaminhá-los E para atendimento clínico com a máxima urgência.
User badge image
João

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas apresentadas: A) Deve ser balizado pela crítica à suposta neutralidade das práticas psicológicas, pelo pluralismo teórico e apropriação de saberes que produzam transformações sociais. - Esta alternativa enfatiza a importância de uma abordagem crítica e pluralista, que é fundamental para lidar com questões de vulnerabilidade e exclusão social. B) É oportunizado às populações na medida em que são ofertadas práticas de atendimento clínico individual balizado pelas principais vertentes teóricas. - Esta opção foca em práticas clínicas individuais, o que pode não abordar adequadamente as questões sociais mais amplas. C) Se caracteriza pela aposta na neutralidade e abstração da intervenção em psicologia, assim como pela exclusão e marginalização daquele que já é considerado diferente. A atuação é individual, abstrata, universal e não histórica e deste modo visa assegurar transformações sociais. - Esta alternativa contradiz o compromisso ético e político, pois defende a neutralidade e a exclusão. D) O psicólogo social escolar deverá identificar somente os casos mais graves e encaminhá-los para atendimento clínico com a máxima urgência. - Esta opção limita a atuação do psicólogo a casos graves, o que não é suficiente para um compromisso ético e político abrangente. Após essa análise, a alternativa que melhor reflete o compromisso ético e político da Psicologia Social Escolar com a população brasileira, considerando a crítica à neutralidade e a busca por transformações sociais, é: A) Deve ser balizado pela crítica à suposta neutralidade das práticas psicológicas, pelo pluralismo teórico e apropriação de saberes que produzam transformações sociais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De modo a colocar em análise, nos espaços escolares, temáticas como racismo e intolerância religiosa, foi promulgada uma lei importante que se tornou um marco neste processo.
A respeito desta lei, marque a alternativa correta:
A Lei nº 13.935/19 que dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica.
B Lei nº 8069/90 que discorre sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
C Lei nº 10.471/03 que regula sobre os direitos e garantias das pessoas idosas.
D Lei nº 10.639/03 que determinou a inclusão da temática História e Cultura Afro brasileira e Africana.
E Lei nº8080/90 que dispõe sobre a organização e planejamento do Sistema Único de Saúde.

É possível compreender que a violência é uma manifestação social que se constitui por um conjunto de disposições que refletem as condições sócio-históricas da estrutura social de um contexto e uma época.
Considerando a classificação da violência em nível macro, é possível ressaltar a violência de Estado como:
A É caracterizada pela violência física e psicológica que se direciona especialmente ao gênero feminino.
B Se relaciona com a violência física que produz as várias formas de submissão e exploração de umas pessoas pelas outras.
C Se relaciona às diferentes formas de manutenção das desigualdades sociais, culturais, de gênero, etárias e étnicas.
D É caracterizada quando as agências públicas e seus profissionais abusam do poder legitimamente conferido pelo Estado e violam os direitos da população.
E Se caracteriza pelas instituições e seus agentes, quando há dissimulação das relações de poder.

As violências apresentam diferentes classificações e categorizações, devido serem compreendidas como o resultado da interação de fatores sociais, comunitários e individuais.
Ao considerar a classificação da violência segundo a organização social em nível macro, marque a alternativa correta:
A É caracterizada pela violência estrutural, violência simbólica e de Estado.
B Se relaciona a violência física, psicológica e sexual.
C É compreendida como a violência patrimonial, a negligência e abandono.
D Se refere a violência institucional, familiar e comunitária.
E Se caracteriza por violência auto infligida, interpessoal e coletiva.

Alguns acordos e movimentos internacionais foram importantes para suscitar ações e orientar as políticas públicas para o atendimento de alunos com deficiência com vistas a uma sociedade mais inclusiva.
A respeito do marco brasileiro importante neste processo, marque a alternativa correta:
A Constituição Federal.
B Declaração de Salamanda.
C Declaração de Jomtien.
D Declaração Universal dos Direitos Humanos.
E Revolução Francesa.

Para caracterizar um grupo como operativo não basta que haja um objetivo comum entre os integrantes ou que exista como finalidade uma tarefa, é preciso que as pessoas estabeleçam vínculo entre si.
A respeito dos grupos operativos, marque a alternativa que apresenta o seu principal representante:
A Sigmund Freud.
B Kurt Lewin.
C Pichón-Rivière.
D José Bleger.
E Jorge Visca.

Os grupos operativos, propostos por Pichon-Rivière, são aqueles que, ao tomar o conhecimento das dificuldades, o grupo deve pensar a resolutividade de forma racional e consciente a partir dos seus membros.
Baseado nessa afirmação, marque a alternativa correta:
A O grupo, por intermédio do líder, deve agir solitariamente com rapidez para atingir o objetivo comum individual.
B O grupo operativo é um conjunto de pessoas que realizam tarefas em conjunto, e que apresentam um mesmo objetivo.
C Ao se deparar com dificuldades, o grupo deve ser capaz de alterar o objetivo e seguir por outro caminho.
D Por si só, os laços de união criados entre os membros do grupo não são capazes de ultrapassar quaisquer dificuldades encontradas visando a sua solução.
E O foco não é ter objetivo comum, basta que os membros do grupo estejam coesos e unidos, respeitando os múltiplos pensamentos.

A Psicologia enquanto ciência e profissão é caracterizada por diferentes abordagens teóricas. A Psicologia Social Escolar, por exemplo, pode ser compreendida como um modo de fazer Psicologia, que se difere do tradicional modelo de Psicologia Clínica e Individual, realizada exclusivamente em consultórios.
A respeito das características da Psicologia Social Escolar, marque a alternativa correta:
A É um campo de investigação relacionado a experimentações e realização de pesquisas epidemiológicas.
B Se refere a teorias focadas na compreensão psicopatológica do sofrimento psíquico dentro dos espaços institucionais.
C Compreende a aplicação e análise de testes projetivos e expressivos com grupos de indivíduos com dificuldades de aprendizagem.
D Este referencial se caracteriza pela aposta na perspectiva clínica e assistencial realizada essencialmente de modo individual.
E Nesta perspectiva teórica os indivíduos são compreendidos como seres ativos, sociais e historicamente constituídos.

Um diagnóstico institucional deve apresentar baliza de referenciais teóricos e práticos que permitam problematizações, reflexões e críticas na elaboração de diagnósticos e intervenções no campo da escola.
Deste modo, um diagnóstico institucional deve apresentar características específicas. Marque a alternativa correta sobre o Diagnóstico Institucional:
A É um movimento de crítica aos atendimentos psicossociais realizados por psicólogos escolares.
B Se refere a uma abordagem psicoterapêutica de cunho psicanalítico, inspirado nos pressupostos teóricos de S. Freud e J. Lacan.
C Se caracteriza por enfatizar uma clínica individual a partir dos referenciais da Terapia Cognitivo Comportamental.
D Consiste em um pré-requisito para a realização da intervenção de um psicólogo no território escolar.
E É um campo que incita a prática de atendimento psicológicos individuais em consultórios privados ou dentro das escolas.

A compreensão da psicologia social escolar enfatiza uma estreita relação entre a subjetividade e as culturas locais das unidades escolares.
Assinale a alternativa que evidencia corretamente a atuação de um Psicólogo Social escolar:
A Uma prática dedicada ao atendimento clínico assistencial e individual especificamente dentro de escolas.
B É uma prática direcionada para a compreensão psicopatológica do sofrimento psíquico dentro de unidades escolares.
C Compreende uma atuação voltada para a o uso de testes projetivos e expressivos com grupos de indivíduos com dificuldades de aprendizagens.
D Se faz necessário romper com técnicas e teorias direcionadas a um indivíduo abstrato, universal e não histórico.
E A atuação deve ser atravessada por práticas individualizantes, mecanicistas e a serviço da medicalização da vida.

Mais conteúdos dessa disciplina