Logo Passei Direto
Buscar
Exercício 2: No processo de execução e cumprimento de sentença,

A) a exceção de pré-executividade, embora não prevista expressamente no novo Código de Processo Civil, é aceita pela doutrina e pela jurisprudência para que o executado se defenda mediante a alegação de matérias de ordem pública, cognoscíveis de ofício, de modo que é possível que, em uma execução fiscal, o executado alegue prescrição por meio de exceção de pré-executividade.
B) caso o executado já tenha apresentado embargos ou impugnação à execução, a desistência do exequente de toda a execução ou apenas alguma medida executiva dependerá do consentimento do embargante ou do impugnante.
C) a sentença que determina a inclusão de vantagem pecuniária em folha de pagamento de servidores públicos admite execução provisória, depois de confirmado em duplo grau necessário.
D) diante de uma sentença condenatória contra o Estado transitada em julgado e da superveniência de decisão do Supremo Tribunal Federal que julgou inconstitucional a lei que fundamentou a procedência do pedido nessa demanda, durante o cumprimento desta decisão, cabe ao ente, em sua defesa, ajuizar reclamação constitucional.
E) o cumprimento de sentença proferida contra a Fazenda Pública Estadual tem como única forma de satisfação a expedição de precatório.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas apresentadas: A) A exceção de pré-executividade é realmente aceita pela doutrina e jurisprudência, permitindo que o executado alegue matérias de ordem pública, como a prescrição, sem a necessidade de embargos. Portanto, essa alternativa está correta. B) A desistência do exequente de toda a execução ou de alguma medida executiva não depende do consentimento do embargante ou impugnante, pois o exequente pode desistir independentemente. Portanto, essa alternativa está incorreta. C) A sentença que determina a inclusão de vantagem pecuniária em folha de pagamento de servidores públicos não admite execução provisória, pois a execução provisória é restrita a casos específicos. Portanto, essa alternativa está incorreta. D) A defesa do ente público em caso de decisão do STF que declara inconstitucionalidade não é feita por meio de reclamação constitucional, mas sim por meio de embargos de declaração ou outros recursos cabíveis. Portanto, essa alternativa está incorreta. E) O cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública Estadual realmente se dá, em regra, pela expedição de precatório, mas não é a única forma de satisfação, pois existem exceções. Portanto, essa alternativa está incorreta. Diante da análise, a alternativa correta é a) a exceção de pré-executividade, que é aceita pela doutrina e jurisprudência para alegações de matérias de ordem pública.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Exercício 1: Quanto à execução no Processo Civil, a legislação sobre a matéria estabelece:

A) A penhora de crédito representado por letra de câmbio, nota promissória, duplicata, cheque ou outros títulos far-se-á exclusivamente pela apreensão do documento, podendo o juiz determinar, como medida preparatória do ato, a intimação do terceiro devedor para que não pague ao executado, seu credor e do executado, credor do terceiro, para que não pratique ato de disposição do crédito.
B) Não constitui violação dos deveres da parte a conduta do executado que, intimado, não indica ao juiz bens sujeitos à penhora.
C) Na execução por quantia certa, os honorários advocatícios de 10% serão fixados de plano pelo juiz ao despachar a petição inicial, cujo valor será reduzido pela metade se o executado pagar integralmente o valor, no prazo de três dias da citação ou poderá ser elevado a 20% quando rejeitados os embargos à execução ou, quando não opostos, levando-se em conta o trabalho realizado pelo advogado do exequente, conforme se constatar ao final do procedimento executivo.
D) Antes de adjudicados ou alienados os bens, o executado pode, a todo tempo, remir a execução, pagando ou consignando a importância atualizada da respectiva avaliação, acrescida das despesas decorrentes do leilão, inclusive honorários do leiloeiro.
E) São absolutamente impenhoráveis os vencimentos, subsídios, soldos, salários, remunerações, proventos de aposentadoria, pensões, pecúlios e montepios, bem como as quantias recebidas por liberalidade de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e de sua família, os ganhos de trabalhador autônomo e os honorários de profissional liberal, exceto para pagamento de prestação alimentícia, independentemente de sua origem.

Mais conteúdos dessa disciplina