Logo Passei Direto
Buscar
(ENADE, 2018) Leia a seguir um trecho do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, em que o narrador faz alusão aos olhos da personagem Capitu, e responda à questão seguinte. "[...] - Deixe ver os olhos, Capitu. Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, "olhos de cigana oblíqua e dissimulada". Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar. Só me perguntava o que era, se nunca os vira, eu nada achei extraordinário; a cor e a doçura eram minhas conhecidas. A demora da contemplação, creio que lhe deu outra ideia do meu intento; imaginou que era um pretexto para mirá-los mais de perto, com os meus olhos longos, constantes, enfiados neles, e a isto atribuo que entrassem a ficar crescidos, crescidos e sombrios, com tal expressão que... Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca". Sobre o trecho extraído do romance de Machado de Assis, analise as sentenças a seguir: I- No trecho, Bentinho, o narrador-personagem, expressa sua fixação pelos misteriosos olhos de Capitu. II- Bentinho isenta-se de uma análise pessoal e busca examinar objetivamente os segredos dos olhos de Capitu. III- Para José Dias, os olhos de Capitu denunciavam um comportamento evasivo. Assinale a alternativa CORRETA:

A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença III está correta.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- No trecho, Bentinho, o narrador-personagem, expressa sua fixação pelos misteriosos olhos de Capitu. Verdadeiro, Bentinho demonstra uma forte fixação e fascínio pelos olhos de Capitu, o que é evidente no trecho. II- Bentinho isenta-se de uma análise pessoal e busca examinar objetivamente os segredos dos olhos de Capitu. Falso, Bentinho não se isenta de uma análise pessoal; pelo contrário, ele está imerso em suas próprias emoções e percepções subjetivas sobre os olhos de Capitu. III- Para José Dias, os olhos de Capitu denunciavam um comportamento evasivo. Verdadeiro, a definição que José Dias dá aos olhos de Capitu como "olhos de cigana oblíqua e dissimulada" sugere que ele vê um comportamento evasivo ou enganoso. Agora, vamos ver quais sentenças estão corretas: - A sentença I está correta. - A sentença II está incorreta. - A sentença III está correta. Portanto, a alternativa que contém todas as sentenças verdadeiras é: B As sentenças I e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir da leitura dos textos abaixo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: Texto 1 'Faltava-lhe o jeito de se ajeitar. Só vagamente tomava conhecimento da espécie de ausência que tinha de si mesma. Se fosse criatura que exprimisse diria: o mundo é fora de mim, eu sou fora de mim. (Vai ser difícil escrever essa história. Apesar de eu não ter nada a ver com essa moça, terei que me escrever todo através dela por entre espantos meus. Os fatos são sonoros mas entre os fatos há um sussurro. É o sussurro que me impressiona.)' Texto 2 'Vivia longe dos homens, só se dava bem com animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e no sentiam a quentura da terra. Montado confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia. A p, no se aguentava bem. Pendia para um lado, para o outro lado, cambaio, torto e feio. Às vezes, utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos exclamações, onomatopeias. Na verdade falava pouco. Admira as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava reproduzir algumas em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas.' I- As narrativas 'A hora da estrela' e 'Vidas Secas' evidenciam a fragilidade da condição humana e o silêncio instituído no discurso das personagens. PORQUE II- Podemos considerar que existe um quadro de desumanização das personagens que se reflete numa crise da linguagem. Assinale a alternativa CORRETA:

A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C As asserções I e II são proposições falsas.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina