Logo Passei Direto
Buscar
Você, advogado de Manoel, é procurado por ele, para saber da possibilidade de compensar os valores para evitar maiores transtornos judiciais. A condição de advogado(a), você responderá corretamente que:

A) é possível a compensação de valores, pois são oriundos de processos judiciais, devendo ser anexado aos autos o acordo entabulado entre as partes.
B) é possível a compensação dos valores, porém é necessário lei anterior autorizando tal operação.
C) não é possível a compensação dos valores, tendo em vista o princípio da legalidade, pois não existe norma legal regulamentando tal medida.
D) não é possível a compensação de valores, por vedação legal, devendo cada parte cobrar e pagar o débito existente da respectiva lide individualmente.
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para analisar a questão sobre a possibilidade de compensação de valores no contexto jurídico, é importante considerar os princípios que regem a compensação e as normas aplicáveis. Vamos analisar as alternativas: A) "é possível a compensação de valores, pois são oriundos de processos judiciais, devendo ser anexado aos autos o acordo entabulado entre as partes." - A compensação pode ocorrer, mas não necessariamente precisa ser formalizada por meio de um acordo anexado aos autos. B) "é possível a compensação dos valores, porém é necessário lei anterior autorizando tal operação." - A compensação não requer uma lei específica que a autorize, desde que as condições para a compensação estejam presentes. C) "não é possível a compensação dos valores, tendo em vista o princípio da legalidade, pois não existe norma legal regulamentando tal medida." - Essa afirmação não é correta, pois a compensação é prevista no Código Civil, independentemente de uma norma específica para cada caso. D) "não é possível a compensação de valores, por vedação legal, devendo cada parte cobrar e pagar o débito existente da respectiva lide individualmente." - Essa alternativa também não está correta, pois a compensação é uma forma legítima de extinguir obrigações, desde que atendidos os requisitos legais. Diante da análise, a alternativa correta é a) "é possível a compensação de valores, pois são oriundos de processos judiciais, devendo ser anexado aos autos o acordo entabulado entre as partes." Essa opção é a que melhor reflete a possibilidade de compensação no contexto apresentado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O advogado Cléber, ao participar de um programa de rádio sobre um assunto de interesse da população local, forneceu, ao final do programa, o seu e-mail de contato profissional. Já o advogado Tobias publicou, em um meio de comunicação social, uma coluna jurídica sobre um acidente de trânsito ocorrido na região, que causou danos a diversas pessoas, recomendando que todo cidadão lesado com a situação busque na Justiça a efetivação de seus direitos. Com base nessas situações hipotéticas e na previsão do Código de Ética e Disciplina da OAB, assinale a afirmativa correta.

A) Somente Cléber praticou infração ética, pois é vedado ao advogado fornecer dados de contato como e-mail quando da participação em programa de rádio.
B) Cléber e Tobias praticaram infrações éticas, tendo ambos direito à celebração do termo de ajustamento de conduta.
C) Somente Tobias praticou infração ética, pois as colunas publicadas por advogado não devem induzir o leitor a litigar.
D) Cléber e Tobias não praticaram infrações éticas, pois suas condutas são permitidas pelo Código de Ética e Disciplina da OAB.

Assinale a alternativa que vai ao encontro de um imperativo categórico de Kant. A) Agir com dever de amor ao meu próximo, não degradar nenhum outro ser humano, tomar o outro homem como meio para meus fins. B) Agir com respeito ao meu próximo, não degradar nenhum outro ser humano, tomar o outro homem como meio para meus fins. C) Agir de maneira humanizada, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como como meio. D) Agir de maneira humanizada, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca como meio.

A) Agir com dever de amor ao meu próximo, não degradar nenhum outro ser humano, tomar o outro homem como meio para meus fins.
B) Agir com respeito ao meu próximo, não degradar nenhum outro ser humano, tomar o outro homem como meio para meus fins.
C) Agir de maneira humanizada, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como como meio.
D) Agir de maneira humanizada, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca como meio.

Assinale a opção que, segundo o autor na obra Teoria do Ordenamento Jurídico, define como condições necessárias para que possa ocorrer antinomia e as distinções entre os diferentes tipos de antinomias. A) Não há um tipo de antinomia em que duas normas incompatíveis têm igual âmbito de validade. B) As duas normas devem pertencer ao mesmo ordenamento e ter o mesmo âmbito de validade. C) Não há um tipo de antinomia em que duas normas incompatíveis têm âmbito de validade em parte igual e em parte diferente. D) As duas normas devem pertencer ao mesmo ordenamento, não sendo necessário ter o mesmo âmbito de validade.

A) Não há um tipo de antinomia em que duas normas incompatíveis têm igual âmbito de validade.
B) As duas normas devem pertencer ao mesmo ordenamento e ter o mesmo âmbito de validade.
C) Não há um tipo de antinomia em que duas normas incompatíveis têm âmbito de validade em parte igual e em parte diferente.
D) As duas normas devem pertencer ao mesmo ordenamento, não sendo necessário ter o mesmo âmbito de validade.

Mais conteúdos dessa disciplina