Logo Passei Direto
Buscar

Zootecnia

Outros
Nesse contexto, assinale a opção correta.

A O rigor mortis ocorre algumas horas após o abate, entretanto, a carcaça, inicialmente rígida, retoma a maciez depois de um período de 5 a 20 horas, devido ao rompimento das fibras musculares com consequente aumento de seu pH, o que depende do porte do animal e da temperatura do ambiente.
B A diminuição do pH na musculatura do animal abatido ocorre pela ação do ácido málico, que é formado a partir do glicogênio muscular; o pH do músculo vivo é próximo à neutralidade e, após o abate, diminui se a reserva de glicogênio for normal.
C A quantidade de glicogênio armazenado na musculatura animal, no momento do abate, é decisiva na definição do valor do pH final da carne, o qual, no momento do abate, se encontra entre 6,9 a 7,2 e, ao se estabelecer o rigor mortis, se estabiliza em torno de 5,8.
D O animal que passa fome ou faz exercícios antes do abate apresenta teor de glicogênio muscular menor, o que promove aumento na formação de ácido lático, resultando em maior pH final da carne.
E O rigor mortis corresponde ao conjunto de reações bioquímicas e estruturais simultâneas, dependentes da queda abrupta de temperatura da carcaça.
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A) O rigor mortis ocorre algumas horas após o abate, entretanto, a carcaça, inicialmente rígida, retoma a maciez depois de um período de 5 a 20 horas, devido ao rompimento das fibras musculares com consequente aumento de seu pH, o que depende do porte do animal e da temperatura do ambiente. - Esta afirmação é parcialmente correta, mas o aumento do pH não é o principal fator que leva à maciez, e sim a degradação das proteínas. B) A diminuição do pH na musculatura do animal abatido ocorre pela ação do ácido málico, que é formado a partir do glicogênio muscular; o pH do músculo vivo é próximo à neutralidade e, após o abate, diminui se a reserva de glicogênio for normal. - O ácido que realmente se forma é o ácido lático, não o ácido málico. Portanto, essa alternativa está incorreta. C) A quantidade de glicogênio armazenado na musculatura animal, no momento do abate, é decisiva na definição do valor do pH final da carne, o qual, no momento do abate, se encontra entre 6,9 a 7,2 e, ao se estabelecer o rigor mortis, se estabiliza em torno de 5,8. - Esta afirmação está correta, pois o glicogênio é fundamental para a formação de ácido lático, que reduz o pH. D) O animal que passa fome ou faz exercícios antes do abate apresenta teor de glicogênio muscular menor, o que promove aumento na formação de ácido lático, resultando em maior pH final da carne. - Esta afirmação é incorreta, pois a falta de glicogênio resulta em menor formação de ácido lático, levando a um pH mais alto, mas não é correto dizer que isso resulta em maior pH final. E) O rigor mortis corresponde ao conjunto de reações bioquímicas e estruturais simultâneas, dependentes da queda abrupta de temperatura da carcaça. - Embora o rigor mortis envolva reações bioquímicas, a queda abrupta de temperatura não é um fator determinante para o rigor mortis em si. Diante da análise, a alternativa correta é: C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta.
O plágio é uma espécie de crime e, portanto, deve ser enfrentado judicialmente pela comunidade acadêmica.
A expectativa de que todo escritor acadêmico reconheça a anterioridade criativa de suas fontes é rompida na prática do plágio.
A transcrição de textos acadêmicos, caso não seja autorizada pelo autor, evidencia desonestidade intelectual.
Pesquisadores e escritores acadêmicos devem ser capazes de construir, sozinhos, sua voz autoral, a fim de evitar a imitação e a repetição que caracterizam o plágio.
O pastiche se caracteriza por modificações vocabulares em textos acadêmicos, desde que preservadas suas ideias originais, bem como sua autoria.
A O plágio é uma espécie de crime e, portanto, deve ser enfrentado judicialmente pela comunidade acadêmica.
B A expectativa de que todo escritor acadêmico reconheça a anterioridade criativa de suas fontes é rompida na prática do plágio.
C A transcrição de textos acadêmicos, caso não seja autorizada pelo autor, evidencia desonestidade intelectual.
D Pesquisadores e escritores acadêmicos devem ser capazes de construir, sozinhos, sua voz autoral, a fim de evitar a imitação e a repetição que caracterizam o plágio.
E O pastiche se caracteriza por modificações vocabulares em textos acadêmicos, desde que preservadas suas ideias originais, bem como sua autoria.

A análise dessa situação evidencia a importância da articulação indígena-quilombola em Oriximiná, no Pará, desde 2012, com o objetivo de incentivar a parceria entre índios e quilombolas frente a novos desafios comuns. A aliança possibilitou, em 2015, a reaproximação entre índios da Terra Indígena Kaxuyana-Tunayana e os quilombolas da Terra Quilombola Cachoeira Porteira, cujas relações, no processo de regularização de suas terras, haviam assumido ares de conflito. Reunidos no Quilombo Abuí, escolhido como local neutro e livre de influências externas, em maio de 2015, lideranças indígenas e quilombolas de ambas as terras, com a mediação de lideranças quilombolas de outras comunidades, acordaram os limites territoriais para fins de regularização fundiária. O acordo foi oficializado junto ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Estadual.

A autodeterminação dos povos tradicionais na definição de seus limites territoriais.
B intervenção prévia do Estado em situações de potencial conflito entre povos tradicionais.
C urgência de regularização das terras quilombolas e indígenas, priorizando-se áreas isentas de conflitos.
D definição, por atores externos, dos desafios comuns a serem enfrentados pelos povos tradicionais.
E participação do Ministério Público nas negociações de limites territoriais entre quilombolas e indígenas.

O dimensionamento do plantel de aves é fundamental para o sucesso do sistema comercial de produção de ovos. Considere que um zootecnista deve planejar uma granja para a produção de aproximadamente 11 000 ovos/dia. Ele dispõe das seguintes informações:

• as aves permanecem 58 semanas em postura;

• o tempo de descanso do galpão é de 2 semanas;

• a granja possui 5 lotes, cada um deles com 3 200 poedeiras em fase de produção;

• a porcentagem de mortalidade é de 5% na fase de cria e recria.


A partir do exposto, quantas pintainhas devem ser solicitadas ao incubatório, e a cada quantas semanas um novo lote deve ser alojado, respectivamente?



A - 3 040 pintainhas; 60 semanas.


B - 3 200 pintainhas; 10 semanas.


C - 3 200 pintainhas; 12 semanas.


D - 3 360 pintainhas; 10 semanas.


E - 3 360 pintainhas; 12 semanas.


18. Considerando os aspectos relativos a preferência, quantidades, especificações e biosseguridade dos materiais de enriquecimento ambiental utilizados na produção intensiva de suínos, avalie as afirmações a seguir. I. A palha pode afetar positivamente o bem-estar desses animais, pois os induz a alto nível de manipulação e estimula seu comportamento exploratório. II. O uso contínuo de correntes de metal suspensas no nível dos olhos dos animais é recomendado, uma vez que desperta o interesse e evita o tédio. III. O uso de pneu nesse ambiente é recomendável por ser material manipulável, que permite a expressão de comportamentos habituais da espécie, sem riscos. IV. A inclusão de objetos que sejam mastigáveis e deformáveis induz maior motivação para interação, porque esses materiais estão associados a substratos próprios para exploração e manipulação. V. Os materiais de enriquecimento ambiental, quando usados de forma alternada ao longo do tempo, minimizam a perda de interesse do suíno. É correto apenas o que se afirma em II,III e IV III,IV e V I, II e III I, II e V I, IV e V