Logo Passei Direto
Buscar
A palavra “mesmo” pode exercer funções diferentes nas orações, dependendo do sentido e de como se relaciona com os outros elementos gramaticais. No período “Mesmo dormindo muito tempo num dia, na tentativa de recompensar noites mal dormidas, você não se sentirá descansado”, o vocábulo “mesmo” exerce função gramatical de

A) adjetivo.
B) substantivo.
C) advérbio de certeza.
D) conjunção concessiva.
E) pronome demonstrativo.
User badge image
AdmComigo

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar a frase: "Mesmo dormindo muito tempo num dia, na tentativa de recompensar noites mal dormidas, você não se sentirá descansado". Na frase, a palavra "mesmo" está sendo utilizada para indicar uma concessão, ou seja, expressa a ideia de que, apesar de dormir muito, o resultado não será o esperado (não se sentirá descansado). Agora, vamos analisar as alternativas: A) adjetivo - "mesmo" não está qualificando um substantivo. B) substantivo - "mesmo" não está sendo usado como um nome. C) advérbio de certeza - "mesmo" não está expressando certeza. D) conjunção concessiva - "mesmo" está introduzindo uma ideia de concessão, o que se encaixa na função que ele exerce na frase. E) pronome demonstrativo - "mesmo" não está indicando um objeto ou pessoa específica. Portanto, a alternativa correta é: D) conjunção concessiva.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

“De acordo com Lisa Kellett, dermatologista de Toronto, há evidências de que a privação do sono e os padrões de sono alterados (como trabalhar no turno da noite) acabam resultando na diminuição da produção de colágeno e na quebra das elastinas da pele”. Ao reescrever o período em destaque, assinale a alternativa que apresenta a troca do verbo “haver” pelo verbo “existir” de forma correta, conforme as regras formais de concordância verbal.

A) “De acordo com Lisa Kellett, dermatologista de Toronto, existirão evidências de que a privação do sono e os padrões de sono alterados (como trabalhar no turno da noite) acabam resultando na diminuição da produção de colágeno e na quebra das elastinas da pele.”
B) “De acordo com Lisa Kellett, dermatologista de Toronto, existiu evidências de que a privação do sono e os padrões de sono alterados (como trabalhar no turno da noite) acabam resultando na diminuição da produção de colágeno e na quebra das elastinas da pele.”
C) “De acordo com Lisa Kellett, dermatologista de Toronto, existiram evidências de que a privação do sono e os padrões de sono alterados (como trabalhar no turno da noite) acabam resultando na diminuição da produção de colágeno e na quebra das elastinas da pele.”
D) “De acordo com Lisa Kellett, dermatologista de Toronto, existe evidências de que a privação do sono e os padrões de sono alterados (como trabalhar no turno da noite) acabam resultando na diminuição da produção de colágeno e na quebra das elastinas da pele.”
E) “De acordo com Lisa Kellett, dermatologista de Toronto, existem evidências de que a privação do sono e os padrões de sono alterados (como trabalhar no turno da noite) acabam resultando na diminuição da produção de colágeno e na quebra das elastinas da pele.”

Mais conteúdos dessa disciplina