Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Determinada associação, constituída há um ano e meio, com a finalidade institucional de defesa do patrimônio artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, deseja propor uma ação civil pública, com o objetivo de impedir que o Poder Público descaracterize uma praça situada no centro de determinado Município, com a instalação de um estacionamento privado para veículos. Diante dessa situação,

(A) a associação não poderá propor a ação civil pública, haja vista que, no caso apresentado, o instrumento apto a invalidar ato lesivo ao patrimônio público é a Ação Popular, à disposição de qualquer cidadão.
(B) não é possível a proposição da ação civil pública no presente caso, pois as associações, com as finalidades acima descritas, não têm legitimidade para manejar tal instrumento.
(C) a associação somente poderá propor a ação civil pública após a constatação da inércia do Ministério Público, pois sua iniciativa é subsidiária.
(D) a associação somente poderá propor a ação civil pública depois que estiver constituída há pelo menos 2 anos, nos termos da lei civil.
(E) é possível a proposição da ação civil pública, como desejado, já que a associação está constituída há pelo menos 1 ano e tem, entre seus fins institucionais, a defesa do patrimônio histórico, turístico e paisagístico.
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando a legislação sobre a ação civil pública e a legitimidade das associações. (A) A associação não poderá propor a ação civil pública, haja vista que, no caso apresentado, o instrumento apto a invalidar ato lesivo ao patrimônio público é a Ação Popular, à disposição de qualquer cidadão. - Incorreta. Embora a Ação Popular seja um instrumento disponível, a associação pode sim propor a ação civil pública, pois tem legitimidade para tal. (B) Não é possível a proposição da ação civil pública no presente caso, pois as associações, com as finalidades acima descritas, não têm legitimidade para manejar tal instrumento. - Incorreta. Associações que têm como finalidade a defesa do patrimônio têm legitimidade para propor a ação civil pública. (C) A associação somente poderá propor a ação civil pública após a constatação da inércia do Ministério Público, pois sua iniciativa é subsidiária. - Incorreta. A associação pode propor a ação civil pública independentemente da inércia do Ministério Público. (D) A associação somente poderá propor a ação civil pública depois que estiver constituída há pelo menos 2 anos, nos termos da lei civil. - Incorreta. A legislação não exige que a associação tenha pelo menos 2 anos de constituição para propor a ação civil pública. (E) É possível a proposição da ação civil pública, como desejado, já que a associação está constituída há pelo menos 1 ano e tem, entre seus fins institucionais, a defesa do patrimônio histórico, turístico e paisagístico. - Correta. A associação está dentro dos requisitos legais para propor a ação civil pública, pois tem a finalidade de defesa do patrimônio. Portanto, a alternativa correta é: (E) é possível a proposição da ação civil pública, como desejado, já que a associação está constituída há pelo menos 1 ano e tem, entre seus fins institucionais, a defesa do patrimônio histórico, turístico e paisagístico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O segmento sublinhado na frase "Os franceses, apesar de latinos, não costumam usar tanto a calçada", pode ser coerentemente substituído por

a) supostamente latinos
b) conquanto sejam latinos
c) latinos que fossem
d) uma vez latinos
e) porquanto latinos

Mais conteúdos dessa disciplina