Logo Passei Direto
Buscar
A autarquia é uma das entidades que compõe a Administração Pública. A respeito do tema, assinale a alternativa correta.
c) As autarquias, por serem dotadas de personalidade jurídica de direito público, compõem a administração direta. b) As autarquias, por serem dotadas de personalidade jurídica de direito público, compõem a administração direta. a) A criação de autarquia pode ser feita por ato discricionário do chefe do Poder Executivo. d) A autarquia constitui forma de desconcentração administrativa. e) As agências reguladoras são autarquias de regime especial.
User badge image
peter clay magalhaes viana Clay

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre as autarquias: a) A criação de autarquia pode ser feita por ato discricionário do chefe do Poder Executivo. Incorreta. A criação de autarquias deve ser feita por lei, não por ato discricionário. b) As autarquias, por serem dotadas de personalidade jurídica de direito público, compõem a administração direta. Incorreta. As autarquias são entidades da administração indireta, não da direta. c) As autarquias, por serem dotadas de personalidade jurídica de direito público, compõem a administração direta. Incorreta. Mesma justificativa da alternativa b. d) A autarquia constitui forma de desconcentração administrativa. Incorreta. A autarquia é uma forma de descentralização administrativa, não desconcentração. e) As agências reguladoras são autarquias de regime especial. Correta. As agências reguladoras são, de fato, autarquias que possuem um regime especial, com características específicas para a regulação de setores. Portanto, a alternativa correta é: e) As agências reguladoras são autarquias de regime especial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale o elemento diferenciador entre a sociedade de economia mista e a empresa pública.
c) patrimônio.
b) composição do capital.
e) regime jurídico de pessoal.
d) forma de sujeição ao controle estatal.
a) natureza da atividade.

Quanto à natureza jurídica dos Ministérios com base nos conceitos e princípios que estruturam a Administração Pública no Brasil, assinale a alternativa correta.
A) Os Ministérios são Autarquias especiais.
B) Os Ministérios são pessoas jurídicas de direito público.
C) Os Ministérios não têm personalidade jurídica e compõem a Administração Direta.
D) Os Ministérios são entes não personificados integrantes da Administração Indireta.
E) Os Ministérios, integrantes da Administração Direta, podem ou não ter personalidade jurídica, conforme a área de atuação.

A PETROBRAS S.A. é uma sociedade anônima em que particulares podem ter ações, mas cuja acionista majoritária é a União. Nessa situação, a PETROBRAS S.A.
d) integra a administração pública na qualidade de empresa pública.
a) não integra a administração pública.
c) integra a administração pública na qualidade de sociedade de economia mista.
e) todas as assertivas estão incorretas.
b) integra a administração pública na qualidade de parceria público-privada.

Considere as seguintes assertivas, concernentes ao conceito das autarquias: I. Têm capacidade de autoadministração. II. Integram a Administração indireta. III. Dispõem de capacidade específica para a prestação de serviços públicos determinados. IV. Podem ser criadas por ato administrativo. Está correto o que consta APENAS em
d) I e IV.
e) II e III.
a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) II e IV.

Considerando os princípios que regem a Administração Pública, o princípio da legalidade:
b) Busca atuar sem que a figura do administrador seja identificada.
c) Busca a divulgação de resultados, permitindo à população controlar e fiscalizar a administração.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
a) Estabelece a supremacia da lei escrita, evitando o arbítrio dos governantes.
d) Busca promover a obtenção do melhor resultado possível por intermédio da otimização dos instrumentos utilizados.

Quanto às características da administração pública federal brasileira e sua forma de organização, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao final, assinale a opção correspondente.
( ) Os órgãos são compartimentos internos da pessoa pública que compõem sua criação bem como sua extinção são disciplinas reservadas à lei.
( ) A realização das atividades administrativas do Estado, de forma desconcentrada, caracteriza a criação de pessoas jurídicas distintas, componentes da administração pública indireta.
( ) As entidades da administração pública indireta do Poder Executivo, apesar de não submetidas hierarquicamente ao Ministério a que se vinculam, sujeitam-se à sua supervisão ministerial.
( ) O Poder Judiciário e o Poder Legislativo constituem pessoas jurídicas distintas do Poder Executivo e, por isso, integram a administração pública indireta.
a) V, F, V, F
b) V, F, F, V
c) F, V, V, F
d) F, V, F, V
e) V, V, F, V

Sobre os princípios que regem a Administração Pública brasileira é possível afirmar, EXCETO:
e) Os princípios da Administração Pública aplicam-se a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
c) Para resguardar a segurança do Estado e da sociedade o sigilo poderá ser aplicado sem ferir o princípio da publicidade.
b) Constituem princípios explícitos aplicáveis à Administração Pública, os da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
a) A Constituição de 1988 e suas alterações posteriores mencionam explicitamente cinco princípios. Há, contudo, doutrinadores que extraem outros princípios do texto constitucional como um todo. Estes são denominados de princípios implícitos.
d) O princípio da eficiência autoriza a atuação do agente público em desacordo com a previsão legal quando for possível comprovar que serão alcançados resultados melhores e mais econômicos na prestação do serviço público.

Mais conteúdos dessa disciplina