Logo Passei Direto
Buscar
(UNISA) A “literatura jesuíta”, nos primórdios de nossa história:. • marca nossa maturação clássica. • tem fortes doses nacionalistas • está a serviço do poder real. • tem grande valor informativo. • visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e mora.
User badge image
Czoette Zoette

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A literatura jesuíta, nos primórdios da história do Brasil, realmente possui características marcantes. Ela: 1. Marca nossa maturação clássica: Contribui para a formação de uma identidade literária brasileira. 2. Tem fortes doses nacionalistas: Reflete a busca por uma identidade própria em meio à colonização. 3. Está a serviço do poder real: Muitas obras visavam legitimar a presença portuguesa e a missão jesuíta. 4. Tem grande valor informativo: Registra aspectos da cultura indígena e da vida colonial. 5. Visa à catequese do índio: O foco principal era a conversão religiosa e a educação dos indígenas e colonos. Esses elementos mostram a importância da literatura jesuíta na construção da cultura e da sociedade brasileira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia as afirmativas abaixo sobre o herói: Assinale a alternativa correta.
I- Ele reúne em si características positivas.
II- Ele prestigia valores e interesses coletivos.
III- Ele se isola num mundo privado.
As alternativas I e II estão corretas.
Somente II está correta.
Somente I está correta.
As alternativas I e III estão corretas.
Somente III está correta.

(FESP-PE) "Quando as casas baixarem de preço,/ Laura Moura, prenda minha,/ Uma delas será sua sem favor./ Lá fora a bulha da cidade/ Disfarçará nosso prazer.../ E a gente, numa rede maranhense,/ Ao som dum jazz bem blue,/ Balancearemos no calor da noite,/ Sonhando com o sertão." Assinale a afirmativa que não constitui característica do Modernismo e que, assim, não se aplica ao texto acima.
Aproximação dos padrões da linguagem coloquial.
Utilização de versos simétricos, porém brancos.
Síntese poética da nacionalidade pela integração de diversos aspectos culturais do país.
Valorização poética de aspectos da realidade tradicionalmente considerados prosaicos.
Integração na nossa cultura de manifestações artísticas estrangeiras.

(ENEM) O uso do pronome átono no início das frases é destacado por um poeta e por um gramático nos textos abaixo. Comparando a explicação dada pelos autores sobre essa regra, pode-se afirmar que ambos:
Afirmam que não há regras para uso de pronomes.
Criticam a presença de regras na gramática.
Condenam essa regra gramatical.
Relativizam essa regra gramatical.
Acreditam que apenas os esclarecidos sabem essa regra.

(PREFEITURA DE LUTÉCIA – SP) Alguns dos principais escritores realistas brasileiros foram: Assinale a alternativa INCORRETA. Machado de Assis. Cesário Verde. Raul d'Ávila Pompeia. Todas as alternativas. Nenhuma das alternativas.

(UEL, adaptado) "Caminhando contra o vento / Sem lenço, sem documento / No sol de quase dezembro / Eu vou / [...] Por entre fotos e nomes / Sem livro e sem fuzil / Sem fome sem telefone / No coração do Brasil / Ela nem sabe até pensei / Em cantar na televisão / O sol é tão bonito /Eu vou / Sem lenço sem documento / Nada no bolso ou nas mãos / Eu quero seguir vivendo amor." (Caetano Veloso, música "Alegria Alegria") Com base na letra da canção e nos conhecimentos sobre o tropicalismo, é correto afirmar
para o tropicalismo as transformações sociais precedem as mudanças ocorridas no plano subjetivo.
a letra da canção enfatiza temas sociais e revela o engajamento do autor na resistência política armada.
ao criticar a sociedade por meio da construção poética, a canção questiona determinada concepção de esquerda dos anos 1960.
ao valorizar a aproximação com a mídia os tropicalistas colocaram num plano secundário a qualidade estética de suas canções.
a letra da canção mostra que os tropicalistas usavam a arte como instrumento para a tomada do poder.

A _______________________ tem como vocação exprimir os sentimentos, os estados de espírito do sujeito na sua “interioridade” e em sua “profundidade”, e não a de representar o mundo “exterior” e “objetivo”. O lirismo se confunde com a poesia “pessoal” e mesmo “intimista”, e privilegia, assim, a introspecção meditativa, o mais das vezes em tom melancólico, como indica a moda da elegia (COMBE, 2010, p.115). Marque a opção que completa corretamente a frase.
Narrativa.
Literatura.
Poesia moderna.
Poesia lírica.
Narrativa mítica.

Mais conteúdos dessa disciplina