Logo Passei Direto
Buscar
Questão 07: Considere os trechos: “É a sua!” (3º§, texto I) e “Porta aberta!” (5º§, texto I). Assinale a alternativa que corretamente demonstra uma característica que ambos têm em comum.

A) Denotam entonação exclamativa.
B) Não apresentam verbos em sua composição.
C) São frases interrogativas, ou seja, que denotam perguntas.
D) Denotam interrupção ou incompletude na expressão de suas ideias.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas em relação aos trechos “É a sua!” e “Porta aberta!”: A) Denotam entonação exclamativa. - Essa opção pode ser verdadeira, pois ambas as expressões podem ser ditas com uma entonação exclamativa, mas não é a única característica em comum. B) Não apresentam verbos em sua composição. - Ambas as frases realmente não têm verbos, então essa opção é válida. C) São frases interrogativas, ou seja, que denotam perguntas. - Essa opção está incorreta, pois nenhuma das frases é uma pergunta. D) Denotam interrupção ou incompletude na expressão de suas ideias. - Essa opção não se aplica claramente a ambas as frases. A alternativa que melhor demonstra uma característica que ambos têm em comum é: B) Não apresentam verbos em sua composição.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Já declarou Luís Fernando Veríssimo, autor do texto I, que “escrever bem é escrever claro, não necessariamente certo”. Se alinhada em conformidade com os paradigmas linguísticos e gramaticais vigentes na contemporaneidade, a reprodução acima de seu texto apresenta alguns desvios do padrão normativo da língua portuguesa, provavelmente de modo a retratar a fala em seu contexto corriqueiro, característica de crônicas. Isso se pode constatar nas alternativas a seguir, em que se propõem reescritas de trechos retirados do texto. Assinale a única que apresenta uma reescrita e uma justificativa desnecessárias, uma vez que sua reprodução no texto original já está adequada aos padrões normativos da língua.

A) “Uma pequena clareira de solidariedade na jângal.” (3º§) deve ser reescrito como “uma pequena clareira de solidariedade no jângal”, uma vez que “jângal” é substantivo masculino.
B) “[...] você não ouviu o primeiro aviso. ‘Olha a porta aberta!’” (7º§) deve ser reescrito como “[...] você não ouviu o primeiro aviso. ‘Olhe a porta aberta!’”, de modo que o verbo “olhar” concorde com o pronome “você” no modo imperativo.
C) “‘É a sua!’” (3º§) deve ser reescrito com aspas duplas em vez de aspas simples (desconsidere as aspas duplas para a reprodução nesta alternativa), pois reproduz no texto uma única citação, sem abrir uma citação dentro de outra, para o que as aspas simples são usadas.
D) “Luta com o seu semelhante pelo espaço na rua como se fosse o último mamute.” (1º§) pode ser reescrito como “Luta com o seu semelhante pelo espaço na rua como se era o último mamute”, pois o fato hipotético da comparação entre homem e mamute é demonstrado pelo modo indicativo do verbo na reescrita, e não pelo modo subjuntivo no texto original.

Mais conteúdos dessa disciplina