Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

UNOPAR

Sobre a formação de professores bilíngues de surdos, analise as afirmativas a seguir e assinale-as com V (verdadeiro) ou F (falso):

(  ) A educação de surdos teve início no século XX, na França, com professores proficientes em língua de sinais.

(  ) A formação inicial de professores tem sido ofertada através da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura, no entanto com 72 horas de aulas não se forma um professor fluente na língua.

(  ) Com a proposta de educação de surdos na modalidade bilíngue, a surdez sai da educação especial e passa a ser tratada dentro de uma questão linguística.

( ) A formação de professores bilíngues de surdos precisa ter como objetivo principal a escrita e a leitura da língua portuguesa. A Libras não precisa ser utilizada na comunicação em sala, já que se trata de ensino de português como L2.

(  ) Os professores que desejam trabalhar com surdos precisam ser fluentes em Libras, língua principal da comunicação com os surdos.

Assinale a alternativa que contenha a sequência correta.

Alternativas:

  • F – F – F – V – V.
  • F – V – F – V – F.
  • F – V – V – F – V.
  • V – V – F – V – V.
  • V – F – V – F – F.



User badge image
Uerbeson Santos

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre a formação de professores bilíngues de surdos: ( ) A educação de surdos teve início no século XX, na França, com professores proficientes em língua de sinais. É falsa (F). A educação de surdos começou no século XVIII, com o trabalho de Abbe de l'Épée, que foi um dos pioneiros na educação de surdos na França. ( ) A formação inicial de professores tem sido ofertada através da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura, no entanto com 72 horas de aulas não se forma um professor fluente na língua. É verdadeira (V). A carga horária de 72 horas é insuficiente para garantir a fluência em Libras. ( ) Com a proposta de educação de surdos na modalidade bilíngue, a surdez sai da educação especial e passa a ser tratada dentro de uma questão linguística. É verdadeira (V). A abordagem bilíngue considera a surdez como uma questão linguística, promovendo o uso da Libras e da língua portuguesa. ( ) A formação de professores bilíngues de surdos precisa ter como objetivo principal a escrita e a leitura da língua portuguesa. A Libras não precisa ser utilizada na comunicação em sala, já que se trata de ensino de português como L2. É falsa (F). A Libras deve ser utilizada na comunicação em sala, pois é a língua natural dos surdos. ( ) Os professores que desejam trabalhar com surdos precisam ser fluentes em Libras, língua principal da comunicação com os surdos. É verdadeira (V). A fluência em Libras é essencial para a comunicação eficaz com os alunos surdos. Portanto, a sequência correta é: F – V – V – F – V. A alternativa que contém essa sequência é: F – V – V – F – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Uerbeson Santos

ano passado

A educação de surdos passou por algumas propostas educacionais que, segundo estudiosos, foram catastróficas para o aprendizado desses aprendizes. Atualmente, apesar de a Lei nº 14.191/21 ter sido aprovada recentemente, várias escolas de surdos se declaram bilíngues.

Leia as afirmativas a seguir e associe as duas colunas de acordo com as propostas educacionais apresentadas:

Assinale a alternativa que traz a associação correta entre as colunas.

Alternativas:

  • I – A; II – C; III – B.
  • I – A; II – B; III – C.
  • I – B; II – A; III – B.
  • I – C; II – A; III – B.
  • I – C; II – B; III – A.


Essa resposta te ajudou?

0
Dislike1

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina