Logo Passei Direto
Buscar
QUESTÃO 03 – A respeito do Sistema Único de Saúde (SUS), é correto afirmar que:

A) Compete ao SUS a execução de ações de vigilância epidemiológica, caracterizada por um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
B) As ações e os serviços de saúde executados pelo SUS, exceto aqueles realizados mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada.
C) O processo de planejamento do SUS deve ser ascendente, do nível local ao federal, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde das três esferas de gestão.
D) Os serviços privados contratados ou conveniados que integram o SUS são desenvolvidos de acordo com as diretrizes e os princípios do SUS, exceto por não obedecerem à necessidade de preservação da autonomia das pessoas e à descentralização político-administrativa, que exige direção única em cada esfera de governo.
E) Os recursos financeiros do SUS são depositados em cada esfera de sua atuação em conta especial denominada Fundo de Saúde e movimentados sob fiscalização das respectivas Conferências de Saúde.
User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre o Sistema Único de Saúde (SUS): A) Compete ao SUS a execução de ações de vigilância epidemiológica... - Esta afirmação está correta, pois a vigilância epidemiológica é uma das funções do SUS. B) As ações e os serviços de saúde executados pelo SUS, exceto aqueles realizados mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada. - Esta afirmação também está correta, pois o SUS é organizado dessa forma. C) O processo de planejamento do SUS deve ser ascendente... - Esta afirmação é verdadeira, pois o planejamento deve realmente ser ascendente, mas não é a única característica do SUS. D) Os serviços privados contratados ou conveniados que integram o SUS... - Esta afirmação é confusa, pois os serviços privados devem seguir as diretrizes do SUS, mas a parte sobre não obedecer à necessidade de preservação da autonomia é incorreta. E) Os recursos financeiros do SUS são depositados em cada esfera de sua atuação... - Esta afirmação é verdadeira, mas não é a mais abrangente em relação ao SUS. Após essa análise, a alternativa que melhor representa uma afirmação correta e abrangente sobre o SUS é a A), pois aborda diretamente uma das funções essenciais do sistema.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

QUESTÃO 04 – Segundo Mendes (2012), os sistemas de atenção à saúde são respostas sociais deliberadas às necessidades de saúde da população. A respeito desse tópico, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) A crise contemporânea dos sistemas de atenção à saúde reflete o desencontro entre uma situação epidemiológica dominada por condições agudas e um sistema de atenção à saúde voltado para responder às condições crônicas e seus eventos agudos. ( ) Os sistemas de saúde devem guardar coerência com a situação de saúde. No Brasil, atualmente, essa situação se caracteriza por uma transição demográfica acelerada e por uma situação epidemiológica de tripla carga de doenças. ( ) Os sistemas fragmentados de atenção à saúde são caracterizados por um conjunto de pontos de atenção à saúde isolados e incomunicados uns dos outros, o que os torna incapazes de oferecer uma atenção contínua à população. ( ) As Redes de Atenção à Saúde (RAS) contribuem para superar a incoerência entre a situação de saúde e o sistema de atenção à saúde praticado hegemonicamente. As RAS se organizam através de um sistema hierárquico, de tipo piramidal, formatado segundo as densidades relativas de cada nível de atenção em Atenção Básica, Média e Alta Complexidades, em conformidade com as normativas do SUS. ( ) A razão técnica para a crise dos sistemas de atenção à saúde consiste no enfrentamento das condições crônicas na mesma lógica das condições agudas. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) F – V – V – F – V.
B) V – F – F – F – F.
C) F – V – F – F – F.
D) F – F – V – V – V.
E) V – F – F – V – V.

A operacionalização dos atributos da Atenção Primária em Saúde (APS) é essencial para sua qualidade. A respeito desse tópico, relacione a Colunas 1 à Coluna 2, associando os atributos da APS com seus respectivos significados. Coluna 1 1. Primeiro contato. 2. Longitudinalidade. 3. Coordenação. 4. Integralidade. 5. Orientação comunitária. Coluna 2 ( ) Reconhecimento das necessidades das famílias em função do contexto físico, econômico e social em que vivem, o que exige a prática da intersetorialidade para o enfrentamento dos determinantes sociais da saúde proximais e intermediários. ( ) Capacidade de garantir a continuidade da atenção através da equipe de saúde, com o reconhecimento dos problemas que requerem seguimento constante. Se articula com a função de centro de comunicação das Redes de Atenção à Saúde. ( ) Implica a acessibilidade e o uso de serviços para cada novo problema ou novo episódio de um problema para os quais se procura atenção à saúde. ( ) Prestação de um conjunto de serviços pela equipe de saúde que atendam às necessidades da população adscrita nos campos da promoção, da prevenção, da cura, do cuidado, da reabilitação e da paliação, a responsabilização pela oferta de serviços em outros pontos de atenção à saúde e o reconhecimento adequado dos problemas biológicos, psicológicos e sociais que causam as doenças. ( ) Constitui a existência do aporte regular de cuidados pela equipe de saúde e seu uso consistente ao longo do tempo, em um ambiente de relação mútua de confiança e humanizada entre equipe de saúde, indivíduos e famílias. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) 5 – 3 – 2 – 4 – 1.
B) 4 – 1 – 3 – 5 – 2.
C) 5 – 2 – 1 – 4 – 3.
D) 4 – 2 – 1 – 5 – 3.
E) 5 – 3 – 1 – 4 – 2.

Especificamente em relação à Estratégia Saúde da Família (ESF), assinale a alternativa INCORRETA.

A) A ESF favorece a reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da Atenção Básica e de ampliar a resolutividade e o impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades.
B) A ESF não possui responsabilidade pela atenção à saúde da população de rua, uma vez que, na Atenção Básica, essa é uma atribuição dos profissionais do Consultório na Rua.
C) Recomenda-se que o número de pessoas por equipe da ESF considere o grau de vulnerabilidade das famílias do território, sendo que, quanto maior o grau de vulnerabilidade, menor deverá ser a quantidade de pessoas por equipe.
D) É formada por uma equipe multiprofissional composta por, no mínimo, médico generalista ou especialista em Saúde da Família ou médico de Família e Comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, podendo acrescentar a essa composição, como parte da equipe multiprofissional, os profissionais de saúde bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ ou técnico em saúde bucal.
E) O número de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.

Mais conteúdos dessa disciplina