Logo Passei Direto
Buscar
Questão 5/10 - Elementos do Processo Penal

“O art. 48 do CPP prevê a indivisibilidade da ação penal de iniciativa privada; assim, “A queixa contra qualquer dos autores do crime obrigará ao processo de todos, e o Ministério Público velará pela sua indivisibilidade.” (Brasil, 1941)”.

Fonte: Aula 03, Tema 03, Texto da Aula.

Embasado nos estudos realizados na disciplina de Elementos do Processo Penal, analise as alternativas abaixo e, depois, assinale a que apresenta as informações corretas sobre a proposta de renúncia com relação ao princípio da indivisibilidade.

User badge image
Estudo Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

O artigo 48 do CPP realmente estabelece a indivisibilidade da ação penal de iniciativa privada, o que significa que, se a queixa for apresentada contra um dos autores do crime, todos os coautores devem ser processados. Quanto à proposta de renúncia em relação ao princípio da indivisibilidade, é importante destacar que a renúncia à ação penal não pode ser feita de forma isolada por um dos querelantes, pois isso comprometeria a integridade do processo. Assim, a renúncia deve ser feita por todos os querelantes, caso contrário, a ação deve prosseguir em relação a todos os envolvidos. Se precisar de mais detalhes sobre as alternativas, sinta-se à vontade para perguntar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina