Ed
há 2 anos
Na prófase I da meiose, os cromossomos passam por várias etapas, e a descrição que você forneceu se refere ao momento em que os cromossomos homólogos começam a se separar, mas ainda estão conectados pelos quiasmas, que são os pontos onde ocorreu o crossing over. Vamos analisar as alternativas: A) Leptóteno - Nesta fase, os cromossomos começam a se condensar, mas ainda não estão pareados. B) Diplóteno - É nesta fase que os cromossomos homólogos começam a se separar, mas os quiasmas ainda permanecem visíveis. C) Zigóteno - Aqui, os cromossomos homólogos se emparelham, mas ainda não ocorre a separação. D) Paquíteno - Nesta fase, os cromossomos estão totalmente pareados e ocorre o crossing over, mas a separação ainda não é evidente. Portanto, a alternativa correta, onde os cromossomos pareados começam a se separar e os quiasmas ainda estão presentes, é: B) Diplóteno.
Cadastre-se ou realize login