Logo Passei Direto
Buscar
Um ponto crucial que separa a psicanálise de boa parte das psicoterapias é o manejo técnico daquilo que inicialmente Freud considerava como resistência e, depois, como força motriz do tratamento. Designado como repetição de protótipos infantis no quadro da relação analítica, trata-se do conceito de:

A transferência.
B complexo de castração.
C pulsão de vida.
D pulsão de morte.
E narcisismo.
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções em relação ao conceito que Freud desenvolveu sobre a resistência e a repetição de protótipos infantis na relação analítica. A transferência é um conceito central na psicanálise, onde o paciente projeta sentimentos e experiências passadas, especialmente da infância, em relação ao analista. Isso se relaciona diretamente com a ideia de repetição de protótipos infantis. Vamos às opções: A) A transferência - Refere-se exatamente ao que foi descrito, onde as experiências infantis são repetidas na relação com o analista. B) Complexo de castração - Relaciona-se a um conceito específico sobre a sexualidade infantil, mas não abrange a ideia de repetição na relação analítica. C) Pulsão de vida - Refere-se a forças que impulsionam a vida e a criatividade, mas não se relaciona diretamente com a resistência e a repetição. D) Pulsão de morte - Relaciona-se a instintos destrutivos, mas não é o foco da questão. E) Narcisismo - Refere-se à autoabsorção e à relação com o eu, mas não aborda a repetição de protótipos infantis. Portanto, a alternativa correta é: A) A transferência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O inconsciente é considerado o núcleo da teoria psicanalítica. Isso faz com que as técnicas dessa abordagem de psicoterapia tenham a finalidade de acessar a parte mais profunda e desconhecida da mente humana, onde se encontram os desejos, os impulsos, as lembranças e os conflitos reprimidos que influenciam o comportamento, o pensamento e a personalidade de um indivíduo. Diante do exposto, quanto às técnicas da psicanálise, assinale a afirmativa correta.

A Análise dos sonhos é a técnica que consiste em pedir ao paciente que fale livremente sobre o que lhe vier à mente, sem censura ou crítica, visando acessar os conteúdos inconscientes inerentes aos sintomas, seus sonhos e fantasias.
B Associação livre consiste em interpretar o significado oculto dos sonhos, que são considerados geralmente para o inconsciente, permitindo ao psicanalista discernir entre o conteúdo manifesto e latente do sonho, usando as regras da condensação, do deslocamento, da representação e da elaboração.
C Análise da contratransferência resistente consiste em identificar e superar os obstáculos apresentados pelo paciente para aceitar ou modificar os seus conteúdos inconscientes; permite melhorar a defesa do ego, evitando o sofrimento ou a angústia que a emergência do inconsciente pode provocar.
D Análise da transferência se refere à relação emocional estabelecida entre o paciente e o psicanalista, na qual há projeção de sentimentos, desejos e conflitos atuais ou passados, com figuras significativas, tais como pais, irmãos ou parceiros; permitindo reviver e elaborar experiências que marcam a personalidade de uma pessoa.

Mais conteúdos dessa disciplina