Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
Analise as alternativas, em seguida, assinale a opção correta.

a. O ato de investigar, por sua natureza, é invasivo, portanto, carece de controle absoluto, pois o dano produzido pela atividade investigativa deverá ser apenas e tão somente o extremamente necessário para a coleta de elementos objetivos e subjetivos capazes de reconstituir o fato investigado.
b. O ato de investigar, por sua natureza, é invasivo, todavia, não carece de controle absoluto, pois o dano produzido pela atividade investigativa é algo esperado e aceitável.
c. O ato de investigar, mesmo não sendo invasivo, carece de controle absoluto, todavia, o dano produzido pela atividade investigativa, uma vez objetivando a coleta de elementos objetivos e subjetivos capazes de reconstituir o fato investigado, poderá ir além do necessário.
d. O ato de investigar, sendo bidimensional, apenas limita os direitos e garantias do cidadão.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma: a) O ato de investigar, por sua natureza, é invasivo, portanto, carece de controle absoluto, pois o dano produzido pela atividade investigativa deverá ser apenas e tão somente o extremamente necessário para a coleta de elementos objetivos e subjetivos capazes de reconstituir o fato investigado. - Esta opção enfatiza a necessidade de controle e a minimização de danos, o que é uma perspectiva válida. b) O ato de investigar, por sua natureza, é invasivo, todavia, não carece de controle absoluto, pois o dano produzido pela atividade investigativa é algo esperado e aceitável. - Aqui, a ideia de que o dano é aceitável pode ser problemática, pois a investigação deve sempre buscar minimizar danos. c) O ato de investigar, mesmo não sendo invasivo, carece de controle absoluto, todavia, o dano produzido pela atividade investigativa, uma vez objetivando a coleta de elementos objetivos e subjetivos capazes de reconstituir o fato investigado, poderá ir além do necessário. - Esta opção contradiz a premissa de que investigar não é invasivo, o que a torna confusa. d) O ato de investigar, sendo bidimensional, apenas limita os direitos e garantias do cidadão. - Esta opção é muito simplista e não aborda a complexidade do ato de investigar. Após essa análise, a alternativa que melhor reflete a necessidade de controle e a minimização de danos na investigação é a) O ato de investigar, por sua natureza, é invasivo, portanto, carece de controle absoluto, pois o dano produzido pela atividade investigativa deverá ser apenas e tão somente o extremamente necessário para a coleta de elementos objetivos e subjetivos capazes de reconstituir o fato investigado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise as alternativas, em seguida, assinale a opção correta:

a. Os procedimentos operacionais de apuração, em regra, são executados em sigilo, exatamente para garantir a exequibilidade da investigação. Desta forma, Além de escrito ele ainda é sigiloso. Se o inquérito policial visa a investigação, a elucidação, a descoberta das infrações penais e das respectivas autorias, pouco ou quase nada valeria a ação da polícia judiciária se não pudesse ser guardado o necessário sigilo durante a sua realização.
b. A autoridade assegurará no inquérito o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da sociedade.
c. De acordo com o Art. 7º, Inciso XIV da Lei nº 8.906/94, é direito do advogado “examinar em qualquer repartição policial, mesmo sem procuração, autos de flagrante e de inquérito, findos ou em andamento, ainda que conclusos à autoridade, podendo copiar peças e tomar apontamentos”, todavia, a par das divergências jurisprudenciais e doutrinárias, em se tratando de procedimento investigativo cujo sigilo foi determinado por decisão judicial, apenas com autorização judicial o advogado poderá acessá-lo, estando o material sigiloso formalmente documentado ou não nos autos.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. O legislador constituinte, objetivando dar equilíbrio às relações jurídicas afetadas pelo princípio da publicidade, estabeleceu exceções ao direito à informação, isso ao tutelar hipóteses de sigilo, o que pode ser extraído da leitura do Inc. XXXIII do Art. 5º da CF/88.

Mais conteúdos dessa disciplina