Logo Passei Direto
Buscar
(FGV/2022 - Adaptada) O ius puniendi do Estado tem como condição de exercício a ação penal. No que se refere ao tema da ação penal, é correto afirmar que: A- o exercício da ação penal pelo crime de estelionato, em qualquer caso, depende de representação do ofendido. B- a queixa contra qualquer dos autores do crime obrigará ao processo de todos, cabendo ao Ministério Público velar pela sua divisibilidade. C- não será cabível ação penal privada subsidiária da pública pelo ofendido quando o órgão de execução do Ministério Público promover o arquivamento do inquérito policial. D- nos casos em que a lei exigir a representação do ofendido nos crimes processados por ação penal pública, a vitima poderá retratar-se da representação depois do recebimento da denúncia. E- todos os crimes contra a honra estão submetidos ao regime da ação penal privada, salvo quando praticados em desfavor do presidente da República ou contra chefe de governo estrangeiro, ocasião na qual se processam mediante ação penal pública, apos requisição do ministro da Justica.
User badge image
Cristiane Barbosa

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A) O exercício da ação penal pelo crime de estelionato, em qualquer caso, depende de representação do ofendido. Análise: O crime de estelionato é um crime de ação penal pública, ou seja, não depende de representação do ofendido. B) A queixa contra qualquer dos autores do crime obrigará ao processo de todos, cabendo ao Ministério Público velar pela sua divisibilidade. Análise: A queixa é uma ação penal privada, e a divisibilidade não é uma obrigação do Ministério Público, pois ele atua em ações penais públicas. C) Não será cabível ação penal privada subsidiária da pública pelo ofendido quando o órgão de execução do Ministério Público promover o arquivamento do inquérito policial. Análise: Esta afirmação é correta, pois se o MP arquiva o inquérito, não cabe a ação penal privada subsidiária. D) Nos casos em que a lei exigir a representação do ofendido nos crimes processados por ação penal pública, a vítima poderá retratar-se da representação depois do recebimento da denúncia. Análise: A retratação da representação deve ocorrer antes do recebimento da denúncia, não depois. E) Todos os crimes contra a honra estão submetidos ao regime da ação penal privada, salvo quando praticados em desfavor do presidente da República ou contra chefe de governo estrangeiro, ocasião na qual se processam mediante ação penal pública, após requisição do ministro da Justiça. Análise: Esta afirmação é verdadeira, pois crimes contra a honra geralmente são de ação penal privada, exceto nas situações mencionadas. Diante da análise, a alternativa correta é: C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(FCC/2022 - Adaptada) O inquérito policial representa um procedimento administrativo cujo objetivo é apurar a prática de determinada infração penal. O inquérito policial, nos crimes em que a ação pública depender de representação:

não poderá sem ela ser iniciado.

exige a manifestação prévia do Ministério Público.

não poderá ser arquivado pelo Ministério Público.

não poderá ser instaurado sem a queixa.

depende da iniciativa do Ministério Público.


Mais conteúdos dessa disciplina