Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
006 A albumina é a proteína mais abundante circulante do plasma e dos líquidos extracelulares e em casos de praticantes de atividade física, pode seus valores podem estar alterados, como demonstra o estudo de Kock, Neto e Machado (2017), onde foi observado que em relação ao moderado/alto nível de atividade física houve maiores níveis de hemoglobina e menores valores de colesterol total. A condição de hiperalbuminemia normalmente se relaciona com:

A) desidratação.
B) infecções crônicas.
C) desnutrição.
D) inflamação.
E) infecções agudas.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à pergunta sobre a hiperalbuminemia, é importante entender as condições que podem levar a um aumento nos níveis de albumina no plasma. Analisando as alternativas: A) Desidratação - A desidratação pode causar um aumento na concentração de albumina, pois a quantidade de líquido no plasma diminui, resultando em uma maior concentração de proteínas. B) Infecções crônicas - Normalmente, infecções crônicas estão associadas a uma resposta inflamatória que pode levar a uma diminuição da albumina, não ao aumento. C) Desnutrição - A desnutrição geralmente resulta em níveis baixos de albumina, pois a síntese de proteínas é comprometida. D) Inflamação - A inflamação tende a causar uma diminuição nos níveis de albumina, devido ao aumento da permeabilidade vascular e à utilização de proteínas pelo corpo. E) Infecções agudas - Assim como as infecções crônicas, infecções agudas geralmente estão associadas a uma resposta inflamatória que pode levar a uma diminuição da albumina. Portanto, a condição de hiperalbuminemia normalmente se relaciona com: A) desidratação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

001 (HCRP – 2021) - O índice de massa corporal (IMC) é utilizado na avaliação nutricional de adultos e a relação cintura/quadril (RCQ) como indicador de deposição de gordura abdominal, para verificar o risco que uma pessoa tem de desenvolver uma doença cardiovascular. A classificação do estado nutricional, segundo o IMC, de uma mulher que pretende iniciar a prática de exercício físico, com 52 anos, 1,58 cm de altura e 72 Kg de peso, que apresenta RCQ igual a 0,88 é:

A) Obesa, com indicativo de risco cardiovascular.
B) Obesa, sem indicativo de risco cardiovascular.
C) Nenhuma das alternativas acima.
D) Sobrepeso, com indicativo de risco cardiovascular.
E) Normal, com indicativo de risco cardiovascular.

003 Sobre a avaliação nutricional do esportista, analise as afirmativas. I- A avaliação nutricional completa envolve a antropometria, a avaliação dietética, a avaliação bioquímica e a avaliação clínica. II- O peso corporal é uma medida antropométrica constituída por massa óssea, tecido adiposo, tecido muscular e água. III- A avaliação clínica pode ser realizada por medidas diretas, baseadas nas determinações dos nutrientes no sangue, urina ou tecido corporal e por medidas indiretas, baseadas na falha de processos fisiológicos dependentes de nutrientes. IV- O inquérito alimentar oferece subsídios para a determinação da orientação nutricional, mesmo para indivíduos classificados em estado nutricional adequado pela antropometria.

A) I e II, apenas.
B) II, III e IV, apenas.
C) II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e IV, apenas.

Sobre a avaliação e o estado nutricional do indivíduo adulto, analise as afirmativas a seguir. I. Um homem adulto apresenta taxa metabólica basal maior que uma mulher de mesmo peso e altura. II. O local recomendado pela Organização Mundial da Saúde para medição da circunferência da cintura é o ponto médio entre a costela inferior e a crista ilíaca. III. O Índice de Massa Corporal (IMC) não deve ser usado isoladamente para avaliar o estado nutricional, pois é um indicador pobre para avaliar a composição nutricional. Estão corretas as afirmativas:

A) II e III, apenas.
B) I e III, apenas.
C) I, II e III.
D) I e II, apenas.

005 (UFSB) Sobre a aferição de dobras cutâneas em adultos, assinale a afirmativa correta:

A) É utilizada para estimar a gordura corporal total por meio de valores de gordura subcutânea em vários pontos do corpo.
B) É utilizada para estimar a gordura corporal subcutânea e abdominal por meio da medida de circunferências em um ou mais pontos do corpo.
C) Deve ser feita do lado esquerdo do corpo, nas regiões do tríceps, bíceps, coxa e panturrilha, para estimar a gordura corporal total.
D) É utilizada para estimar a gordura corporal total por meio de valores de gordura intramuscular em um ou mais pontos do corpo.

007 A avaliação bioquímica isolada não deve ser conclusiva sobre o estado nutricional de um indivíduo, mas é importante que seja combinada com dados antropométricos e inquérito alimentar. Sobre as medidas bioquímicas de avaliação do estado nutricional, assinale a alternativa correta.

A) A dosagem da ferritina sérica avalia o estoque de ferro, e o ferro sérico avalia o ferro circulante. Ambos podem ser utilizados para detectar e avaliar os diferentes estágios de carência de ferro.
B) Os vegetarianos podem ter deficiência de vitamina B12, e o hemograma é o melhor método diagnóstico para essa deficiência.
C) A dosagem da creatinina urinária é utilizada apenas como marcador da função renal. A excreção está aumentada na insuficiência renal.
D) Os indicadores albumina e transferrina podem estar diminuídos na falência cardíaca, e essa diminuição está associada à desnutrição.
E) A albumina é uma proteína que se relaciona com o estado nutricional de um indivíduo. A hiperalbuminemia pode estar relacionada com a desnutrição e o aparecimento de edema.

Mais conteúdos dessa disciplina