Logo Passei Direto
Buscar
O DNA se encontra em uma estrutura de dupla hélice, onde cada nucleotídeo se liga ao próximo e ao seu complementar. Marque a alternativa que justifica a possibilidade da formação da dupla hélice. Presença de pontes de hidrogênio entre bases purinas e pirimídicas e de ligações covalente com o próximo nucleotídeo. As ligações covalentes entre os átomos de carbono com o complementar e com o adjacente. A ligação fosfodiéster entre o fosfato de um nucleotídeo e a pentose do nucleotídeo seguinte e ligações de hidrogênio com o nucleotídeo complementar. A ligação coordenada em direção aos átomos do mesmo elemento mais eletronegativo na cadeia e ao seu complementar. A ligação entre as riboses que acontece devido as fitas não serem complementares.

c) Em um nucleotídeo o grupo fosfato ligado ao carbono 5 da pentose realiza uma ligação fosfodiéster com o oxigênio do carbono 3 da pentose do nucleotídeo seguinte. A ligação que une dois nucleotídeos é a fosfodiéster que ocorre entre o fósforo do grupo fosfato ligado ao carbono 5 de uma pentose com a hidroxila do carbono 3 da pentose do outro nucleotídeo. A união da dupla fita é feita por nucleotídeos complementares ligados por interações de hidrogênio.
User badge image
Estudo Através de Questões

ano passado

DNA
15 pág.

ESTÁCIO EAD

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para justificar a formação da dupla hélice do DNA, é importante considerar como os nucleotídeos se conectam entre si e como as fitas se mantêm unidas. Analisando as alternativas: 1. Presença de pontes de hidrogênio entre bases purinas e pirimídicas e de ligações covalente com o próximo nucleotídeo. - Embora mencione as pontes de hidrogênio, não explica corretamente a ligação entre nucleotídeos. 2. As ligações covalentes entre os átomos de carbono com o complementar e com o adjacente. - Não é uma descrição precisa do que ocorre na estrutura do DNA. 3. A ligação fosfodiéster entre o fosfato de um nucleotídeo e a pentose do nucleotídeo seguinte e ligações de hidrogênio com o nucleotídeo complementar. - Esta alternativa descreve corretamente a ligação fosfodiéster que conecta nucleotídeos e menciona as ligações de hidrogênio que unem as fitas complementares. 4. A ligação coordenada em direção aos átomos do mesmo elemento mais eletronegativo na cadeia e ao seu complementar. - Esta descrição não é precisa e não se aplica ao DNA. 5. A ligação entre as riboses que acontece devido as fitas não serem complementares. - Esta afirmação é incorreta, pois as fitas do DNA são complementares. A alternativa que melhor justifica a formação da dupla hélice do DNA é: c) A ligação fosfodiéster entre o fosfato de um nucleotídeo e a pentose do nucleotídeo seguinte e ligações de hidrogênio com o nucleotídeo complementar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A formação da dupla hélice do DNA é possível devido à presença de pontes de hidrogênio entre as bases purinas e pirimidínicas, além das ligações fosfodiéster entre os nucleotídeos. Essas interações são fundamentais para a estabilidade e estrutura da molécula de DNA. Portanto, a alternativa que justifica a possibilidade da formação da dupla hélice do DNA é: Presença de pontes de hidrogênio entre bases purinas e pirimidínicas e de ligações fosfodiéster entre os nucleotídeos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

DNA
15 pág.

ESTÁCIO EAD

Mais perguntas desse material

Na replicação do DNA cada fita na dupla hélice servirá de modelo para a síntese de uma nova fita complementar, por isso pode-se dizer que a replicação é semiconservativa. Em relação à replicação do DNA e seus aspectos gerais, assinale a alternativa correta.
A DNA-polimerase requer iniciadores (primers) e um molde para sintetizar o DNA, sendo o sentido da replicação 3' ---- 5'.
DNA de fita dupla é replicado de forma contínua, ocorre de forma bidirecional.
A replicação do DNA eucariótico necessita de proteínas adicionais para separar as fitas de DNA, desenrolar a hélice e ligar-se ao DNA fita dupla do plasmídeo.
A replicação completa do DNA necessita apenas de uma DNA-ligase, um fator de um start-códon, de topoisomerases e de um stop-códon
A replicação do DNA necessita de DNA polimerases com diferentes graus de acurácia e processividade.
A) A DNA-polimerase requer iniciadores (primers) e um molde para sintetizar o DNA, sendo o sentido da replicação 3' ---- 5'.
B) DNA de fita dupla é replicado de forma contínua, ocorre de forma bidirecional.
C) A replicação do DNA eucariótico necessita de proteínas adicionais para separar as fitas de DNA, desenrolar a hélice e ligar-se ao DNA fita dupla do plasmídeo.
D) A replicação completa do DNA necessita apenas de uma DNA-ligase, um fator de um start-códon, de topoisomerases e de um stop-códon
E) A replicação do DNA necessita de DNA polimerases com diferentes graus de acurácia e processividade.

Mais conteúdos dessa disciplina