Logo Passei Direto
Buscar
Questão 3/10 - Saúde Única
As doenças negligenciadas são aquelas causadas por agentes infecciosos ou parasitas e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda. Essas enfermidades também apresentam indicadores inaceitáveis e investimentos reduzidos em pesquisas, produção de medicamentos e em seu controle. Sobre as doenças negligenciadas, marque (V) verdadeiro ou (F) Falso:
As doenças negligenciadas são doenças do passado, que já foram erradicadas, no entanto esse panorama só se aplica aos que vivem em grandes centros urbanos, onde as condições de vida e de higiene melhoraram.
O combate às doenças negligenciadas é um tema complexo que deve ter envolvimento do governo, por meio do desenvolvimento de políticas públicas para combater tais doenças e condições sociais, como o investimento em saneamento e políticas preventivas que garantam o acesso a tratamento adequado.
Dentre as doenças consideradas negligenciadas temos como exemplo a Neurocisticercose, Leishmaniose e Raiva, apresentando indicadores inaceitáveis e investimentos reduzidos em pesquisas, produção de medicamentos e em seu controle.
a) V – V – V
b) F – V – V
c) V – F – V
d) V – V – F
e) F – F – F
User badge image
Questões para o Sucesso

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre as doenças negligenciadas: 1. As doenças negligenciadas são doenças do passado, que já foram erradicadas, no entanto esse panorama só se aplica aos que vivem em grandes centros urbanos, onde as condições de vida e de higiene melhoraram. Essa afirmação é falsa (F). As doenças negligenciadas ainda existem e não foram erradicadas, afetando principalmente populações de baixa renda, independentemente de estarem em áreas urbanas ou rurais. 2. O combate às doenças negligenciadas é um tema complexo que deve ter envolvimento do governo, por meio do desenvolvimento de políticas públicas para combater tais doenças e condições sociais, como o investimento em saneamento e políticas preventivas que garantam o acesso a tratamento adequado. Essa afirmação é verdadeira (V). O combate a essas doenças realmente requer políticas públicas e investimentos em saúde e saneamento. 3. Dentre as doenças consideradas negligenciadas temos como exemplo a Neurocisticercose, Leishmaniose e Raiva, apresentando indicadores inaceitáveis e investimentos reduzidos em pesquisas, produção de medicamentos e em seu controle. Essa afirmação é verdadeira (V). As doenças mencionadas são, de fato, consideradas negligenciadas e apresentam os problemas descritos. Agora, organizando as respostas: - 1ª afirmação: F - 2ª afirmação: V - 3ª afirmação: V Portanto, a sequência correta é: b) F – V – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmação sobre as doenças negligenciadas: 1. As doenças negligenciadas são doenças do passado, que já foram erradicadas, no entanto esse panorama só se aplica aos que vivem em grandes centros urbanos, onde as condições de vida e de higiene melhoraram. Esta afirmação é Falsa (F). As doenças negligenciadas são aquelas que ainda afetam populações, principalmente de baixa renda, e que não receberam a devida atenção em termos de pesquisa, produção de medicamentos e controle, não sendo exclusivas de grandes centros urbanos. 2. O combate às doenças negligenciadas é um tema complexo que deve ter envolvimento do governo, por meio do desenvolvimento de políticas públicas para combater tais doenças e condições sociais, como o investimento em saneamento e políticas preventivas que garantam o acesso a tratamento adequado. Esta afirmação é Verdadeira (V). O combate às doenças negligenciadas requer ações coordenadas do governo, incluindo o desenvolvimento de políticas públicas, investimentos em saneamento básico, prevenção e acesso a tratamentos adequados. 3. Dentre as doenças consideradas negligenciadas temos como exemplo a Neurocisticercose, Leishmaniose e Raiva, apresentando indicadores inaceitáveis e investimentos reduzidos em pesquisas, produção de medicamentos e em seu controle. Esta afirmação é Verdadeira (V). Neurocisticercose, Leishmaniose e Raiva são exemplos de doenças negligenciadas que sofrem com indicadores inaceitáveis e falta de investimentos em pesquisa, produção de medicamentos e controle. Portanto, a sequência correta é: b) F – V – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 1/10 - Saúde Única
A relação entre saúde e meio ambiente é um tema importante para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são uma agenda global adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Os ODS têm como objetivo principal promover o desenvolvimento sustentável em todo o mundo, abordando questões como a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades sociais e a proteção do meio ambiente.
Considerando a relação entre a saúde e o meio ambiente, analise os itens e assinale a afirmativa CORRETA.
A existência de vida no planeta Terra independe indiretamente dos recursos naturais. A disponibilidade e a qualidade de elementos como a água, luz, espaço, oxigênio são dispensáveis para a sobrevivência e manutenção das espécies.
O crescimento populacional associado à contaminação de compartimentos ambientais traz desafios para a manutenção da saúde ambiental.
Implementar medidas de conservação ambiental é também uma das formas de promoção de saúde pública. Isso porque o contexto da degradação ambiental e da poluição demanda o adequado monitoramento para maximizar os riscos aos ecossistemas.
As formas de vida presentes no planeta interagem com esses compartimentos ambientais de maneira física, química e antropológica.
A poluição resulta principalmente de atividades humanas como o lançamento de efluentes (esgoto) com tratamento, descarte adequado de resíduos, armazenamento de produtos químicos sem critérios técnicos etc.
a) A
b) B
c) C
d) D
e) E

Questão 7/10 - Saúde Única
Leia o extrato do texto a seguir:
“A cada instante observa-se um aumento no consumo de medicamentos em todos os locais do mundo. Este aumento ocorre tanto pelo uso de humanos quanto de animais. A utilização cada vez mais prevalente destes levam, de forma inevitável, estas moléculas químicas para o meio ambiente, seja de forma direta ou indireta, sendo depositados no solo ou na água”.
Considerando a contaminação do meio ambiente por fármacos analise as afirmativas a seguir.
Os fármacos são “moléculas químicas” largamente utilizadas na prática clínica humana, veterinária e agrícola, o que conduz a uma inevitável introdução contínua desta classe de contaminantes no meio ambiente.
Após a passagem do fármaco pelo corpo humano ou animal, as substâncias ativas acabam por ser excretadas do organismo. Esta excreção pode ocorrer por várias vias, podendo ser pela urina, fezes, suor etc. Os fármacos podem ser excretados na sua forma original (a substância continua ativa) ou na forma de metabolitos, que podem estar ativos ou inativos.
Os fármacos presentes em concentrações baixas no ambiente não representam riscos para a saúde humana ou animal. Uma vez que, apenas a exposição prolongada aos fármacos causa efeitos negativos da acumulação no organismo.
São várias as fontes de contaminação do meio ambiente por fármacos. A fonte mais conhecida está ligada ao ser humano, que utiliza os fármacos para a profilaxia, minimização de sintomas, manutenção ou cura de uma patologia e que acaba por eliminar o fármaco inalterado ou seus metabólitos.
a) I e III
b) I, II, III
c) I, II e IV
d) II, III, IV
e) I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina