Logo Passei Direto
Buscar
As teorias morfológicas, formuladas inicialmente pelo psiquiatra alemão Kretschmer, enfatizam aspectos estruturais do corpo e buscam reconhecer tipos corporais para definir uma tipologia. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o tipo físico orgânico e suas características:

Tipo físico: picnino; descrição: gordo, arredondado; temperamento: ciclotímico diastésico e/ou oscila entre tristeza e alegria.
Tipo físico: picnino; descrição: gordo, arredondado; temperamento: ciclotímico diastésico e/ou oscila entre tristeza e alegria.
Tipo físico: leptossômico; descrição: alto, esguio, tenaz e explosivo.
Tipo físico: atlético; descrição: alto, esguio, idealista reformador.
Tipo físico: picnino: descrição: oscila entre tristeza e alegria, sendo ao mesmo tempo tenaz e explosivo.
User badge image
Questões para o Sucesso

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

O tipo físico picnino, segundo as teorias morfológicas de Kretschmer, é caracterizado por ser gordo e arredondado, com um temperamento ciclotímico, que oscila entre tristeza e alegria. Portanto, a alternativa correta é: Tipo físico: picnino; descrição: gordo, arredondado; temperamento: ciclotímico diastésico e/ou oscila entre tristeza e alegria.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta que apresenta o tipo físico orgânico e suas características de acordo com as teorias morfológicas de Kretschmer é:
Tipo físico: picnino; descrição: gordo, arredondado; temperamento: ciclotímico diastésico e/ou oscila entre tristeza e alegria.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo as teorias da psicanálise, desenvolvidas por Sigmund Freud em Viena, no início do século XX, e progressivamente ampliada e difundida desde então até os nossos dias, a abordagem da psicologia se caracteriza por considerar o inconsciente e os conteúdos nele presentes como fatores determinantes dos comportamentos humanos. Ao tratar do inconsciente, a psicanálise inclui entre seus objetos de estudo a relação entre desejos inconscientes, comportamentos e sentimentos. A ação clínica, segundo Freud, baseia-se:
Na escuta e na interpretação de conteúdos inconscientes manifestos em palavras, sonhos, ações e produções imaginárias, passíveis de serem observados por meio da livre associação e do processo de transferência que ocorre na relação psicoterápica.
Na escuta e na interpretação de conteúdos inconscientes manifestos em palavras, sonhos, ações e produções imaginárias, passíveis de serem observados por meio da livre associação e do processo de transferência que ocorre na relação psicoterápica.
Na escuta e na opinião de conteúdos inconscientes manifestos em palavras, sonhos, ações e produções imaginárias, passíveis de serem observados por meio da livre associação e do processo de transferência que ocorre na relação psicoterápica.
Na escuta e na elaboração de conteúdos inconscientes manifestos em palavras, sonhos, ações e produções imaginárias, não passíveis de serem observados por meio da livre associação e do processo de transferência que ocorre na relação psicoterápica.
a) I
b) II
c) III
d) IV

Entre o período de 1920 a 1923, Freud expandiu seus postulados, ao introduzir o conceito de aparelho psíquico constituído pelo Id, Ego e Superego. O Id possui estrutura inconsciente regida pelo princípio do prazer, na qual estão sediadas as pulsões de vida e de morte, bem como os instintos, correspondendo ao reservatório da energia psíquica. O Ego é uma estrutura reguladora regida pelo princípio da realidade, que busca o equilíbrio e opera na instância consciente e o Superego é a estrutura originária da internalização das proibições, regida pelo princípio da moralidade, dos limites e da autoridade. Sobre os mecanismos de defesa do Ego, pode-se afirmar:
Diversas modalidades de defesa do ego podem ser observadas em nossos pacientes.
Os mecanismos são acionados e operam em nível consciente para resguardar a integridade, a organização e o equilíbrio do ego.
Entre os mecanismos de defesa mais comuns, podemos destacar: negação, regressão e formação passiva.
Durante a interação do ego com o fator gerador de tensão não ocorre a substituição de um mecanismo por outro.
Os mecanismos de defesa ocorrem, de modo inconsciente e a despeito da vontade do indivíduo, para auxiliar o indivíduo a se posicionar diante das situações, porém, não são capazes de contribuir para o alívio do sofrimento.
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V

Os mecanismos de defesa são acionados e operam em nível inconsciente para resguardar a integridade, a organização e o equilíbrio do ego. Entre os mecanismos de defesa existentes, podemos destacar um mecanismo que: Frente a uma situação angustiante, ou devido à emergência de um conteúdo inconsciente ameaçador, o indivíduo retorna a etapas anteriores de seu desenvolvimento, nas quais ele sentia segurança e apresenta comportamentos regredidos, infantis ou primitivos, o que pode incluir excesso de lembranças e devaneios. A descrição acima se refere a qual mecanismo de defesa existente no Ego?
Regressão.
Negação.
Formação reativa.
Regressão.
Projeção.
Recalque ou repressão.
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V

apresenta comportamentos regredidos, infantis ou primitivos, o que pode incluir excesso de lembranças e devaneios. Tal mecanismo pode ser observado, por exemplo, quando nasce um novo irmão e a criança mais velha apresenta comportamentos infantilizados, por medo de perder o amor dos pais.

a.
b.
c.
d.
e.

Segundo Volpi (2004), o temperamento pode ser transmitido de pais para filhos e apesar de não ser suscetível de aprendizagem, pode ser amenizado por meio de ação educacional, competindo ao caráter a tarefa modeladora. Da formação da personalidade, processo que ocorre desde a gestação, participam elementos do temperamento, geneticamente

a.
b.
c.
d.
e.

O que é considerado como desvios relativos ao conceito do normal estatístico na psicopatologia?

Os processos sensório-motores que acarretam em desordens orgânicas.
Os desvios relativos ao conceito do normal estatístico, ou seja, aspectos desviantes do padrão apresentado pela maioria dos indivíduos e que são tidos como indesejáveis tanto pelo indivíduo como por seu meio social.
Os acontecimentos traumáticos relacionados a relações de aspectos profissionais e sociais, relações pessoais não consideradas.
Os acontecimentos da vida cotidiana que acarretam ruptura com a realidade e com a própria identidade.