Logo Passei Direto
Buscar
Entender que a surdez é uma deficiência, uma patologia e que esta precisa ser tratada e corrigida com terapias de fala é uma visão clínico-terapêutica da surdez. Por outro lado, na visão socioantropológica:
A) A surdez é tratada como um fato social que representa uma patologia social decorrente da ausência de recursos de acessibilidade, enfatizando assim, o desacordo estrutural de uma sociedade.
B) A surdez é vista como uma diferença, na qual os sujeitos surdos fazem parte de uma comunidade linguística e culturalmente diferente.
C) A surdez é vista como uma deficiência como a cegueira ou a paralisia, passível de tratamento, sendo necessário um acompanhamento que vai, desde o ambiente familiar até a escola
D) A pessoa surda é vista como um ser como qualquer outra, que necessita de direitos iguais, não sendo necessário adaptações, ou tecnologias assistivas, diferente de pessoas cegas.
E) A pessoa surda é deficiente, mas isto não interfere no desenvolvimento, uma vez que há somente a ausência de um dos sentidos, mas suas capacidades mentais permanecem as mesmas.
X B) A surdez é vista como uma diferença, na qual os sujeitos surdos fazem parte de uma comunidade linguística e culturalmente diferente.
User badge image
Estudando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Analisando as alternativas apresentadas sobre a visão socioantropológica da surdez: A) A surdez é tratada como um fato social que representa uma patologia social decorrente da ausência de recursos de acessibilidade, enfatizando assim, o desacordo estrutural de uma sociedade. - Essa opção foca na falta de acessibilidade, mas não aborda a questão da comunidade surda. B) A surdez é vista como uma diferença, na qual os sujeitos surdos fazem parte de uma comunidade linguística e culturalmente diferente. - Esta opção reflete a visão socioantropológica, que reconhece a surdez como uma diferença cultural e linguística, não apenas uma deficiência. C) A surdez é vista como uma deficiência como a cegueira ou a paralisia, passível de tratamento, sendo necessário um acompanhamento que vai, desde o ambiente familiar até a escola. - Essa opção se alinha mais à visão clínico-terapêutica, não à socioantropológica. D) A pessoa surda é vista como um ser como qualquer outra, que necessita de direitos iguais, não sendo necessário adaptações, ou tecnologias assistivas, diferente de pessoas cegas. - Essa opção é problemática, pois ignora a necessidade de adaptações e acessibilidade. E) A pessoa surda é deficiente, mas isto não interfere no desenvolvimento, uma vez que há somente a ausência de um dos sentidos, mas suas capacidades mentais permanecem as mesmas. - Essa opção minimiza a importância da surdez e não reflete a visão socioantropológica. Portanto, a alternativa correta que representa a visão socioantropológica da surdez é: B) A surdez é vista como uma diferença, na qual os sujeitos surdos fazem parte de uma comunidade linguística e culturalmente diferente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A visão socioantropológica da surdez considera a surdez como uma diferença, na qual os sujeitos surdos fazem parte de uma comunidade linguística e culturalmente diferente. Nessa perspectiva, a surdez não é vista como uma deficiência a ser corrigida, mas sim como uma identidade cultural e linguística a ser respeitada e valorizada. Portanto, a alternativa correta é: B) A surdez é vista como uma diferença, na qual os sujeitos surdos fazem parte de uma comunidade linguística e culturalmente diferente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na visão antropológica “a pessoa surda é aquela que por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso de uma Língua de Sinais”. Com relação a língua de sinais, marque a alternativa correta.
A) A língua de Sinais é reconhecida como língua da comunidade surda.
B) A língua de sinais é oral-auditiva.
C) A Língua de sinais é um tipo de linguagem.
D) A Língua de Sinais é aceita pela visão médica.
E) A Língua de sinais é universal.
X A) A língua de Sinais é reconhecida como língua da comunidade surda.
B) A língua de sinais é oral-auditiva.
C) A Língua de sinais é um tipo de linguagem.
D) A Língua de Sinais é aceita pela visão médica.
E) A Língua de sinais é universal.

Com relação a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa, coloque verdadeiro ou falso e marque a alternativa correta.
( ) A língua de Sinais é uma língua oral-auditiva.
( ) A língua Portuguesa é uma língua oral-auditiva.
( ) A língua de Sinais é visuo-gestual.
B) F – V – V.
X B) F – V – V.
C) F – F – V.
D) F – V – F.
E) V – F – F.

A surdez congênita tem diversas causas. Algumas delas são:
A) Fatores hereditários, meningite e caxumba.
B) Fatores hereditários, rubéola e traumatismo craniano.
C) Meningite, otite e traumatismo craniano.
D) Fatores genéticos, diabetes e convulsões.
E) Fatores genéticos, uso de drogas e diabetes da mãe.
X D) Fatores genéticos, diabetes e convulsões.

No Decreto 5.626/05, considera-se uma pessoa com deficiência auditiva
A) aquela com perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (db) ou mais, aferida por audiograma nas frequências 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.
B) aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais.
C) a pessoa que estuda em escola bilíngue.
D) aquela que por ter perda da audição faz leitura labial.
E) aquela que usa aparelho auditivo ou implante coclear.
X A) aquela com perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (db) ou mais, aferida por audiograma nas frequências 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.

(IF/AL- 2012) A língua de sinais é importante para os deficientes auditivos por uma série de motivos, entre os quais estão:
I- A inclusão do surdo em meio à sociedade.
II- A expressão de ideias e sentimentos.
III- possibilidade de expansão das relações interpessoais.
IV- Não auxílio na constituição do funcionamento cognitivo e afetivo.
X A) apenas os itens I, II e III estão corretos.
B) apenas o item IV está correto.
C) apenas os itens II e III estão corretos.
D) apenas os itens III e IV estão corretos.
E) apenas os itens I e II estão corretos.

Mais conteúdos dessa disciplina