Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir:
“Poder de polícia é a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado [...] a razão do poder de polícia é o interesse social e o seu fundamento está na supremacia geral que o Estado exerce em seu território sobre todas as pessoas, bens e atividades, supremacia que se revela nos mandamentos constitucionais e nas normas de ordem pública.”
Fonte: MEIRELLES, H. L. Direito administrativo brasileiro. 42. ed. São Paulo: Malheiros. 2016, p. 152
Assim, e considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre poderes administrativos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Uma das características do poder de polícia é a indelegabilidade.
II. ( ) O poder de polícia administrativo é equivalente ao poder da polícia judiciária.
III. ( ) Os danos causados pelo poder de polícia administrativo podem gerar indenização.
IV. ( ) O poder de polícia tem natureza discricionária, apesar de haverem exceções vinculativas.
V. ( ) O poder de polícia pode ser exercido por pessoas jurídicas de direito privado contratadas pela Administração.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

a) F, F, F, V, V.
b) F, V, V, F, V.
c) V, F, F, V, F.
User badge image
Praticando Para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre o poder de polícia: I. ( ) Uma das características do poder de polícia é a indelegabilidade. É verdadeira (V). O poder de polícia é, em regra, indelegável, ou seja, não pode ser transferido a terceiros, exceto em situações específicas previstas em lei. II. ( ) O poder de polícia administrativo é equivalente ao poder da polícia judiciária. É falsa (F). O poder de polícia administrativo e o poder da polícia judiciária são distintos. O primeiro se refere à capacidade da Administração Pública de regulamentar e restringir direitos em prol do interesse público, enquanto o segundo se refere à investigação e repressão de crimes. III. ( ) Os danos causados pelo poder de polícia administrativo podem gerar indenização. É verdadeira (V). Quando a atuação do poder de polícia causa danos a particulares, pode haver a obrigação de indenizar, conforme o princípio da responsabilidade civil do Estado. IV. ( ) O poder de polícia tem natureza discricionária, apesar de haverem exceções vinculativas. É verdadeira (V). O poder de polícia é, em sua maioria, discricionário, permitindo à Administração Pública decidir como e quando agir, embora existam situações em que a lei impõe ações vinculativas. V. ( ) O poder de polícia pode ser exercido por pessoas jurídicas de direito privado contratadas pela Administração. É falsa (F). O poder de polícia é uma prerrogativa da Administração Pública e não pode ser exercido por pessoas jurídicas de direito privado, mesmo que contratadas. Agora, organizando as respostas: I - V II - F III - V IV - V V - F Portanto, a sequência correta é: c) V, F, V, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa sobre o poder de polícia: I. ( ) Uma das características do poder de polícia é a indelegabilidade. Verdadeiro (V). O poder de polícia é indelegável, ou seja, não pode ser transferido a terceiros, sendo uma atribuição exclusiva da Administração Pública. II. ( ) O poder de polícia administrativo é equivalente ao poder da polícia judiciária. Falso (F). O poder de polícia administrativo não se confunde com o poder da polícia judiciária, que é responsável pela investigação de crimes. III. ( ) Os danos causados pelo poder de polícia administrativo podem gerar indenização. Verdadeiro (V). Caso o exercício do poder de polícia cause danos a terceiros de forma ilegítima, é possível que haja o dever de indenizar por parte da Administração. IV. ( ) O poder de polícia tem natureza discricionária, apesar de haverem exceções vinculativas. Verdadeiro (V). Em regra, o poder de polícia é discricionário, permitindo à Administração Pública avaliar a necessidade e a forma de sua atuação. No entanto, existem situações em que a atuação é vinculada, como em normas específicas. V. ( ) O poder de polícia pode ser exercido por pessoas jurídicas de direito privado contratadas pela Administração. Falso (F). O poder de polícia é uma prerrogativa da Administração Pública, não podendo ser exercido por pessoas jurídicas de direito privado, mesmo que contratadas pela Administração. Portanto, a sequência correta é: V, F, V, V, F. A alternativa que apresenta essa sequência é: c) V, F, V, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir:
“O conceito de ilegalidade ou ilegitimidade, para fins de anulação do ato administrativo, não se restringe somente à violação frontal da lei. Abrange não só a clara infringência do texto legal como, também, o abuso, por excesso ou desvio de poder, ou por relegação dos princípios gerais do Direito, especialmente os princípios do regime jurídico administrativo.”
Fonte: MEIRELLES, H. L. Direito administrativo brasileiro. 42. ed. São Paulo: Malheiros. 2016, p. 230
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre atos administrativos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Nos casos de boa-fé na investidura irregular, o servidor público que percebe salários deve devolvê-los
Porque:
II. Os atos por ele praticados serão considerados nulos de pleno direito com eficácia ex tunc.
A seguir, assinale a alternativa correta:

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c) A asserção I é uma proposição falsa, e II é proposição verdadeira.

Leia o trecho a seguir:
“O exame do ato administrativo revela nitidamente a existência de cinco requisitos necessários à sua formação, a saber: competência, finalidade, forma, motivo e objeto. Tais componentes, pode-se dizer, constituem a infraestrutura do ato administrativo, seja ele vinculado ou discricionário, simples ou complexo, de império ou de gestão.”
Fonte: MEIRELLES, H. L. Direito administrativo brasileiro. 42. ed. São Paulo: Malheiros. 2016. p. 175
Considerando essas informações e o conteúdo estudado atos administrativos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
.I. ( ) A competência é um requisito discricionário do ato administrativo, pois é dispensável, afinal, o agente é a própria corporificação da Administração.
II. ( ) O objeto do ato administrativo é a criação, modificação ou comprovação de situações jurídicas relativas as pessoas ou coisas sujeitas a Administração.
III. ( ) A forma do ato administrativo é considerado um requisito vinculado, pois o procedimento que instrumentaliza o ato deve ter previsão legal.
IV. ( ) O motivo é considerado um requisito vinculado, pois o servidor deve apontar o fundamento jurídico e a situação de fato que fundamentam o ato.
V. ( ) A finalidade é considerada um requisito vinculado, pois a objetivo do ato deve ser sempre a satisfação do interesse público.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

a) F, F, F, V, V.
b) F, V, V, F, V.
c) V, V, F, F, V.

Inale a alternativa que apresenta a sequência correta:

V, V, V, F, F.
V, F, F, V, F.
F, F, F, V, V.
Incorreta: V, V, F, F, V.
F, V, V, F, V.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os limites do poder de conceder serviços públicos a terceiros, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Entre os serviços insuscetíveis de concessão aos terceiros estão os classificados como uti universi. Porque: II. A natureza indivisível desses serviços torna inviável a cobranças de tarifas ou taxas aos usuários. A seguir, assinale a alternativa correta:

Incorreta: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre poderes administrativos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Apesar de serem dotados de normatividade, os regulamentos se caracterizam pela ausência de força vinculante Porque: II. O princípio da legalidade a que estão submetidos determina que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer senão em virtude de lei A seguir, assinale a alternativa correta:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Incorreta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I.
Resposta correta As asserções I e II são proposições falsas.

Uma vez expedido, o ato administrativo tende a permanecer no ordenamento jurídico até o surgimento de algo capaz de modificar esta situação. Em respeito ao atributo da presunção de legitimidade, o ato publicado, ilegal ou não, terá sua vigência determinada e será cumprido até que ocorra o seu desfazimento.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as hipóteses de extinção dos atos administrativos, analise as afirmativas a seguir.
I. O poder concedente pode delegar o poder de regulamentação a terceiros.
II. A reversão de bens sem previsão contratual dispensa o dever de indenizar.
III. A concessão de serviço público pode ser julgada em corte arbitral.
IV. O prazo do contrato de concessão de serviço público deve ser determinado.
Está correto apenas o que se afirma em:

a) II e III.
b) II e IV.
c) I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina