Logo Passei Direto
Buscar

19,6 kcal É proposto um mecanismo em duas etapas: Etapa 1: HBr + NO2 ⇌ HOBr + NO (lenta) Etapa 2: HBr + HOBr ⇌ H2O + Br2 (rápida) A lei de veloci...

19,6 kcal
É proposto um mecanismo em duas etapas:

Etapa 1: HBr + NO2 ⇌ HOBr + NO (lenta)
Etapa 2: HBr + HOBr ⇌ H2O + Br2 (rápida)

A lei de velocidade desta reação é:
a) v = k [HBr]2 [NO2]
b) v = k [HBr] [HOBr]
c) v = k [HBr]2 [NO2] [H0Br]
d) v = k [HBr]2 [NO2] [HOBr]2 [NO]
e) v = k [HBr] [NO2]
User badge image
Aprimorando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando o mecanismo proposto em duas etapas e considerando a lei de velocidade da reação, podemos identificar a etapa limitante, que é a etapa mais lenta e determina a velocidade da reação global. Na etapa 1, a formação de HOBr e NO é lenta, enquanto na etapa 2, a formação de H2O e Br2 é rápida. Como a etapa 1 é a mais lenta, é nela que devemos focar para determinar a lei de velocidade. Observando a etapa 1, temos a seguinte equação química balanceada: HBr + NO2 ⇌ HOBr + NO A partir dessa equação, podemos determinar a lei de velocidade, que é dada pela expressão: v = k [HBr]^x [NO2]^y Onde x e y são os expoentes da concentração de HBr e NO2, respectivamente. Analisando a etapa 1, podemos ver que a concentração de HOBr não está presente na equação, o que indica que sua presença não afeta a velocidade da reação. Portanto, a lei de velocidade para essa reação será: v = k [HBr]^1 [NO2]^1 v = k [HBr] [NO2] Assim, a alternativa correta é: e) v = k [HBr] [NO2]

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

06 (VUNESP-SP) Duas fitas idênticas de magnésio metálico são colocadas, separadamente, em dois recipientes. No primeiro recipiente adicionou-se solução aquosa de HCℓ e, no segundo, solução aquosa de CH3COOH, ambas de concentração 0,1 mol/L. Foram feitas as seguintes afirmacoes: I) As reações se completarão ao mesmo tempo nos dois recipientes, uma vez que os ácidos estão presentes na mesma concentração. II) O magnésio metálico é o agente oxidante nos dois casos. III) Um dos produtos formados em ambos os casos é o hidrogênio molecular. IV) As velocidades das reações serão afetadas se as fitas de magnésio forem substituídas por igual quantidade deste metal finamente dividido. São verdadeiras as afirmações:

a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) II, III e IV apenas.

08 (ITA-SP) Uma certa reação química é representada pela equação: 2 A(g) + 2 B(g) → C(g) onde A, B e C significam as espécies químicas que são colocadas para reagir. Verificou-se, experimentalmente, numa certa temperatura, que a velocidade desta reação quadruplica com a duplicação da concentração da espécie A, mas não depende das concentrações das espécies B e C. Assinale a opção que contém, respectivamente, a expressão correta da velocidade e o valor correto da ordem da reação.

a) v = k[A]2 [B]2 e 4.
b) v = k[A]2 [B]2 e 3.
c) v = k[A]2 [B]2 e 2.
d) v = k[A]2 e 4.
e) v = k[A]2 e 2.

11 (FUVEST-SP) O estudo cinético, em fase gasosa, da reação representada por NO2 + CO → CO2 + NO mostrou que a velocidade da reação não depende da concentração de CO, mas depende da concentração de NO2 elevada ao quadrado. Esse resultado permite afirmar que:

a) o CO atua como catalisador.
b) o CO é desnecessário para a conversão de NO2 em NO.
c) o NO2 atua como catalisador.
d) a reação deve ocorrer em mais de uma etapa.
e) a velocidade da reação dobra se a concentração inicial de NO2 for duplicada.

13 (PUC-MG) A seguir, estão representadas as etapas da reação: A velocidade da reação é determinada pela etapa:

a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V

Mais conteúdos dessa disciplina