Logo Passei Direto
Buscar
P E R GU N TA 8 Relacione as definições abaixo aos seus respectivos conceitos: I) Esta parte que estuda a interação que há entre as ações dos nervos e as funções ligadas à área psíquica é chamada de NEUROPSICOLOGIA. II) Este campo foca na capacidade cognitiva (conhecimento) do indivíduo, como o raciocínio, a memória e o aprendizado e é conhecido por NEUROCIÊNCIA COGNITIVA. III) Quem segue a linha da NEUROCIÊNCIA COMPORTAMENTAL procura estabelecer uma ligação entre o contato do organismo e seus fatores internos (emoções e pensamentos) ao comportamento visível, como a forma de falar, de se postar e até mesmos os gestos usados pela pessoa. IV) A NEUROANATOMIA é uma das partes mais complexas da neurociência, e tem por objetivo compreender toda a estrutura do sistema nervoso. Com isso, o estudioso precisa separar o cérebro, a coluna vertebral e os nervos periféricos externos para analisar cada item com muita cautela a fim de compreender a respectiva função de cada parte e nomeá-la. V) A NEUROFISIOLOGIA___ estuda as funções ligadas às várias áreas do sistema nervoso. A alternativa que responde corretamente à ordem das lacunas, de I a V, respectivamente, é: a . Neuropsicologia; Neurociência cognitiva; Neurociência comportamental; Neuroanatomia; Neurofisiologia. b. Neuropsicologia cognitiva; Neuropsicologia; Neurociência comportamental; Neuroanatomia; Neurofisiologia. c. Neuropsicologia cognitiva; Neuropsicologia; Neurociência comportamental; Neurofisiologia; Neuroanatomia. d. Neuropsicologia; Neurociência cognitiva; Neurociência comportamental; Neurofisiologia; Neuroanatomia. e. Neuropsicopedagogia; Neurociência cognitiva; Neurociência comportamental; Neurofisiologia; Neuroanatomia funcional.

a. Neuropsicologia; Neurociência cognitiva; Neurociência comportamental; Neuroanatomia; Neurofisiologia.
b. Neuropsicologia cognitiva; Neuropsicologia; Neurociência comportamental; Neuroanatomia; Neurofisiologia.
c. Neuropsicologia cognitiva; Neuropsicologia; Neurociência comportamental; Neurofisiologia; Neuroanatomia.
d. Neuropsicologia; Neurociência cognitiva; Neurociência comportamental; Neurofisiologia; Neuroanatomia.
e. Neuropsicopedagogia; Neurociência cognitiva; Neurociência comportamental; Neurofisiologia; Neuroanatomia funcional.
User badge image
Testando o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as definições apresentadas e relacionando-as aos seus respectivos conceitos, temos: I) Esta parte que estuda a interação que há entre as ações dos nervos e as funções ligadas à área psíquica é chamada de NEUROPSICOLOGIA. II) Este campo foca na capacidade cognitiva (conhecimento) do indivíduo, como o raciocínio, a memória e o aprendizado e é conhecido por NEUROCIÊNCIA COGNITIVA. III) Quem segue a linha da NEUROCIÊNCIA COMPORTAMENTAL procura estabelecer uma ligação entre o contato do organismo e seus fatores internos (emoções e pensamentos) ao comportamento visível, como a forma de falar, de se postar e até mesmos os gestos usados pela pessoa. IV) A NEUROANATOMIA é uma das partes mais complexas da neurociência, e tem por objetivo compreender toda a estrutura do sistema nervoso. Com isso, o estudioso precisa separar o cérebro, a coluna vertebral e os nervos periféricos externos para analisar cada item com muita cautela a fim de compreender a respectiva função de cada parte e nomeá-la. V) A NEUROFISIOLOGIA estuda as funções ligadas às várias áreas do sistema nervoso. Dessa forma, a alternativa que responde corretamente à ordem das lacunas, de I a V, respectivamente, é: a. Neuropsicologia; Neurociência cognitiva; Neurociência comportamental; Neuroanatomia; Neurofisiologia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

P E R GU N TA 1 A partir da metade do século XX, no Brasil, surgem novas teorias nas áreas da psicologia educacional, propondo que o conhecimento é construído em ambientes naturais de interação social, estruturados culturalmente. Os principais autores dessa teoria foram: a. Vygotsky e Luria. b. Piaget e Vygotsky. c. Luria e Piaget. d. Freire e Vygotsky. e. Freire e Luria.

a. Vygotsky e Luria.
b. Piaget e Vygotsky.
c. Luria e Piaget.
d. Freire e Vygotsky.
e. Freire e Luria.

P E R GU N TA 2 A motivação é necessária para aprender, os estudos comprovam que no cérebro existe um sistema dedicado à motivação e à recompensa. Assim quando o sujeito é afetado positivamente por algo, a região responsável pelos centros de prazer produz uma substância chamada dopamina. A ativação desses centros gera bem-estar, que mobiliza a atenção da pessoa e reforça o comportamento dela em relação ao objeto que a afetou. Assinale a alternativa correta. A motivação, para Ausubel: a. A motivação para a aprendizagem, para Ausubel, está no mesmo patamar da Motivação na Escala de Maslow. b. Para Ausubel a motivação para a aprendizagem vem a partir do momento em que o aluno vê reconhecido o seu esforço para aprender. c. De acordo Ausubel a motivação é um fator extrínseco à aprendizagem e só tem valor se encarado sob a ótica das neurociências. d. A motivação, para Ausubel, deve estar associada ao prazer, mais do que estar na situação de ensino ou mediação, ela pode fazer parte do próprio ato de aprender. e. De acordo com Ausubel, quando o estudante se encontra diante de um desafio para o qual não tem bases para resolver, somente a motivação o fará perceber e vencer o desafio.

a. A motivação para a aprendizagem, para Ausubel, está no mesmo patamar da Motivação na Escala de Maslow.
b. Para Ausubel a motivação para a aprendizagem vem a partir do momento em que o aluno vê reconhecido o seu esforço para aprender.
c. De acordo Ausubel a motivação é um fator extrínseco à aprendizagem e só tem valor se encarado sob a ótica das neurociências.
d. A motivação, para Ausubel, deve estar associada ao prazer, mais do que estar na situação de ensino ou mediação, ela pode fazer parte do próprio ato de aprender.
e. De acordo com Ausubel, quando o estudante se encontra diante de um desafio para o qual não tem bases para resolver, somente a motivação o fará perceber e vencer o desafio.

P E R GU N TA 6 Leia as sentenças abaixo e responda de acordo com o que for correto. I) De acordo com Vygotsky, a cognição tem origem na motivação. Mas ela não brota espontaneamente, como se existissem algumas crianças com vontade e naturalmente motivadas e outras não. Isso ocorre porque: II) O impulso para agir em direção a algo é também culturalmente modulado, isto significa que o sujeito aprende a direcioná-lo para aquilo que quer, como estudar, por exemplo. a . A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa. b. A assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira. c. As duas assertivas são falsas. d. As duas assertivas são verdadeiras, mas a assertiva II não é consequência de I. e. As duas assertivas são verdadeiras e a assertiva II é consequência de I.

a. A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa.
b. A assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira.
c. As duas assertivas são falsas.
d. As duas assertivas são verdadeiras, mas a assertiva II não é consequência de I.
e. As duas assertivas são verdadeiras e a assertiva II é consequência de I.

P E R GU N TA 7 Assinale a alternativa correta: A memória é um dos processos cognitivos essenciais nos diversos ciclos do desenvolvimento humano e: a . está relacionada à aquisição, formação e conservação de informações que são obtidas no cotidiano. b. o armazenamento de informações é a última etapa no processo de memorização. c. a não conservação de informações na pessoa com diagnóstico de Alzheimer está relacionada com falha na comunicação e recepção de informações. d. a memorização de informações na criança não passa por todas as etapas como no caso do adolescente e do adulto. e. o hipocampo é responsável pela recepção e seleção das informações que passarão pelo processo de memorização de curto prazo.

a. está relacionada à aquisição, formação e conservação de informações que são obtidas no cotidiano.
b. o armazenamento de informações é a última etapa no processo de memorização.
c. a não conservação de informações na pessoa com diagnóstico de Alzheimer está relacionada com falha na comunicação e recepção de informações.
d. a memorização de informações na criança não passa por todas as etapas como no caso do adolescente e do adulto.
e. o hipocampo é responsável pela recepção e seleção das informações que passarão pelo processo de memorização de curto prazo.

Mais conteúdos dessa disciplina