Logo Passei Direto
Buscar
A expansão capitalista no século XIX ficou conhecida como imperialismo, e o domínio dos países europeus sobre a África e a Ásia foi denominado neocolonialismo. Sobre o resultado da junção desses dois fenômenos – o imperialismo e o colonialismo – na África e na Ásia, é correto afirmar que:

a) A maior beneficiária de todo o domínio imperialista e do neocolonialismo na Ásia e África foi a classe operária, em face do pleno emprego da indústria.
b) O novo colonialismo foi uma forma de garantir o processo de independência semelhante ao que acontecia na América na mesma época.
c) O imperialismo e o neocolonialismo ajudaram os povos africanos e asiáticos a saírem de seu atraso secular, possibilitando-lhes o acesso ao progresso.
d) A segunda Revolução Industrial, o capitalismo monopolista e os ideais de progresso estão associados ao imperialismo, ao neocolonialismo e ao completo domínio dos Estados Unidos, no final do século XIX.
e) Através do imperialismo e do neocolonialismo, as elites econômicas e políticas inglesas construíram a imagem de que eram o modelo de cultura e civilização a ser imitado em todo o mundo.
User badge image
Praticando Para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a correta: a) A maior beneficiária de todo o domínio imperialista e do neocolonialismo na Ásia e África foi a classe operária, em face do pleno emprego da indústria. - Essa afirmação não é verdadeira, pois a classe operária nos países colonizados não foi a principal beneficiária do imperialismo. b) O novo colonialismo foi uma forma de garantir o processo de independência semelhante ao que acontecia na América na mesma época. - Essa afirmação é incorreta, pois o neocolonialismo não garantiu independência, mas sim perpetuou a dominação. c) O imperialismo e o neocolonialismo ajudaram os povos africanos e asiáticos a saírem de seu atraso secular, possibilitando-lhes o acesso ao progresso. - Essa afirmação é uma visão eurocêntrica e não reflete a realidade, já que o imperialismo geralmente resultou em exploração e opressão. d) A segunda Revolução Industrial, o capitalismo monopolista e os ideais de progresso estão associados ao imperialismo, ao neocolonialismo e ao completo domínio dos Estados Unidos, no final do século XIX. - Essa afirmação é verdadeira, pois realmente há uma conexão entre esses fenômenos. e) Através do imperialismo e do neocolonialismo, as elites econômicas e políticas inglesas construíram a imagem de que eram o modelo de cultura e civilização a ser imitado em todo o mundo. - Essa afirmação também é verdadeira, pois as elites coloniais frequentemente promoviam essa ideia. Após a análise, a alternativa que melhor reflete a relação entre imperialismo, neocolonialismo e os contextos da época é a d) A segunda Revolução Industrial, o capitalismo monopolista e os ideais de progresso estão associados ao imperialismo, ao neocolonialismo e ao completo domínio dos Estados Unidos, no final do século XIX.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas: a) A maior beneficiária de todo o domínio imperialista e do neocolonialismo na Ásia e África foi a classe operária, em face do pleno emprego da indústria. - Esta afirmação não condiz com a realidade, pois a exploração imperialista e neocolonialista não beneficiaram a classe operária, mas sim as potências colonizadoras e suas elites. b) O novo colonialismo foi uma forma de garantir o processo de independência semelhante ao que acontecia na América na mesma época. - O neocolonialismo não visava garantir a independência dos territórios colonizados, mas sim manter o controle e a exploração econômica por parte das potências colonizadoras. c) O imperialismo e o neocolonialismo ajudaram os povos africanos e asiáticos a saírem de seu atraso secular, possibilitando-lhes o acesso ao progresso. - Essa afirmação é incorreta, pois o imperialismo e o neocolonialismo exploraram e subjugaram os povos africanos e asiáticos, impedindo seu desenvolvimento autônomo. d) A segunda Revolução Industrial, o capitalismo monopolista e os ideais de progresso estão associados ao imperialismo, ao neocolonialismo e ao completo domínio dos Estados Unidos, no final do século XIX. - Esta alternativa mistura conceitos e períodos históricos diferentes, não sendo correta em relação à questão. e) Através do imperialismo e do neocolonialismo, as elites econômicas e políticas inglesas construíram a imagem de que eram o modelo de cultura e civilização a ser imitado em todo o mundo. - Esta afirmação está mais alinhada com a realidade histórica, pois as potências colonizadoras buscavam impor sua cultura e civilização como superiores, justificando assim a exploração e dominação. Portanto, a alternativa correta é: e) Através do imperialismo e do neocolonialismo, as elites econômicas e políticas inglesas construíram a imagem de que eram o modelo de cultura e civilização a ser imitado em todo o mundo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Abaixo segue o trecho de uma entrevista com a psicanalista francesa Elizabeth Rudinesco. Qual foi a sua motivação para escrever uma nova biografia de Freud? Elisabeth Roudinesco: Era importante que houvesse uma biografia em língua francesa. E eu queria mostrar Freud sob uma outra luz. Focalizei muito a questão de Viena, recolocando Freud no contexto vienense do final do século. A ideia era mostrar um Freud dividido entre o racional e o irracional. Suas errâncias, conflitos, inclusive na sua vida cotidiana, que foi muito importante. […] Eu também queria fazer esta síntese: Freud e as mulheres, Freud e o político diante do Nazismo, Freud no contexto vienense, na Belle Époque, Freud do final de século 19, com toda genealogia familiar, e a obra dele em seu desenvolvimento histórico. (Por Robson Viturino, em Fronteiras do Pensamento, publicado em 26 de setembro de 2016) Rudinesco destaca que, na biografia que pretende escrever sobre Freud, quer dar evidência ao período em que o fundador da Psicanálise esteve entre o “racional e o irracional”, no clima da Viena da “Belle Époque”. Podemos afirmar que esse período:

a) foi importante para Freud, pois representou sua saída de Viena para morar nos Estados Unidos.
b) foi irrelevante para Freud, já que a psicanálise só serviu para compreender as sociedades primitivas.
c) não teve impacto decisivo para a teoria psicanalítica.
d) representou o declínio das ciências sociais e psicológicas e, com elas, da psicanálise.
e) representou o paradoxo da relação entre progresso material e preparação para a guerra total.

Mais conteúdos dessa disciplina