Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
No que se refere ao êxodo rural no Brasil é CORRETA a afirmativa:

a) em 1960, mais da metade da população brasileira vivia na zona urbana.
b) o maior fluxo migratório do campo para a cidade se deu durante o modelo agroexportador.
c) o processo de industrialização por substituição de importação evidenciou a ocorrência de uma forte migração do campo para a cidade.
d) o principal fluxo migratório que caracterizou a economia brasileira durante o século XIX foi o chamado êxodo rural.
e) o êxodo rural no Brasil foi uma consequência direta da Lei de Terra de 1840.
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as afirmativas sobre o êxodo rural no Brasil: a) Em 1960, mais da metade da população brasileira vivia na zona urbana - Esta afirmativa está correta, pois a urbanização no Brasil começou a se intensificar a partir da metade do século XX. b) O maior fluxo migratório do campo para a cidade se deu durante o modelo agroexportador - Durante o modelo agroexportador, houve uma concentração de riquezas nas áreas rurais, o que não incentivava fortemente a migração para as cidades. Portanto, essa afirmativa está incorreta. c) O processo de industrialização por substituição de importação evidenciou a ocorrência de uma forte migração do campo para a cidade - Durante a industrialização por substituição de importações, houve sim um aumento da migração do campo para a cidade devido à busca de empregos nas indústrias. Portanto, essa afirmativa está correta. d) O principal fluxo migratório que caracterizou a economia brasileira durante o século XIX foi o chamado êxodo rural - Durante o século XIX, o Brasil ainda era majoritariamente rural, e o movimento migratório predominante era do litoral para o interior, em busca de terras para exploração. Portanto, essa afirmativa está incorreta. e) O êxodo rural no Brasil foi uma consequência direta da Lei de Terra de 1840 - A Lei de Terras de 1850 estabeleceu normas para a aquisição de terras devolutas, mas não foi a principal causa do êxodo rural no Brasil. Portanto, essa afirmativa está incorreta. Assim, a afirmativa correta é: a) em 1960, mais da metade da população brasileira vivia na zona urbana.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), os imóveis rurais brasileiros possuem classificações com base em suas dimensões e tipo de uso. Assim sendo, assinale a opção que faz menção correta ao tipo de imóvel rural descrito.

a) MÓDULO RURAL - área insuficiente para garantir ao trabalhador do campo um máximo de rendimento, de tal forma que não lhe garanta sobrevivência e progresso econômico e social.
b) LATIFÚNDIO POR DIMENSÃO – utilizado exclusivamente para fins especulativos, corresponde aos imóveis de grandes extensões, cuja produção atende necessariamente o mercado interno.
c) EMPRESA RURAL - propriedade explorada racionalmente, que domina junto às propriedades médias, as quais obedecem aos padrões capitalistas de produção.
d) LATIFÚNDIO POR EXPLORAÇÃO - imóvel onde a exploração econômica ocorre de forma intensa e racional, o qual utiliza técnicas aprimoradas de cultivo, cuja produção se volta para o exterior.
e) MINIFUNDIO - pequena extensão de terra, onde tanto a produção quanto a produtividade superam a média nacional, em virtude dos fortes subsídios recebidos do poder público.

Sobre os movimentos sociais e o espaço agrário no Brasil, pode-se dizer que:
a) o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra é o movimento social de luta pela terra mais organizado e articulado no território.
b) a União Democrática Ruralista tem como um de seus princípios fundamentais a defesa de uma ampla reforma agrária.
c) o movimento indígena tem feito uma grande mobilização nacional contra a construção de hidrelétricas e demarcação de terras.
d) o movimento dos seringueiros foi criado para reivindicar que as terras dos antigos seringais fossem disponibilizadas para criação de gado.
e) o movimento dos camponeses está negociando com o Estado a liberação da grilagem de terras no Centro-Oeste.

Se as cidades se modificaram, no campo a realidade também é outra. Parte da agropecuária brasileira está integrada ao meio técnico-científico-informacional e ao processo de desconcentração da produção. Nos últimos anos, em diversas regiões do país, se constituíram cinturões de gêneros agropecuários, com uso intensivo de novas tecnologias.

a) O uso intensivo de novas tecnologias contribuiu para ampliar a oferta de trabalho no campo, fato que provocou a desaceleração do êxodo rural, na última década.
b) A implantação de novas fronteiras agrícolas democratizou a estrutura fundiária do país.
c) A mecanização da agricultura subordinou o campo à cidade.
d) O sistema agrícola mais utilizado, após a mecanização do campo, é o de jardinagem.
e) O conhecimento técnico-científico utilizado no campo possibilitou que todas as regiões brasileiras saíssem da estagnação econômica e obtivessem superproduções agrícolas.

Mais conteúdos dessa disciplina