Logo Passei Direto
Buscar
O terror e a propaganda foram dois lados complementares do regime stalinista. Contudo, muitos historiadores afirmam que eles não são suficientes para explicar o grau de aprovação conseguido por este regime tanto dentro como fora da União Soviética. O apoio político dado a Stálin dentro da URSS também é explicado pela:
a) eclosão da segunda revolução russa, que modificou as bases ideológicas do bolchevismo e excluiu lideranças como a de Trótski.
b) manipulação estatal do nacionalismo, que possibilitou a mobilização popular e revitalizou o caráter messiânico da cultura russa.
c) entrada de capitais estrangeiros após a Segunda Guerra Mundial, que facilitou a retomada da industrialização e permitiu a diminuição do desemprego.
d) introdução da Nova Política Econômica, que permitiu a manutenção da pequena propriedade privada e assegurou a permanência da aliança operário-camponesa.
e) promoção do livre mercado e da liberdade de expressão.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as opções apresentadas: a) eclosão da segunda revolução russa, que modificou as bases ideológicas do bolchevismo e excluiu lideranças como a de Trótski - A segunda revolução russa não ocorreu e Trótski foi excluído do poder antes do período stalinista. b) manipulação estatal do nacionalismo, que possibilitou a mobilização popular e revitalizou o caráter messiânico da cultura russa - O nacionalismo foi de fato utilizado por Stálin, mas não é o principal motivo para a aprovação do regime. c) entrada de capitais estrangeiros após a Segunda Guerra Mundial, que facilitou a retomada da industrialização e permitiu a diminuição do desemprego - Após a Segunda Guerra Mundial, a URSS não recebeu grandes quantidades de capitais estrangeiros. d) introdução da Nova Política Econômica, que permitiu a manutenção da pequena propriedade privada e assegurou a permanência da aliança operário-camponesa - A Nova Política Econômica foi implementada por Lênin e não por Stálin. e) promoção do livre mercado e da liberdade de expressão - Stálin não promoveu o livre mercado nem a liberdade de expressão. Portanto, a opção que melhor explica o apoio político dado a Stálin dentro da URSS é: b) manipulação estatal do nacionalismo, que possibilitou a mobilização popular e revitalizou o caráter messiânico da cultura russa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando-se em conjunto a Revolução de 1905 na Rússia, quanto às suas características e resultados principais, pode-se afirmar que, do ponto de vista das origens de 1917, sua maior importância foi:
a) Possibilitar a instalação de uma Monarquia Constitucional, dando liberdade aos partidos políticos.
b) Conceder autonomia às várias nacionalidades do Império Russo, além de revelar o acerto dos populistas.
c) Permitir a eleição da Duma e completar a abolição da servidão beneficiando milhões de camponeses.
d) Suscitar o aparecimento dos sovietes, demonstrar o peso decisivo do problema agrário e revelar a fraqueza da burguesia.
e) Abrir caminho ao desenvolvimento capitalista, assim como à reforma agrária, pela eliminação dos partidos revolucionários.

Sobre as medidas de implantação dos planos quinquenais na Rússia, analise as afirmativas:
I. Houve o desenvolvimento da indústria de base, em detrimento da indústria leve, de bens de consumo.
II. Implantou‐se a coletivização forçada da agricultura.
III. Os Kulaks, médios camponeses, mantiveram a propriedade privada no campo e o controle da produção.
IV. Decretou‐se a saída da Rússia da I Guerra Mundial através do tratado de Brest‐Litovski.
a) I, II, III e IV.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) III, apenas.

Para o autor, o raciocínio dos companheiros de Lenine não se ajustava à realidade:
a) porque Stalin não tinha pretensão de prosseguir com o comunismo na URSS.
b) porque o proletariado não tinha uma ideologia, mas sim um programa de ação revolucionária ininterrupto rumo à perfeita sociedade comunista.
c) porque Stalin abriu as portas da URSS ao capitalismo e ao livre mercado.
d) porque não havia, nas ideias de Lenin, nenhuma perspectiva política que aprovasse o uso da violência.
e) porque a ideologia que Lenin desenvolveu, a partir das ideias de Marx, fez com que seus companheiros, mesmo estando a caminho da morte ordenada por Stalin, ainda acreditassem que aquilo acontecia em nome do proletariado.

Após a guerra civil, a situação da Rússia não poderia ficar pior e a crise generalizada fez com que Lênin adotasse a NEP (Nova Política Econômica), que tinha o objetivo de reconstruir a economia. Dentre as medidas adotadas por Lênin, é correto afirmar que a NEP:
a) estatizou todas as empresas, e a agricultura foi coletivizada.
b) autorizou a presença de um setor privado que atuaria no comércio varejista.
c) priorizou a indústria pesada, sendo o caminho mais rápido para tornar a URSS uma potência.
d) construiu os Gúlags, sistema de campos de trabalho com proposta inicial de educarem a burguesia pela pedagogia do trabalho.
e) nenhuma das alternativas acima.

Mais conteúdos dessa disciplina